Por que utilizar pagamentos recorrentes
A implementação de pagamentos recorrentes ajuda a automatizar as operações financeiras e traz benefícios para a empresa. Separamos alguns motivos para seu negócio aderir a essa estratégia de monetização.
Automatiza cobranças
Um dos principais benefícios de aderir aos pagamentos recorrentes é a automação: seu consumidor é cobrado automaticamente todos os meses, o que além de otimizar a atividades do setor financeiro, também ajuda a reduzir a inadimplência.
Retém clientes
Adotar essa estratégia também ajuda a reter consumidores fiéis, visto que a cobrança automatizada traz mais conveniência ao cliente. A dica é desenvolver planos flexíveis, para que diferentes perfis de clientes possam aderir à assinatura.
Aumenta o faturamento
Com o risco reduzido de inadimplência, o seu negócio se beneficia de um aumento no faturamento. Além disso, o seu negócio conta com uma previsão muito mais precisa!
3 dicas para uma gestão de assinatura eficiente
Se o seu negócio deseja desenvolver planos de assinatura e se beneficiar dos pagamentos recorrentes, separamos algumas dicas que vão ajudar a aumentar a eficiência e maximizar o seu faturamento!
1. Ofereça diferentes métodos de pagamento
Apesar do cartão de crédito ser o método de pagamento mais utilizado nesse modelo de negócios, disponibilizar outras formas é essencial para aumentar a adesão de assinantes.
O boleto bancário, por exemplo, é o segundo método de pagamento mais utilizado no e-commerce: segundo dados do CETIC, 52% dos usuários de internet no Brasil utilizam esse meio de pagamento para fazer compras online. Oferecer diferentes métodos de pagamento permite que consumidores que não têm acesso aos serviços bancários tradicionais ou que não desejam comprometer o limite dos seus cartões de crédito possam aderir à assinatura.
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2. Automatize lembretes e notificações de cancelamento
Habilite o envio por e-mail de lembretes dias antes da cobrança e notificações de cancelamento para que seus clientes estejam cientes e possam alterar o método de pagamento, caso seja necessário. Isso ajuda a reduzir a inadimplência e oferece uma melhor experiência ao consumidor.
3. Habilite novas tentativas com diferentes métodos de pagamento
Não foi possível efetuar a cobrança pelo método de pagamento escolhido pelo cliente? Habilite novas tentativas usando um outro método de pagamento cadastrado pelo cliente, como um outro cartão de crédito.
Uma alternativa é enviar um link de pagamento por e-mail para o seu consumidor, para que ele próprio possa escolher entre as opções outra forma de pagar – como boleto bancário ou cartão de crédito.
Seja o seu negócio físico ou digital, os pagamentos recorrentes são uma excelente alternativa para fidelizar clientes, aumentar suas vendas e otimizar as tarefas do seu setor financeiro. Para implementar a estratégia, conte com uma plataforma de pagamentos dedicada em melhorar a experiência do seu consumidor!