Como Receber Pagamento Online?


Como receber pagamento online na hora?

Em tempos de crise, especialmente agora com os problemas gerados pelo Coronavírus, quarentena, etc., os e-commerces tiveram um crescimento representativo, ou seja, as vendas online só aumentaram

Neste cenário, que tende a se estender por um bom tempo, mesmo no pós-crise, é preciso pensar nas melhores meios de pagamento online para disponibilizar em sua loja virtual. 

Também chamados de intermediadores de pagamento, estas ferramentas sistêmicas são fundamentais para garantir a venda e o respectivo pagamento com total segurança, para ambos os lados.

O comércio eletrônico vem revolucionando o mercado, apresentando-se em plena ascensão. Neste artigo, vamos falar mais sobre estes intermediadores de pagamento online, os mecanismos de otimização da gestão destes vencimentos, dicas e outras orientações importantes. Confira.

Aprofunde seu conhecimento --> Como escolher a melhor opção de Intermediador de Pagamentos?


Como receber pagamento online?


A primeira coisa que você precisa pensar, ao se decidir por esta ou aquela plataforma de intermediação de pagamentos, é em como diversificar as modalidades em que estes mesmos pagamentos serão feitos.

É consenso que, quanto mais opções houverem, melhor será a percepção do cliente ao fechar o negócio e concretizar a compra, e melhor será também os seus resultados, pois haverá menos cancelamentos ou desistências na hora de finalizar o carrinho.

As formas mais comuns para receber pagamento online são os cartões de crédito, boleto bancário à vista, débito em conta e ainda existe a possibilidade de boletos bancários parcelados. Pensando pelo lado do cliente, a possibilidade de ele desistir da compra, com tantas opções de pagamento, é bem pequena.

De qualquer maneira, você irá precisar contar com alguma instituição financeira que possa fazer esta mediação de pagamentos entre a sua loja virtual e o cliente na outra ponta. Será inclusive esta instituição que ficará responsável por possíveis cobranças, inadimplências, etc.

Saiba mais --> ERP Integrado com loja virtual: quais as vantagens para a sua empresa?

 

Receber pagamento online na hora

O que todo comerciante e/ou empreendedor que tenha uma loja virtual quer é vender e, principalmente, receber o pagamento online na hora. No entanto, este tipo de recebimento é pouco provável de acontecer. O ideal é que, primeiro, você conheça bem as vantagens e desvantagens de cada forma de pagamento e recebimento.

A partir deste ponto, será mais fácil negociar prazos e recebimentos junto à instituição escolhida como intermediadora de pagamentos. É certo também que o “melhor intermediador” será aquele que melhor se adeque às necessidades e características do seu negócio, de sua empresa.

Aqui podemos considerar o perfil de seus clientes consumidores, o tipo e valor dos produtos ou serviços que você vende bem como projeções de lucro da sua empresa.

Então, confira abaixo as principais vantagens e desvantagens de cada tipo de cobrança conseguindo, desta forma, optar pela melhor solução para o seu tipo de negócio:


Como receber por Boletos

Pode-se dizer que esta é uma das formas de pagamento que os clientes mais aprovam. É simples e seguro receber por boletos, além de poder ser emitido diretamente na loja online, através do seu intermediador de pagamento, ou enviando o boleto por e-mail para os seus clientes.


Vantagens do Boleto:

• Diversificação nos locais de pagamento: bancos, caixa eletrônico, internet banking e até em farmácias ou casas lotéricas;

• Custo e taxas geralmente são menores que as cobradas pelas operadoras de cartões de crédito;

• Possibilidade de acrescentar juros, multas ou mesmo descontos;

• Aumenta a conversão de vendas online de sua loja virtual.

 

Desvantagens do Boleto:

• Risco de inadimplência ou desistência da compra, o que pode afetar negativamente projeções feitas pela empresa;

• Prazo maior para a confirmação do pagamento (geralmente 3 dias);

• Prazo maior para o recebimento.

 

Como receber pelo Mercado Pago Online

O Mercado Pago é também uma das formas mais seguras e eficientes de pagamentos e recebimentos. Além disso, a ferramenta integra-se totalmente à sua plataforma de negócio, facilitando o uso e adequação.

Com a ferramenta, o consumidor poderá realizar suas compras e pagar através de boletos ou cartões de crédito (com possibilidade de parcelamento) ou débito, direto na conta corrente. O cadastro e intermediação é muito fácil de ser feita. Veja como receber pelo Mercado Pago Online:


1) Acesse o site do Mercado Pago e crie a sua conta. (Se você já tiver uma conta no Mercado Livre, pode usar o mesmo login).

2) Escolha a melhor opção para os seus pagamentos. O Mercado Pago conta com várias possibilidades como botão para pagamento, pagamentos diretamente em sua loja virtual, módulos de pagamento para o seu site e ainda há a possibilidade de utilizar a própria plataforma do Mercado Pago. 

3) É só começar a vender. O Mercado Pago ainda se integra totalmente com o Mercado Livre e também comercializa maquininhas de débito/crédito. Saiba mais no site do Mercado Pago.

 

Vantagens do Mercado Pago:

• Alta tecnologia e integração total com a plataforma da empresa;

• Total disponibilidade e várias opções de pagamento para o cliente;

• Confiabilidade e segurança na plataforma própria.

 

Desvantagens do Mercado Pago:

• Limitação diária para saques, transferências e compras. Mesmo com o dinheiro em conta, pode não ser possível movimentá-lo no dia;

• Algumas taxas não são negociáveis, encarecendo o produto ou serviço.


Conheça a Integração GestãoClick + Mercado Pago. Mais automação para seus processos!

 

Como Receber Pagamento Cartão de crédito Online

É uma das modalidades mais comuns e uma das mais utilizadas também. Os cartões de crédito facilitam a compra e os pagamentos e ainda disponibilizam possibilidades de parcelamentos, muitas vezes sem juros algum. 

Além disso, têm a preferência de muitos usuários, que se sentem mais à vontade pagando com o seu cartão de crédito, fora a praticidade, pois muitas plataformas de intermediação de pagamentos armazenam os dados principais do cartão. Aí fica mais fácil: é só selecionar o cartão já armazenado e finalizar a compra.

Receber pagamento cartão de crédito online tendem a ser mais rápidos, apesar da grande variação de taxas frente às operadoras de cartão de crédito. Outro ponto importante é garantir o maior número de bandeiras de cartão usadas no Brasil, o que viabiliza ainda mais a concretização da compra.

 

Vantagens do Cartão de Crédito:

• Parcelamento de compras;

• Menor risco de inadimplência;

• Menor risco de desistência da compra;

• Compensações automáticas dos pagamentos.

 

Desvantagens do Cartão de Crédito:

• É necessário negociar taxas, pois estas podem ser mais altas;

• Risco de chargeback (compra não aprovada);

• Os recebimentos podem, em alguns casos, demorar até 30 dias.


É importante também lembrar que, além do intermediador de pagamentos, você e sua empresa precisarão de uma eficiente gestão destes vencimentos e a melhor forma de conseguir isto é através de um software de gestão empresarial, como o do GestãoClick, por exemplo, que vai conseguir otimizar e automatizar todos estes controles.

Desta forma, a vida financeira e fiscal de sua empresa estará sempre em dia, principalmente no caso das pequenas e médias.