Materiais gratuitos
Início » Blog » Como fazer um relatório eficiente: passo a passo

Como fazer um relatório eficiente: passo a passo

Um relatório eficiente é uma ferramenta essencial para comunicar informações relevantes de maneira clara. Por isso, saber como fazer um relatório pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto, além de auxiliar de maneira eficiente na tomada de decisões embasadas. Neste conteúdo, apresentaremos um guia prático com o passo a passo necessário para […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Como fazer um relatório eficiente: passo a passo

Um relatório eficiente é uma ferramenta essencial para comunicar informações relevantes de maneira clara. Por isso, saber como fazer um relatório pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto, além de auxiliar de maneira eficiente na tomada de decisões embasadas.

Neste conteúdo, apresentaremos um guia prático com o passo a passo necessário para que você consiga criar excelentes relatórios profissionais. Embora cada tipo de documento possa exigir abordagens específicas, as instruções apresentadas ao longo deste artigo servem como base para criar relatórios eficientes em diferentes contextos. 

Confira a seguir:

  • O que é e qual a importância de um relatório;
  • Passo a passo de como fazer um relatório;
  • Facilite o processo.

O que é e qual a importância de um relatório gerencial

Muitos gestores possuem dificuldades em compreender como fazer um relatório gerencial eficaz, muitas vezes por falta de compreensão do tema e/ou pela ausência das ferramentas necessárias para facilitar o processo.

Um relatório gerencial é um documento que apresenta informações relevantes sobre desempenho, resultados e pontos estratégicos dos setores de uma empresa e/ou da organização como um todo. Ele fornece uma visão ampla e detalhada sobre o estado atual da empresa, permitindo uma análise aprofundada de indicadores-chave e dados relevantes. 

Assim, após compreender o que, de fato, é um relatório gerencial, é possível perceber que a principal importância de saber como fazer um relatório está em conseguir instruir os gestores a tomar decisões embasadas a partir das informações compiladas e analisadas.

Além disso, um relatório gerencial bem-feito permite identificar tendências, padrões e áreas que necessitam de melhorias. Pois ele auxilia na mensuração de desempenho e resultados de diferentes áreas, equipes e projetos, permitindo maior acompanhamento de metas e definição de ajustes necessários. O que viabiliza que os gestores implementem estratégias mais inteligentes e assertivas

Passo a passo de como fazer um relatório

Agora que você já sabe o que é e qual a importância da elaboração de um relatório gerencial para a saúde do seu negócio, chegou o momento de aprender o passo a passo de como fazer um relatório eficiente.

Siga as instruções abaixo e garanta o sucesso na elaboração da sua apresentação gerencial:

1. Defina os objetivos e o público-alvo

Primeiramente, é fundamental ter clareza sobre os objetivos que você pretende alcançar ao elaborar esse documento. Questione-se: qual a finalidade desse relatório? Quais informações são relevantes e quais são essenciais para o contexto em questão? Definir objetivos claros ajudará a direcionar o foco do relatório e garantir que ele seja efetivo na comunicação das informações desejadas.

Para além, é importante identificar o público-alvo do documento. Quais vão ser os destinatários? Gestores, colaboradores, investidores, clientes ou outros stakeholders? Compreender o perfil e as necessidades do público-alvo permitirá adaptar o conteúdo, a linguagem e o formato do relatório de acordo com as expectativas e interesses dos receptores.

2. Colete os dados necessários e organize as informações

Outro ponto importante no processo de como fazer um relatório é a necessidade de dispor de todos os dados relevantes e organizá-los de forma coerente e estruturada. Essa pode ser uma etapa complicada para alguns profissionais, por isso o uso de ferramentas de gestão como o GestãoClick pode ser extremamente útil. 

O nosso software possui um emissor de relatórios que simplifica todo esse processo. Contudo, mesmo com a automatização na criação de relatórios, é importante que você organize os elementos cruciais. Nesse ponto, o ERP também pode ser um facilitador, já que ele compila dados e centraliza todas as informações necessárias em um único sistema.

Em outras palavras, com a ajuda do GestãoClick, você poderá organizar e apresentar as informações cruciais de maneira compreensível e estruturada, contribuindo para uma análise mais eficiente e embasada

O uso do sistema facilita todo o processo de elaboração de diagnóticos, desde a coleta dos dados até a apresentação dos resultados, tornando-o mais ágil, preciso e produtivo.

3. Inclua elementos visuais para facilitar a compreensão

Assim como na maioria dos documentos gerenciais, inserir imagens, diagramas, gráficos, infográficos e tabelas é uma poderosa ferramenta para facilitar a compreensão das informações. Esses recursos visuais ajudam a transmitir informações complexas de forma mais simples e compreensível.

O GestãoClick possibilita que você crie gráficos personalizados, infográficos claros e tabelas bem estruturadas para tornar a apresentação de dados mais atrativa e esclarecedora. 

Essa funcionalidade do nosso ERP é uma grande facilitadora na elaboração de relatórios gerenciais eficazes, o que proporciona uma visão mais abrangente e descomplicada dos resultados e estratégias apresentados.

4. Revise e apresente/envie o relatório

Após a emissão do relatório, é essencial revisar as informações para garantir que os dados compilados estejam de acordo com a ideia que você deseja passar. Confira se os números estão atualizados e, caso não estejam, altere-os no software.

Para facilitar essa etapa, o nosso ERP possui recursos de edição e revisão que auxiliam na correção de erros e na inserção de demais melhorias no parecer técnico. Ou seja, você pode fazer ajustes, comentários e anotações diretamente no documento, tornando esse processo final mais prático e potente. Porém, também é importante realizar a atualização de dados nos módulos correspondentes do próprio sistema.

Tipos de relatórios emitidos pelo GestãoClick

Você já aprendeu o passo a passo de como fazer um relatório e pôde perceber a importância do GestãoClick como simplificador dessa demanda, certo? Bom, a partir desse momento, vamos explorar rapidamente alguns dos diferentes tipos de relatórios que podem ser emitidos por meio do nosso sistema.

Relatórios de cadastro

Nesse módulo, o GestãoClick oferece a funcionalidade de emitir relatórios específicos para cada tipo de cadastro presente no sistema. É possível gerar documentos detalhados dos cadastros de clientes, fornecedores, transportadoras, colaboradores, produtos, entre outros.

Dessa maneira, esse tipo de relatório fornece informações completas sobre cada cadastro, contendo nome, endereço, contato, histórico de ações, informações tributárias e demais detalhes pertinentes.

Relatórios de vendas

Essa seção permite a emissão de relatórios de vendas, orçamentos, comissões, produtos mais vendidos, clientes que mais compram etc. Em resumo, tudo relativo à área de vendas. Além disso, ele fornece informações detalhadas sobre cada item, como desempenho, valores e volume de vendas.

Relatórios de estoque

Nessa subdivisão, você consegue acompanhar cotações, compras, quantidade de produtos em estoque, movimentações de entrada e saída e muito mais. Tudo isso por meio de relatórios completos, com descrições minuciosas e dados precisos. 

Esse tipo de relatório permite controle ativo e eficiente do estoque, além de facilitar o gerenciamento de compras e de reposições. 

Relatórios financeiros

Esse módulo possibilita a realização do relatório das contas a pagar e a receber, DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), centro de custos, comissão de vendedores, extratos, controle de cheques, entre outros.

Com ele, é possível visualizar de forma nítida a situação financeira da empresa, auxiliando na identificação de pontos positivos e áreas de melhoria. Além de auxiliar no acompanhamento das obrigações financeiras da empresa, identificando prazos a cumprir e pendências a serem resolvidas.

Agora que você conhece os tipos de relatórios que o GestãoClick oferece, aproveite a oportunidade de testar todas as funcionalidades do sistema gratuitamente por 10 dias. Experimente a facilidade de gerar relatórios precisos, acompanhar a saúde financeira da sua empresa, controlar os cadastros de forma organizada e muito mais.

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
2 Comentários
  1. Respostas Avatar
    Rocelanne ferreira de Oliveira 21 de agosto de 2023 as 21:50

    OTIMAS INFORMAÇOÊS

    • Oi, Rocelanne. Tudo bem?

      Que feedback maravilhoso! 🥰
      Estamos sempre em busca de conteúdos úteis para atender e ajudar vocês. Ficamos muito felizes em saber que o nosso artigo te ajudou!

      Conta com a gente e fique de olho nos posts do Blog da GestãoClick! 🤝
      Um abraço!

Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo