Comportamento do consumidor: como a crise afeta?
Você conhece o comportamento do consumidor em meio a crise? Conheça os Hábitos de consumo das famílias brasileiras e a importância da pesquisa de mercado.
Com crise ou sem crise, o comportamento do consumidor sempre apresentou mudanças ao longo do tempo. No entanto, com o advento da crise gerada pelo coronavírus, estas mudanças acabaram sendo de certa forma aceleradas, devido mesmo às próprias circunstâncias impostas ao consumo.
Ao empreendedor, principalmente os de pequeno e médio portes, é necessário ficar muito atento à estas alterações de consumo, mudanças no próprio comportamento destes consumidores, para não correr o risco de perdê-los ou distanciá-los demais.
Existem algumas ações, principalmente com o auxílio muito útil da tecnologia, que podem auxiliar o gestor a acompanhar todas estas mudanças, consideravelmente aceleradas.
Neste post vamos procurar entender este comportamento e sobre os mecanismos, ações e marketing que podem ajudar a manter o seu consumidor.
Comportamento do consumidor: conceitos e casos
Para entender bem e analisar o que muda no comportamento do consumidor com uma crise, por exemplo, é preciso primeiro entender o que é este comportamento e como avalia-lo.
Em uma definição resumida, podemos dizer que comportamento do consumidor é o levantamento de suas próprias necessidades, seus desejos, anseios e expectativas de consumo, como forma de entender como e quando esse consumidor vai adquirir este ou aquele produto ou serviço.
O conceito parece até complicado, mas suas propriedades práticas não são. É possível afirmar que este comportamento muda constantemente e, também constantemente, empresas e o comércio varejista, ainda mais as lojas online, precisam se readequar a todo instante.
Isto porque empresários e empresas precisam sempre estar mais próximos de seus clientes, entendendo suas prioridades e tentando, na medida do possível, atende-las. Ao agradar este consumidor, ele não só garante o consumo/venda como também fideliza clientes.
Marketing e o Comportamento do consumidor
Como no caso de empresas, que precisam estar constantemente atentas às mudanças no comportamento de seus consumidores, podemos afirmar que para o marketing isto não é diferente.
O marketing na verdade já vive isso, nesta constante mudança, buscando entender sempre este comportamento dos consumidores e seus anseios, para aplicar diretamente nas estratégias e planejamentos previstos.
Pesquisa de Comportamento do Consumidor: Importância
Possuir informações confiáveis, concretas e quantificáveis sobre o comportamento do consumidor pode ser o único embasamento possível que possibilite aos gestores desenhar os melhores produtos e serviços que venham a satisfazer as necessidades e vontades destes consumidores.
Aqui inclui-se vários pontos como quais promoções fazer, quando e como realiza-las, melhores locais para garantir ao consumidor acesso facilitado aos seus produtos e serviços, formatação de preços, e muitos outros.
Assim, conclusivamente, a pesquisa do comportamento do consumidor é de vital importância para uma empresa e para a tomada de decisão dos gestores.
Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado
O consumidor é muito influenciado pelo que o mercado lhe disponibiliza, mas este último é ainda mais influenciado pelo que o consumidor lhe exige. Entender bem o comportamento do consumidor é também entender como as pessoas pesquisam os produtos e serviços de seu interesse e como os consomem.
Assim posto, podemos concluir que comportamento de consumidores e mercado estão intimamente ligados. Não há como absorver informações de uma pesquisa de mercado sem considerar a forma como o consumidor se comporta diante do mesmo.
Hábitos de consumo das famílias brasileiras
Regionalizar é importante. Quem tem, por exemplo, uma loja virtual sabe muito bem que seus clientes, em tese, podem estar no mundo todo. Por outro lado, sendo uma empresa legitimamente brasileira, precisa ter ciência dos hábitos de consumo das famílias brasileiras.
Isto porque, também em tese, serão estas famílias seus principais clientes. As famílias brasileiras, no enfrentamento das últimas crises econômicas, mudaram e muito sua forma de consumir e alteraram prioridades de consumo.
Daí a importância de pesquisas de comportamento do consumidor, para entender e “atender” corretamente o perfil destes consumidores brasileiros. Na atualidade, com uma crise intensa gerada pela COVID-19, este comportamento pode já ter mudado outra vez e drasticamente.
Por exemplo: compras online, segundo dados do Compre e Confie relatado em reportagem do site da UOL, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce, teve alta das vendas totais na faixa dos 40% somente nos primeiros 15 dias de março.
Isto quer dizer que muitas famílias brasileiras que não estavam acostumadas com compras em lojas virtuais mudaram seus conceitos e a maioria delas aprovaram a ideia. Isto quer dizer que estas compras online tendem a ter uma constância e, com certeza, um crescimento.
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Comportamento do consumidor Online
Já deu para perceber que o comportamento do consumidor online mudou e, consequentemente, a compra online. E as exigências e perfis de consumo dos que já compravam normalmente pela internet são percebidos também nestes novos consumidores.
Assim, neste ponto, não há muito que mudar: as preocupações permanecem as mesmas. Mas é preciso focar em atrair e manter estes novos consumidores comprando online. É aqui que entra o marketing, as promoções e os diferenciais que irão fazer com que sua empresa se destaque dos concorrentes, por exemplo.
Comportamento do consumidor na crise: o que muda?
Efetivamente, o primeiro ponto a ser observado no comportamento do consumidor na crise são as prioridades deste consumidor. Estas prioridades, quer queira quer não, influenciam para baixo os índices de consumo. É bem isso: seus clientes não sumiram, estão apenas consumindo menos, bem menos.
Além disso ficaram ainda mais exigentes, pesquisando mais. Por isso é importante que os empresários foquem em estreitar os laços com os seus clientes e também consigam se adaptar à nova realidade. Sendo esta realidade passageira ou não, é preciso pensar, neste momento, sempre no curto prazo.
Como o sistema de gestão ajuda a se aproximar dele
A melhor forma para o gestor conseguir estreitar estes laços e se aproximar mais de seus clientes, principalmente agora com a crise gerada pelo coronavírus, é ter foco no seu público, é entender o comportamento do consumidor, que é exatamente o assunto deste artigo.
Para ter foco, ele precisa ter as outras tarefas, processos e obrigações de sua empresa automatizados e otimizados e a melhor forma de fazer isto é tendo um sistema de gestão empresarial.
Ao ter seus processos automatizados e, desta forma, otimizados, os gestores ganham um fôlego importante para se concentrarem no que realmente interessa e é urgente neste momento: manter e estar mais próximo com seus clientes, garantindo assim o aumento das vendas. É assim que o sistema de gestão ajuda você a se aproximar de seu cliente.
Software ERP para pequenas empresas
Softwares ERP para pequenas empresas como o da GestãoClick, por exemplo, conseguem automatizar vários processos em uma organização, como controle de estoque, geração de notas fiscais, contabilidade e finanças e também no marketing.
Porque é o marketing é uma das principais armas, neste momento de crise, que o gestor terá para conseguir se aproximar de seus clientes. O cadastro de clientes organizado pelo uso do ERP, por exemplo, garante o envio de e-mails marketing às pessoas certas e no momento certo.
Além disso, com a Integração Sendgrid (serviço de e-mail na nuvem), estes e-mails levariam aos seus clientes vários cupons de descontos, ofertas, frete grátis e outras ferramentas promocionais exclusivas que irão ajudar a fidelizá-los e até a aumentar o consumo. Pense nisso!