Ferramentas: identifique oportunidades de negócios
Precisando inovar nos negócios e encontrar ideias de melhorias? Conheça ferramentas que podem apontar grandes oportunidades de negócios.
Como identificar oportunidades de negócios e aumentar os lucros da empresa?
Profissionais com uma boa visão estratégica de mercado conseguem analisar cenários competitivos e obter insights sobre melhorias e inovações para o seu negócio.
Por mais que se tenha um negócio bem-sucedido, sempre é possível melhorá-lo. Aliás, é isso que o mercado espera e os clientes demandam.
O consumidor está cada vez mais exigente. Somado a isso temos um mercado dinâmico e competitivamente acirrado. Dessa forma, para as empresas, o desafio é se manterem competitivas e garantir sua visibilidade.
Por outro lado, se os negócios não vão bem, as melhorias devem ser urgentes. O ponto de virada é crucial antes que o negócio chegue a um nível que não tenha mais volta.
Assim seja qual for o cenário, é preciso encontrar respostas, oportunidades e, inclusive, os pontos fracos, para saber o que precisa mudar.
Como fazer isso? Selecionamos três metodologias que ajudam a encontrar oportunidades de negócios
para o crescimento dos negócios. Acompanhe!
3 formas de identificar oportunidades de negócios e melhorias para sua empresa
Listamos abaixo três metodologias que são ótimas para apontar vários dados, inclusive oportunidades de negócios que podem representar resultados positivos e aumento nas vendas.
Análise SWOT
A matriz SWOT (ou FOFA em português) é uma das mais poderosas ferramentas para conseguir um diagnóstico dos negócios.
SWOT é um anagrama para as palavras do inglês, cuja tradução também monta o anagrama FOFA: Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas) Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
A ferramenta analisa ambientes internos (forças e fraquezas) e ambientes externos (ameaças e oportunidades). Por meio dessa análise se pode obter informações importantes sobre onde a empresa precisa melhorar e insights sobre oportunidades que podem ser um ponto de mudança nos negócios.
A análise SWOT deve ser feita com a participação das equipes de colaboradores. Só assim se poderá ter uma ampla visão dos processos internos e insights diversos sobre o ambiente externo.
Dessa análise, sairão muitas ideias de ações que a empresa pode tomar para melhorar os negócios e aproveitar as oportunidades que foram apontadas. Só que, se forem muitas, há um possível problema: o que fazer primeiro?
Bem, o segredo está em combinar algumas ferramentas administrativas. Como após a análise SWOT será preciso priorizar ações, nada melhor que uma ferramentas de prioridades, não é mesmo? Neste caso, pode ser utilizada a Matriz GUT.
O que é a matriz GUT?
Essa matriz de prioridades ajudará a classificar o que tem gravidade (G), urgência (U) e o que é tendência (T).
A GRAVIDADE mede o impacto e seus níveis são:
- Sem gravidade
- Pouco grave
- Grave
- Muito grave
- Extremamente grave
Essa numeração de 1 a 5 será necessária para determinar as prioridades.
A URGÊNCIA mede o tempo, e seus níveis são:
- Sem urgência
- Pouco urgente
- Urgente
- Muito urgente
- Extremamente urgente
A TENDÊNCIA mede a probabilidade de crescimento do problema. Seus níveis são:
- Sem tendência de piorar
- Piorar em longo prazo
- Piorar em médio prazo
- Piorar em curto prazo
- Agravar rápido
De posse dessas informações, é hora de determinar a ordem do que vai ser feito.
Em uma lista de ações, se deve colocar colunas para gravidade, urgência e tendência. Cada ação receberá notas para cada critério da GUT.
Exemplo:
Ação | Gravidade | Urgência | Tendência |
1. Relançar o último produto fabricado com mudanças solicitadas pelos consumidores | 3 | 4 | 2 |
2. Aumentar a produção de uniformes, pois uma nova indústria está abrindo as portas e está localizada nas redondezas | 5 | 5 | 4 |
Feito isso, basta multiplicar os resultados:
- 3 x 4 x 2 = 24
- 5 x 5 x 4= 100
Dentre essas duas ações, a prioridade é da segunda, cuja multiplicação das notas foi maior. Assim, as prioridades são definidas pelos resultados em forma decrescente, do maior para o menor.
Definidas as prioridades, é hora de planejar as ações. Para isso, outra ferramenta é bastante útil: a 5W2H, que ajuda a indicar o que, por que, quando, como e por quem será feito.
Como dissemos, as ferramentas se complementam. Para acompanhar e monitorar os resultados, assim como para identificar o que precisa ser refeito, se pode utilizar outra, e assim por diante.
Benchmarking
Benchmarking é uma metodologia de comparação com os concorrentes. Por meio dessa avaliação da empresa em relação à concorrência, se pode identificar os melhores desempenhos e usá-los para aperfeiçoar seus próprios.
Além disso, é possível também analisar concorrentes indiretos e estudar oportunidades de negócios que podem surgir de suas atividades.
É importante salientar que o benchmarking pode ser feito, inclusive, de práticas empresariais e não só de produtos/serviços. Uma empresa pode descobrir que sua fraqueza é o atendimento ao cliente e incorporar práticas que são o ponto forte de seu concorrente.
Além disso, essa metodologia pode ser usada para processos internos. Uma empresa pode, por exemplo, identificar suas melhores práticas em determinado setor e disseminá-las para os demais.
É sempre bom lembrar disso, que as oportunidades de negócios nem sempre estão no ambiente externo.
Pesquisa de mercado
Outro método eficiente de conseguir respostas, avaliações e oportunidades de negócios é o de pesquisa de mercado.
Neste caso, as pesquisas são feitas diretamente com consumidores, fornecedores ou clientes, por exemplo.
A partir dos resultados se pode chegar a informações muito relevantes sobre a empresa, força da marca, qualidade dos produtos ou serviços, atendimento ao cliente e muitos outros pontos.
Saiba que algumas metodologias podem ser usadas como complemento uma da outra, conforme explicamos anteriormente. O benchmarking é outra ferramenta que pode ser usada como complemento. Pode ser utilizado, por exemplo, depois que a análise SWOT apontou as fraquezas da empresa.
Para finalizar, duas dicas importantes: para aprender mais sobre essas ferramentas para identificar as oportunidades de negócios, você pode fazer cursos online com certificado, que dão um bom embasamento teórico, exemplos de aplicação etc.
A segunda dica é que um curso de pacote office pode ser também bastante útil, já que os dados, perguntas e avaliações feitos pelas ferramentas podem ser alocados em planilhas do Excel, por exemplo.
E você sabe, conhecimento nunca é demais e só soma no currículo.
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