Gerar Boleto Bancário: saiba como fazer de forma fácil e eficiente
Boleto bancário é um meio de pagamento muito prático para as empresas. Aprenda a gerar boletos online mais rápido usando um Programa para Emitir Boleto.
Gerar boleto bancário é uma forma muito prática de pagamento e recebimento para as empresas e, ao contrário do que muitos podem pensar, muitas pessoas utilizam, principalmente em comparação aos cartões de crédito, por exemplo.
Você encontra justificativa para esta praticidade no fato de que é muito fácil emitir, pagar e receber os boletos. Além disso, representa uma diversificação a mais nas formas de pagamento junto aos seus clientes, que podem pagar todos os boletos na rede bancária, casas lotéricas e até pela internet.
No entanto, gerar este boleto costuma ser uma tarefa repetitiva para muitos empreendedores onde o preenchimento de seus campos, a cada boleto gerado, pode causar atrasos.
Sendo assim, neste post, você vai descobrir como gerar boletos mais rapidamente, vai conhecer sistemas automatizados para emissão de boletos e outros recursos tecnológicos que visam facilitar o seu dia-a-dia.
Acompanhe com a gente!
Como Gerar Boleto Bancário mais rápido?
Para gerar boletos bancários para pagamentos e recebimentos, a primeira coisa que o empreendedor precisa ter, claro, é uma conta bancária, afinal, eles são ligados ao banco. Mas, como a maioria das pessoas acreditam, a forma mais fácil e rápida de gerar um boleto bancário é online!
Quando o banco emite e gera os boletos, todo o processo é manual onde a pessoa precisa preencher devidamente todos os campos do boleto. Caso contrário, o sistema irá invalidar o documento. Se tratar de uma mensalidade ou um pagamento recorrente, todo mês será necessário gerar um novo boleto.
Nesse sentido, para todo esse processo, os bancos cobram uma taxa específica por boleto que emitem, que varia de banco para banco. Além disso, os bancos aplicam taxas correspondentes para cancelamentos ou manutenção de títulos vencido.
Sendo assim, é nessa hora que entra em ação os recursos tecnológicos que agilizam a emissão destes boletos bancários. Existem no mercado alguns programas que automatizam esse trabalho, facilitando bastante a inserção de dados para a geração do boleto, inclusive para os conhecidos carnês.
Estamos falando dos sistemas de gestão financeira empresarial. Afinal, essa modalidade conta com taxas bem menores, oferece muitos outros recursos tecnológicos e não requer uma conta corrente associada.
Tipos de Boleto e Código de Barras
Ao longo do tempo, os boletos de cobrança e recebimento, de uma forma geral, foram se aperfeiçoando. Inclusive, pela própria necessidade do mercado e devido às novas soluções tecnológicas que foram surgindo.
No entanto, basicamente, podemos citar 2 dos principais tipos de boletos existentes: os boletos avulsos; e os boletos em forma de carnê. As pessoas utilizam essa última modalidade para pagamentos mensais e/ou recorrentes.
Há algum tempo, os boletos de cobrança não exigiam registro, o que causava muitas fraudes e cobranças indevidas. Hoje isso não existe mais, e os bancos precisam registrar todos os boletos. Ou seja, os emissores precisam incluir os dados do credor e do devedor.
Confira mais sobre os 2 tipos de boletos:
- Boletos avulsos: as empresas emitem para pagamentos e/ou recebimentos esporádicos. Há uma cobrança única, e o cliente faz o pagamento à vista..
- Boletos mensais/carnês: gerar boleto bancário deste tipo é mais apropriado para pagamentos e/ou recebimentos recorrentes/mensais.
A segunda opção tem uma emissão um pouco mais complexa, principalmente se o volume de vendas de uma empresa for alto, pois ao utilizar o Internet Banking, por exemplo, o processo pode ser demorado.
Por isso, que se recomenda, nesse caso, é ter mesmo um gerenciador de emissão de boletos automatizado.
O código de barras representa graficamente as informações importantes contidas no boleto, exatamente para propiciar sua compensação. Nada mais é do que uma representação gráfica dos dados numéricos e/ou alfanuméricos existentes no boleto.
Nos dias de hoje, é impensável a existência de um boleto sem o código de barras.
Como gerar boleto bancário online?
Só existem duas maneiras possíveis de emitir ou gerar boletos bancários online: a primeira seria através da rede bancária, utilizando-se dos serviços do Internet Banking ou outros serviços disponíveis a partir de instituições financeiras.
Por fim, a segunda maneira é o sistema de gestão financeira, como o do GestaoClick, por exemplo. O sistema ERP possui emissor de boleto com tarifas bem menores que as praticadas pela rede bancária e a empresa só paga se o boleto emitido for quitado.
Programa para Emitir Boleto
Como falamos anteriormente, os programas de emissão de boletos automatizam e agilizam todo o processo, permitindo que você insira todos os dados necessários apenas uma vez. Além disso, não há necessidade de uma conta bancária, e as taxas são consideravelmente mais baixas do que as cobradas pelos bancos.
O programa emissor de boletos do GestãoClick, por exemplo, oferece tarifas muito menores do que as dos bancos tradicionais, além de muitos outros benefícios:
- Total controle dos boletos emitidos/gerados: Você pode controlar não apenas os boletos gerados, mas também todos os pagamentos realizados por seus clientes diretamente na ferramenta, de forma simples, clara e objetiva.
- Otimização de tempo: O tempo gasto com a geração, controle e baixa de boletos, quando feito pela rede bancária, é significativamente reduzido com um programa de emissão de boletos.
- Agilidade na emissão: Os dados dos seus clientes que precisam constar nos boletos são inseridos uma única vez, independentemente da quantidade de boletos a serem gerados.
Por isso, usar o um sistema de gestão de negócios, como o GestãoClick, para emissão de boletos não só economiza tempo e dinheiro, mas também simplifica a gestão financeira da sua empresa, permitindo um controle mais eficiente e preciso.
Emitir Boleto PagSeguro: como funciona?
A PagSeguro é uma das plataformas mais utilizadas por empreendedores, especialmente os de médio e pequeno porte. Emitir boletos pelo PagSeguro é fácil e simples, e você ainda pode contar com os recursos e serviços bancários do PagBank, que não possui nenhuma taxa adicional.
A única taxa existente é sobre os boletos emitidos e pagos. A PagSeguro oferece uma das plataformas mais eficientes para pagamentos e recebimentos online, ideal para seu website, blog ou loja virtual.
Como Gerar Boleto no Mercado Pago?
O Mercado Pago é também uma das plataformas mais seguras, eficientes e práticas para pagamentos, recebimentos e emissão de boletos, contando ainda com total integração com a sua própria plataforma de negócio.
Todas as formas de pagamento do Mercado Pago se conectam ao seu software de gestão empresarial do GestãoClick, proporcionando mais agilidade e economia de tempo. A consequência disso é a redução de custos.
Gerar boletos no Mercado Pago é super simples e pode ser feito diretamente no momento da venda, quando o comprador opta por essa modalidade. E o melhor: sem custo adicional!
Por isso, é fundamental contar com um Sistema de Cobrança que ajude a diminuir a inadimplência e aumentar o lucro. Sua empresa precisa do ERP GestãoClick!
Teste grátis e conheça todas as nossas integrações com meios de pagamento.
Conclusão
Agora que você conhece os métodos de gerar boletos bancários que mais facilitam o seu dia a dia, está na hora de se aprofundar ainda mais no mundo dos negócios.
Para isso, o Blog da GestãoClick reúne as melhores dicas e ferramentas que auxiliam a sua empresa no dia a dia. Então, acesse e confira todas as nossas matérias.