Materiais gratuitos

Como saber o momento certo de expandir sua empresa?

Como saber qual o momento de expandir a sua empresa? Saiba nesse artigo!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como saber o momento certo de expandir sua empresa?

As finanças estão bem gerenciadas, os clientes estão cada vez mais satisfeitos com os produtos ou serviços oferecidos e, em geral, o negócio está indo bem. Em muitos casos, uma fase como essa já demonstra que é hora de expandir sua empresa.

Mas como saber, de fato, qual é o momento certo para fazer essa expansão?

Uma coisa é certa: é preciso ter coragem e ousadia para crescer, mas também é necessário tomar decisões embasadas em dados concretos do próprio negócio e de estudos de mercado.
Agora, chegou a hora de saber como identificar o momento certo de expandir sua empresa. Vamos à leitura?

Analise a situação atual antes de expandir sua empresa

Qualquer ideia de expansão, por mais simples que seja, precisa ser considerada com base em uma série de fatores, sendo um dos principais a situação atual. Então, como está o planejamento estratégico e a gestão de sua empresa?

Vamos direto ao ponto: se há o controle financeiro, se os processos dos departamentos estão organizados e se você consegue traçar estratégias eficazes e alcançar as metas estipuladas, já é um ótimo indício de que a expansão empresarial é o caminho certo.

Considere o cenário econômico e o segmento de negócio

O cenário econômico de um país pode afetar diretamente o poder aquisitivo de uma parcela significativa da população. Então, a questão é simples: se o cliente não pode comprar, você não vai vender.

Mas aqui há ainda outra questão: em alguns casos, mesmo que o cenário econômico não seja favorável, alguns segmentos de negócios continuam em plena atividade e expansão.

Então, além de verificar a situação atual do país, verifique também o desempenho nos últimos meses ou anos do seu ramo de atuação. Se os números forem favoráveis, você terá outro indício de que a expansão é o rumo a ser seguido.

Verifique a estabilidade financeira da companhia

Como diz o cofundador do LinkedIn, Reid Hoffman, “Empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda.”
Isso vale tanto para novos empreendimentos quanto para fases de crescimento de organizações já estabelecidas no mercado! Nesse último caso, antes de dar um grande passo, é preciso considerar a estabilidade das finanças.

Há o acompanhamento correto do fluxo de caixa? O capital de giro é bem administrado? Há problemas ao realizar o pagamento dos colaboradores em dia, por exemplo? O lucro obtido está sendo o suficiente?

Esse tipo de análise traduz, no geral, a situação das finanças: se elas estão estáveis, então provavelmente é hora de expandir sua empresa.

Aposte em ferramentas de gestão

Nada melhor do que ter à disposição números fidedignos do negócio, não é? Entender exatamente os prejuízos e o lucro gerado é fundamental para qualquer iniciativa de expansão.
Por isso, se você ainda não conta com  um sistema ERP para otimizar a gestão de sua firma, é hora de testar essa ferramenta a fim de se certificar que as finanças estão, de fato, sob controle.

Se você já conta com o suporte de um software de gestão, então é hora de fazer uma análise aprofundada dos relatórios gerenciais para saber se os números do negócio indicam se é o melhor momento para expandir sua empresa.

Entenda qual é o melhor modelo de expansão

Geralmente, quando falamos em expansão empresarial, muitos acreditam que se trata de abrir uma filial, mas saiba que há muitos modelos disponíveis: migrar para uma loja online, exportar mercadorias ou até mesmo criar uma nova linha de produtos são caminhos de crescimento.

Então, veja algumas opções:

– adotar o modelo de franquias;
– abrir uma ou mais filiais;
– expandir por meio de fusão ou aquisição, fazendo parcerias ou comprando outra empresa;
– aderir a um novo canal de venda, seja loja física, loja online, representantes ou distribuidores;
– oferecer mais produtos ou serviços a fim de complementar o que já está sendo vendido.

O crescimento é parte natural de empreendimentos. Antes de pular de cabeça na expansão do negócio, no entanto, considere os tópicos acima a fim de saber se chegou o momento certo para dar o próximo passo.

E então, definiu que este realmente é o momento certo de expandir sua empresa? Ótimo! E é claro que vamos continuar ajudando: temos um material sobre escalabilidade que pode ser de grande auxílio nessa expansão, confira agora mesmo!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo