Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Dia do empreendedor: entenda a sua importância

Dia do empreendedor: entenda a sua importância

O dia do empreendedor é festejado em outubro, mas aqui comemoramos o ano inteiro! Dia do empreendedor: o que é, quando e veja o mérito histórico da data!

Por GestãoClick
Atualizado em
Dia do empreendedor: entenda a sua importância

Empreender, na maioria dos casos, é, de fato, um verdadeiro desafio. Nada mais justo do que termos um dia especial, o Dia do Empreendedor, não apenas para celebrarmos, mas, sobretudo, para lembrarmos e reconhecermos o importante papel desempenhado por esses profissionais na economia nacional e internacional.

O próprio conceito da palavra empreender, que significa “decidir realizar (tarefa difícil e trabalhosa); tentar”, já adianta o difícil caminho a ser traçado por donos de empresa.

No Brasil, de acordo com o Indicador da Serasa Experian de Nascimento de Novas Empresas, registrou-se 3,1 milhões de novos empreendimentos em 2019, o que representa o maior número desde o início dessa série de indicadores. Do total, 80,7% são microempreendedores individuais (MEIs), que chegaram a 2,5 milhões no período.

Segundo o mesmo indicador, a alta no acumulado do ano foi de 23,1% em relação a 2018, e a variação nesse comparativo entre dezembro de 2018 e 2019 foi de 19,6%.

Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre a arte desafiadora chamada empreendedorismo, falar sobre o Dia do Empreendedor e de sua importância para o desenvolvimento do país. Acompanhe!

Dia do Empreendedor: origem, significado e importância

Comemora-se o Dia do Empreendor todo dia 5 de outubro. A data é, na verdade, uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela Lei nº 9.841/1999.

No Brasil, principalmente devido às sucessivas crises econômicas que surgiram, com destaque para a pandemia do Coronavírus, empreender tornou-se uma alternativa quase imediata ao desemprego.

É importante considerar também que o empreendedorismo sempre foi o sonho de grande parte dos brasileiros, não apenas para enfrentar crises, mas principalmente para buscar maior liberdade profissional e financeira, trabalhando sem a figura de um chefe, por exemplo.

No entanto, a missão de um empreendedor não é nada fácil. Antes de pensar nos frutos do próprio empreendimento, ele precisa avaliar com precisão os desafios que enfrentará: concorrência, divulgação, precificação, estudo de mercado, fornecedores, equipamentos, funcionários e muitos outros.

E qual é o verdadeiro significado por trás dessa data, da comemoração do Dia do Empreendedor?

Segundo uma reportagem presente no site do Sebrae, os pequenos negócios representam mais de um quarto do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Ou seja, juntas, as cerca de 9 milhões de micro e pequenas empresas no país representam aproximadamente 27% do PIB, e esse resultado vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

Na prática, os microempresários têm desempenhado um papel fundamental na sustentação de nossa economia. São empreendedores que corajosamente escolheram enfrentar o desafio e seguir em frente, independentemente dos motivos que os levaram a empreender.

Embora muitos deles tenham uma representatividade monetária limitada em suas áreas de atuação, juntos, eles possuem uma importância econômica que não pode, de forma alguma, ser subestimada. Como diz o antigo ditado, “um oceano é formado por pequenas gotas que se unem para criar a imensidão do mar”.

Portanto, é totalmente justificável termos uma data específica para homenagear esses verdadeiros guerreiros da economia, que enfrentam inúmeros desafios e, mesmo diante das dificuldades que possam surgir, continuam a lutar incansavelmente.

Descubra mais aqui → Será que o empreendedorismo é realmente para você?

5 de outubro: Dia do Empreendedor

Conforme mencionado anteriormente, e especialmente diante das dificuldades encontradas no atual cenário econômico nacional, muitos brasileiros têm buscado novas oportunidades. Vale ressaltar que o setor de vendas diretas tem se destacado como uma das opções mais acessíveis para quem deseja empreender.

Isso se deve ao fato de que, com um investimento inicial relativamente baixo ou praticamente nulo, a venda direta oferece diversos benefícios e oportunidades em segmentos variados. Além disso, proporciona ampla flexibilidade de horários, ganhos de acordo com o esforço dedicado e total autonomia no desenvolvimento da própria carreira.

É possível até mesmo trabalhar sem a necessidade de manter estoque, por meio de e-commerces com vendas sem estoque (dropshipping) ou divulgando amplamente seus produtos em grandes lojas virtuais, por meio de programas de afiliados.

A ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas) tem desempenhado um papel fundamental, especialmente no período pós-pandemia, ao promover o empreendedorismo por meio das vendas diretas.

No entanto, o crescimento não se limita apenas às vendas no varejo. Isso se explica pelo fato de que o setor de serviços em geral também experimentou um crescimento significativo, desempenhando um papel importante no cenário empreendedor.

Muitos desses serviços não requerem altos investimentos, oferecem diversas oportunidades de lucro e são amplamente procurados pela sociedade. Assim, a oferta se alinha perfeitamente com a demanda, tornando essa diversificação uma tendência notável no empreendedorismo atual.

Seja um empreendedor de sucesso

Portanto, a melhor maneira de destacar o Dia do Empreendedor é dar enfoque às principais características e desafios enfrentados por esses profissionais. Dessa forma, um empreendedor de sucesso:

  • É sempre motivado pelo desejo de realizar e de realizar bem;
  • Precisa ter e tem alta capacidade de análise;
  • Sabe muito bem onde quer chegar;
  • Confia em si mesmo e no próprio trabalho;
  • Não depende de outras pessoas para agir, mas precisa saber trabalhar em equipe;
  • É firme, otimista e persistente principalmente quando as dificuldades surgem;
  • Precisa ser flexível sempre que for necessário;
  • Deve estar atento ao que acontece no país, economicamente falando, e em sua concorrência direta;
  • É corajoso;
  • Necessita sempre se automotivar, mesmo nas adversidades;
  • Aceita e aprende muito com seus próprios erros; é possível ainda aprender muito com os erros de seus concorrentes;
  • Precisa se relacionar muito bem com as pessoas;
  • É criativo, principalmente quando precisa solucionar problemas;
  • Precisa ser capaz de delegar, para focar no gerenciamento.

Buscando inspiração para empreender

Sem medo de ser repetitivo, ser empreendedor e empreender, de maneira geral, é um grande desafio. Portanto, mesmo diante de situações adversas, seja na economia ou não, tomar a decisão de empreender envolve uma análise cuidadosa e uma dose de inspiração, pois há o risco de não dar certo.

Para que isso não aconteça, leve em consideração:

  • O real motivo para a abertura desse empreendimento. Isso precisa estar claro e será o combustível para enfrentar adversidades e desânimos que possam surgir;
  • Bons exemplos. Leia, informe-se e conheça histórias de sucesso de empreendedores que deram certo;
  • Projeções realistas. Não adianta sonhar em ser um grande empresário de sucesso. Leve em consideração que muitos dos grandes empresários tiveram, também, que pisar no primeiro degrau da escada;
  • Empreender é quase sempre uma montanha russa. Assim, não se desespere, não perca o foco e muito menos desanime. Se precisar, busque orientações no Sebrae ou em outros órgãos relacionados;
  • Tecnologias são necessárias para facilitar o seu dia a dia e melhorar os resultados do seu negócio. Por isso, invista em um software de gestão empresarial que integre todas as áreas da sua empresa e automatize seus processos. Controle de estoque, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais e boletos bancários, gerenciamento de compras, entre outros.

Aproveite para desvendar e evitar → Os 12 Erros Graves que empresários iniciantes cometem!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo