Materiais ricos
Início » Blog » Marketing e Vendas » 5 dicas marketing interno para motivar seu time

5 dicas marketing interno para motivar seu time

O Marketing Interno conta com várias estratégias eficientes para alavancar seu negocio: descubra novidades incríveis de marketing interno aqui!

Por GestãoClick
Atualizado em
5 dicas marketing interno para motivar seu time

Marketing interno, também chamado de endomarketing, compreende duas vertentes principais. A primeira visa melhorar a comunicação entre colaboradores, entre os colaboradores e seus líderes e entre departamentos.

O objetivo é aumentar a produtividade e a colaboração no trabalho. A outra vertente tem como propósito fazer os colaboradores entenderem de forma mais profunda os objetivos estratégicos da empresa.

Com isso, consegue levá-los a desempenhar suas tarefas com mais eficiência e objetividade, melhorando resultados. Neste post, vamos mostrar 5 estratégias de marketing interno que procuram atender a esses objetivos.

5 estratégias de marketing interno que vão melhorar seus resultados

Algumas dessas estratégias de marketing interno podem ser usadas em conjunto. As duas primeiras, por exemplo, podem auxiliar todas as demais. E a última, é uma forma excelente de avaliar os resultados de todas as outras estratégias de marketing interno utilizadas em sua empresa.

1- Usar apps tradicionais na comunicação interna

O Google Hangouts, assim como diversos outros aplicativos de videoconferência, já é amplamente usado por equipes para se comunicarem entre si e até com clientes. Mas um aplicativo que vem se revelando um excelente vetor de comunicação interna, principalmente entre equipes de vendas, é o WhatsApp.

Quem sabe como trabalhar com WhatsApp na empresa pode conseguir ótimos resultados. E isso é tão efetivo que o WhatsApp criou o WhatsApp para empresas. Ele é usado tanto para marketing interno como para comunicação com clientes.

2 – Usar apps especificamente criados para a comunicação interna

A vantagem dos apps especialmente criados para a comunicação interna é que eles contam com funcionalidades mais elaboradas, além de proporcionarem maior controle e privacidade. Um dos destaques entre os aplicativos de marketing interno, sem dúvida, é o Slack.

Esse chat turbinado, com videoconferência, troca de arquivos, compartilhamento de tela e muitos outros recursos, já é um sucesso corporativo. E muito disso se deve ao fato de contar com uma excelente versão gratuita.

O Slack permite criar canais de comunicação para equipes e projetos, ajudando a centralizar as informações certas para as pessoas certas.

3 – Meritocracia

As duas estratégias de marketing interno citadas anteriormente são mais focadas no uso de ferramentas. Já o sistema de meritocracia é uma metodologia de gestão de pessoas que visa trazer os melhores resultados.

Seu foco está em levar informações transparente para os colaboradores sobre seu desempenho e como eles contribuem para que a empresa atinja seus objetivos de marketing e vendas.

Assim, são definidos indicadores de desempenho para cada área. Eles mostram se o colaborador está fazendo sua parte para que a empresa atinja seus objetivos.
Assim, aqueles que mais contribuem são reconhecidos por isso e recebem uma remuneração variável que reflete isso.
Dessa forma, todos são motivados a dar o melhor de si.

4- Gestão à vista

A gestão à vista é outra forma de comunicação interna transparente que tem o objetivo de motivar os colaboradores. Esta estratégia de marketing interno se caracteriza pelo uso e painéis de controle em que os principais indicadores de desempenho do negócio como um todos são divulgados abertamente para toda a empresa, em tempo real.

Localizados em locais de grande circulação e visibilidade, eles mostram como a empresa está indo e, com isso, ajudam os colaboradores a perceberem se suas ações estão surtindo os resultados necessários. Essa estratégia de marketing interno pode ser usada em conjunto com a meritocracia.

Note que na meritocracia, o colaborador tem acesso apenas aos seus indicadores de desempenho pessoal, enquanto na gestão à vista, o que se divulga são os indicadores da empresa. E, para que ambas possam ser aplicadas, é necessário que a empresa conte com um software de gestão de performance corporativa.

Sem isso, fica muito difícil definir os indicadores de desempenho, receber as informações de performance e disponibilizá-las em tempo real para todos, nos painéis de controle.

5 – People analytics

A última estratégia de marketing interno que vamos apresentar trata os colaboradores como se fossem clientes. Como? É isso mesmo! Com o people analytics sendo colocado em prática, a empresa analisa os dados de comportamento dos funcionários para descobrir o que desejam e necessitam, e como isso pode afetar sua performance corporativa.

Para conhecer melhor seus funcionários, suas necessidades e desejos, uma alternativa é fazer um bom questionário de pesquisa de marketing interno.

Aliado a outros indicadores, softwares de gestão e dados de performance corporativa a empresa pode traçar estratégias de benefícios, férias, remuneração variável, campanhas de incentivo, critérios de contratação e seleção, assim como de promoção e carreira, além de muitas outras, sabendo exatamente quais delas geram os melhores resultados operacionais.

Notou como o marketing interno é muito mais que uma questão de otimizar a comunicação? Na verdade, com ajuda da tecnologia, o marketing interno possibilita que as empresas entendam melhor seus colaboradores e, assim, descubram como motivá-los da melhor forma, para atingir resultados corporativos surpreendentes.

Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo