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3 estratégias de crescimento de uma empresa

Vender mais, mais vezes e para mais clientes são as melhores estratégias de crescimento de uma empresa, veja como fazer isso.

Por GestãoClick
Atualizado em
3 estratégias de crescimento de uma empresa

O que um empreendedor busca quando está pensando nas estratégias de crescimento de uma empresa?

Evidentemente, se o objetivo de todo negócio é gerar lucro, a estratégia de crescimento de uma empresa deve focar nesse ponto, concorda?

Para aumentar seu lucro, existem dois fatores importantes:

  • Reduzir custos e despesas

  • Aumentar o faturamento

Reduzir custos, na verdade, é uma obrigação que toda empresa deve ter sempre, independentemente de estar pensando em crescer ou não. Qualquer empresa que se baseia em um modelo de negócio lucrativo tem que ter uma operação muito bem realizada, enxuta e de baixo custo.

Portanto, se você quer turbinar seu negócio e crescer cada vez mais, a solução é clara: aumentar seu faturamento!

E para aumentar seu faturamento, só existem 3 alternativas:

  • Vender valores maiores para quem já é cliente

  • Vender mais vezes para esses mesmos clientes

  • Vender para mais cliente, isto é: conquistar clientes

Nesse post, você vai ver dicas práticas de como conduzir essas 3 estratégias de crescimento de uma empresa e como se preparar para elas.

 

Estratégias de crescimento de uma empresa

Antes de definir uma estratégia de crescimento de uma empresa, é importante fazer um diagnóstico empresarial de seu negócio, para entender o ambiente interno, e uma análise de cenários externos.

Pense bem: se você quer crescer, terá que produzir mais ou entregar mais serviços, e tudo isso com um ótimo controle de qualidade, para agradar mais clientes.

Portanto, é preciso se preparar para isso, com investimentos na produtividade e no treinamento das equipes.

Quanto ao cenário externo, verifique se é mesmo o momento certo de investir para crescer, se a conjuntura favorável e quais os melhores mercados com oportunidades para seu negócio.

Fazer uma boa pesquisa de marketing pode ajudar bastante nessa hora. Com base nesses dados e análises internas e externas, o ideal é construir um planejamento estratégico focado em crescimento, já que este é o objetivo desejado.

Com tudo isso em mente, vamos às estratégias de crescimento de uma empresa:

 

1- Vender mais

Tanto para vender mais como para vender mais vezes, estamos nos referindo aos clientes atuais. Por isso, estratégias de fidelização de clientes podem ajudar bastante.

Para isso, você precisa conhecê-los profundamente, saber exatamente o que desejam e oferecer isso em seus produtos e serviços.

Quanto a estratégias específicas para vender mais, isto é, aumentar o ticket médio de vendas, duas táticas são muito empregadas:

  • Cross selling: para seus clientes que já compram em seu negócio, tente oferecer produtos ou serviços complementares. Por exemplo, se você tem uma loja de decoração e um cliente que costuma comprar com você sempre só leva móveis, ofereça a ele acessórios, como enfeites, tapetes e luminárias.

  • Up selling: neste caso, a ideia é fazer que o cliente compre a mesma linha de produtos ou serviços, só que em um patamar mais caro e sofisticado. Por exemplo: você tem uma academia e muitos clientes pagam por um plano básico. Tente criar incentivos e promoções que incluem aulas específicas, como natação ou luta, e estimule-os a mudar para um plano mais caro.

 

2- Vender mais vezes

Aumentar a frequência de compra de seus clientes está muito relacionado com fidelização.

Isso quer dizer, como comentamos acima, que você precisa oferecer exatamente o que seus clientes procuram, para satisfazê-los sempre.

A melhor forma de fazer isso é usar um software de CRM que ajuda a coletar e cruzar os dados de seus clientes e, com isso, customizar ofertas.

Por exemplo: se você sabe quais clientes têm filhos pequenos, poderá criar ações de marketing específicas em datas como Natal e Dia das Crianças.

Quando um cliente percebe que você conhece profundamente o que ele precisa, se sente especial e se torna mais fiel, comprando mais vezes.

3- Vender para mais clientes

 

Vender para mais clientes significa ampliar a venda dentro do mercado onde já atua, ou conquistar novos mercados.

Algumas empresas optam pela exportação e essa pode ser uma alternativa interessante, em tempos de dólar alto, de conquistar novos mercados.

Outra dica é ampliar sua rede de distribuição e vender para mais clientes dentro de seu próprio mercado, ou em mercados vizinhos, dentro do Brasil.

Franquias são uma ótima maneira de fazer isso. Além de ter um franqueado que custeia parte do investimento, nada melhor que contar com um outro empreendedor à testa de um negócio para se esforçar ao máximo para conquistar novos clientes.  

Acompanhe os resultados de suas estratégias de crescimento de uma empresa

Depois que definiu sua estratégia empresarial de crescimento e colocou em prática um plano de ações, é fundamental verificar se ele está surtindo os efeitos desejados.

Para isso, defina metas e objetivos estratégicos e verifique periodicamente se estão sendo alcançados.

A melhor forma de fazer isso é por meio de um software de gestão empresarial que permite verificar os indicadores de desempenho. E, caso não correspondam às metas estipulados, deve-se tomar as medidas corretivas necessárias.

Lembre-se: traçar um plano é a parte mais fácil da estratégia de crescimento de uma empresa.

O mais desafiador é colocar esse plano em prática. Por isso, caso algo pareça não seguir o rumo desejado, não seja teimoso: analise os dados novamente e faça novos planos, ainda melhores.

Assim, suas estratégias de crescimento para a empresa serão um sucesso!

Este artigo foi escrito pela equipe da Setting Consultoria, especializada em ajudar empresas a estabelecerem o melhor caminho entre sua situação atual e seus objetivos futuros.

 
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