6 dicas para potencializar e medir o ROI de vídeos


ROI

A sua empresa trabalha com streaming de vídeos, mas você sabe se esses vídeos estão trabalhando por você? A sua iniciativa de vídeos está trazendo os resultados necessários para se justificar? Independente do seu objetivo com os vídeos online na sua empresa, é preciso traçar estratégias eficientes para medir o retorno sobre investimento (ROI) e entender como potencializar ainda mais esses lucros na gestão do seu negócio.
 

No entanto, medir o ROI desse tipo de projeto pode exigir alguns conhecimentos específicos devido às particularidades de uma estratégia baseada em vídeos. Pensando nisso, levantamos 6 dicas e práticas que irão te ajudar a não só medir esse retorno sobre investimento, mas também aplicar de vez uma estratégia por meio de vídeos na sua empresa.
 

O que é ROI?


Primeiramente, para entender a importância do cálculo do ROI, é preciso entender o que esse termo significa. O ROI vem do inglês ‘return over investment’, que significa, de forma literal, retorno sobre investimento. Esse termo diz respeito a uma métrica que, de forma simplificada, mostra os rendimentos de um determinado investimento.

Basicamente, é o que chamamos no senso comum de ter um bom ‘custo-benefício’. O ROI relaciona a quantia que a sua empresa gastou com um determinado investimento e quanto de lucro ele deu. Simples, certo? Na teoria, parece simples e até um pouco óbvio, mas acredite, calcular o ROI a cada novo pequeno investimento pode ser o diferencial no sucesso da sua empresa.


Para saber um pouco mais sobre investimento e despesas leia também: Investimento, despesa e custo, você sabe a diferença?

 

Importância de medir o ROI


Quer saber por que acreditamos que medir o ROI do seu projeto em vídeos vai ser o diferencial?
 

Calcular o ROI impacta seu negócio diariamente pois te mostra, por meio de dados, o que está dando certo e o que sua empresa precisa ajustar. Muita gente só pensa em retorno sobre investimento no que diz respeito a um investimento grande, como na abertura da empresa, por exemplo, mas, para além disso, calcular o ROI de ações menores também é de extrema importância para o sucesso do seu negócio.
 

Veja só algumas vantagens de medir o ROI que impactam imediatamente o dia a dia do seu empreendimento:

  • Ajuda a identificar gastos e despesas: Muitas vezes pequenos gastos acabam passando despercebidos no dia a dia da sua empresa. Tomar o cuidado para medir o ROI até mesmo em pequenas ações ajuda a identificar exatamente gastos que podem estar ‘escondidos’.

  • Ajuda a medir a efetividade de cada ação: se você faz uma ação e ela traz resultados ruins, você evita cometer o mesmo erro. Além disso, vê quais são os pontos em que ajustes são necessários e mostram exatamente o que está e o que não está dando certo dentro da sua estratégia.

  • Ajuda novos investimentos: Já ouviu a expressão ‘é preciso gastar dinheiro para fazer dinheiro’? Novamente, saber o que está dando certo ajuda em novas tomadas de decisão e abre caminhos para novos investimentos


Agora que você já conhece as vantagens de calcular o ROI na sua empresa, veja dicas para realizar esse cálculo nas suas ações baseadas na utilização de vídeos:
 

Dicas para potencializar e medir o ROI em vídeos


Se a sua empresa aposta em uma estratégia de vídeos online em alguma área - comunicação interna, treinamento e educação corporativa, por exemplo - você pode estar calculando o ROI dessas atividades de forma errada. Veja algumas dicas e entenda como medir a efetividade da sua estratégia.
 

Identifique os objetivos


O primeiro passo para medir o ROI é decidir o que você espera alcançar com aquele conteúdo e ver se isso está sendo feito. Quem você está tentando atingir? Que mensagem está tentando passar? Somente quando seus objetivos de comunicação estão identificados é que fica possível vislumbrar os retornos que se espera alcançar com a implementação dos vídeos.
 

Para aquelas empresas que são novas nesse mundo do vídeo streaming, talvez um simples cálculo de ROI seja o ideal nesse caso. Uma matemática que é muito tranquila, por exemplo, é determinar as economias com custos de viagens. Usar vídeos significa que as pessoas podem fazer treinamentos virtualmente. Basta calcular o quanto se economizou com hotel e avião em cada caso e abraçar a causa dos vídeos online.
 

Procure por benefícios


Em busca do tão sonhado retorno sobre o investimento para projetos de vídeos online você precisará ser criativo. Você consegue reunir toda a informação do time comercial mais rapidamente? Ter essa rapidez leva a um incremento de vendas? Você estará, entretanto, em meios à benefícios intangíveis, e o conhecimento é algo difícil de se medir.
 

O mercado aponta o uso de vídeo streaming dentro das organizações como a próxima ferramenta de comunicação, em alguns casos substituindo o telefone. Por isso, você deve identificar os pontos exatos nos quais os ganhos são inerentes à troca de tecnologia e utilizá-los como argumentos.
 

Lembre-se da produção


Na hora de calcular o ROI, você precisa ter em mãos a quantia investida no projeto, certo? Para ter dados mais exatos e precisos, não se esqueça de incluir também os custos da produção dos vídeos como um todo.

Por exemplo, ainda que seja um investimento feito uma só vez, é importante incluir os gastos com os equipamentos, como câmeras, microfones e iluminação. Assim, você saberá exatamente em qual momento o seu projeto de vídeos passou a dar lucros.

 

Seja fanático por números


Se você estiver utilizando uma plataforma de vídeos online profissional, não deixe de aproveitar dos relatórios analíticos que são oferecidos. Informações como os conteúdos mais acessados, a hora do dia em que as pessoas assistem, ou até mesmo a taxa de retenção de determinado vídeo irão te ajudar a construir uma forte base de argumentação a favor do uso de vídeos online.
 

Economize com suporte ao cliente


Vídeos de suporte e tutorial dentro do website podem ajudar seus clientes e colaboradores a aprenderem por conta própria. O conteúdo nessa nova mídia digital pode substituir os grandes livros de treinamento, gerando mais engajamento com menor investimento.
 

Procure por horas de trabalho economizadas


Tarefas repetitivas geralmente são uma boa opção para a geração de conteúdo em vídeo. Se a sua empresa possui profissionais que, constantemente, treinam colaboradores recém contratados, você deveria considerar a utilização de uma plataforma para automatizar esse processo.

As horas de trabalho economizadas nessa situação podem ser investidas em treinamentos mais específicos e devem ser consideradas na equação final ao se medir o ROI.

 

E aí, acha que essas dicas vão ajudar a sua empresa a ter o melhor ROI possível na estratégia de vídeos? Se tiver mais alguma dica, compartilhe com a gente e bons empreendimentos!

 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: