Captação de recursos para equilibrar o caixa da empresa: qual opção é mais saudável?


Equilibrar fluxo de caixa
Desde as maiores até as menores. Todos os negócios precisam de capital de giro, afinal, é esse recurso financeiro que garante a continuidade das operações e atividades da empresa. Como as contas mensais, o salário dos colaboradores, o pagamento dos fornecedores, os impostos, entre outras coisas. 
 
Por isso, é natural que em determinado momento na trajetória de uma empresa, haja um desequilíbrio no caixa. E disso, surge a necessidade de captar dinheiro no mercado para cobrir. 
 
O que acontece, na maioria das vezes, é que os empresários não se dão conta das deficiências do fluxo de caixa e quando percebem, já estão com a corda no pescoço. E então, tomam medidas desesperadas, típicas de quem está passando aperto – como conseguir dinheiro rápido e caro. 
 
Aqui nesse conteúdo, vamos apresentar duas opções para captar recursos no mercado. São alternativas mais saudáveis e financeiramente mais viáveis: a antecipação de recebíveis e o financiamento de capital de giro. 
 
A ideia é que no final do texto você tenha insumos para decidir qual delas faz mais sentido para a sua empresa. 
 
Vamos a elas: 
 

Financiamento para capital de giro: um caminho 

 
Um crédito com juros exorbitantes, prazos de carência e amortização muito curtos podem comprometer seriamente a saúde da empresa. Essa é a pior maneira de conseguir capital de giro
 
No entanto, existem financiamentos para capital de giro com condições mais favoráveis, como os dos bancos estaduais e regionais. São juros mais baixos, prazos de carência e amortização maiores. Fatores que, no final, podem significar uma economia e tanto para a sua empresa. 
 
Outra opção é conseguir capital de giro nas fintechs de crédito, que possuem taxas mais baratas do que as normalmente oferecidas no mercado devido a dois grandes diferenciais. O primeiro é ausência de estrutura física. A segunda é uso da tecnologia para oferecer uma taxa de juros personalizada de acordo com o risco de cada cliente. 
 

Antecipação de recebíveis: outro caminho 

 
A antecipação de recebíveis é uma modalidade onde a empresa recebe o valor referente aos recursos antes do tempo. Se sua empresa possui contas para receber nos próximos meses, essa é uma ótima opção para conseguir crédito para capital de giro. 
 
Para isso, é necessário entrar em contato com uma instituição financeira ou outra organização que ofereça o serviço e descontam uma taxa de 3% a 12% ao mês. Essa taxa é maior do que os juros dos financiamentos de capital de giro (os que são considerados saudáveis) mas ainda assim é uma opção muito interessante. 
 
Principalmente para aquelas empresas com balanços desfavoráveis e que tenham dificuldade em obter um limite de crédito alto. No entanto, como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens tratando-se da antecipação de recebíveis. 
 
Dentre os pontos positivos, destaca-se o fato de ser um crédito da própria empresa, ter grande liquidez na liberação dos recursos, maior garantia de recebimento, etc.
 
Entre os pontos considerados negativos, está a necessidade de um eficiente planejamento financeiro e as taxas de descontos cobradas pelas empresas que realizam esse tipo de operação. 
 
Essas são duas opções bem interessantes para quem precisa equilibrar o caixa com a captação de recursos. Se o capital de giro está tirando o seu sono, nós da idr Consultoria podemos te ajudar. Nosso blog tem mais de 300 posts e materiais para você conseguir organizar-se financeiramente e tirar sua empresa de uma situação complicada, ou se preferir, contate-nos! 
 
Para finalizar, vale ressaltar ter uma gestão de fluxo de caixa e indicadores financeiros de performance podem ser uma mão na roda para auxiliar os empresários a ajustarem suas finanças. Por isso, para ter uma empresa sólida e próspera, invista continuamente em planejamento financeiro e em ferramentas de gestão empresarial.
 


COMENTE

Deixe o seu comentário nos campos abaixo: