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Google Shopping integra avaliador de marcas Reclame Aqui à plataforma: entenda tudo

No mundo digital, a confiança do consumidor é essencial para o sucesso das marcas. Pensando nisso, o Google Shopping deu um passo significativo ao integrar o avaliador de marcas Reclame Aqui à sua plataforma no Brasil. Com a inclusão das avaliações do Reclame Aqui, os usuários poderão ver as notas e feedbacks de outros consumidores […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Google Shopping integra avaliador de marcas Reclame Aqui à plataforma: entenda tudo

No mundo digital, a confiança do consumidor é essencial para o sucesso das marcas. Pensando nisso, o Google Shopping deu um passo significativo ao integrar o avaliador de marcas Reclame Aqui à sua plataforma no Brasil.

Com a inclusão das avaliações do Reclame Aqui, os usuários poderão ver as notas e feedbacks de outros consumidores diretamente no Google Shopping, facilitando a comparação e escolha por parte do público. 

Neste artigo, vamos explorar todos os detalhes dessa integração e como ela pode beneficiar tanto os consumidores quanto os vendedores. Boa leitura!

Como funciona o Google Shopping?

O Google Shopping é uma ferramenta que permite aos usuários pesquisar produtos de diferentes lojas online e comparar preços.

Essa plataforma funciona como um motor de busca especializado para produtos. Esse mecanismo permite que os usuários pesquisem itens, comparem preços de várias lojas, e vejam informações detalhadas, como descrições, avaliações e imagens.

Já que, quando um usuário faz uma pesquisa, o Google Shopping exibe uma lista de produtos relevantes com preços, vendedores, e links diretos para as páginas nas quais os produtos podem ser comprados.

Nesse sentido, para os lojistas, o Google Shopping oferece uma plataforma para anunciar seus produtos. Ou seja, seus produtos aparecem diretamente nas pesquisas do Google, aumentando a chance de serem vistos por potenciais clientes.

Outro ponto importante é que, com essa funcionalidade da plataforma, os clientes podem comparar preços facilmente, o que pode aumentar a competitividade dos seus produtos.

Além disso, com o Google Ads, você pode direcionar seus anúncios para públicos específicos, aumentando a eficácia das suas campanhas. Assim, é possível criar campanhas de Shopping no Google Ads, nas quais o pagamento é por cliques (CPC – Custo por Clique) nos seus anúncios. 

Leia também: O que é e como criar Google Meu Negócio para a sua empresa

O que é o avaliador de marcas Reclame Aqui?

O avaliador de marcas Reclame Aqui é uma ferramenta que permite aos consumidores avaliar e compartilhar suas experiências com diversas marcas e empresas.

Em outras palavras, trata-se de um site no qual os consumidores podem relatar problemas, insatisfações ou elogios relacionados a produtos e serviços adquiridos. 

Como funciona o avaliador de marcas Reclame Aqui?

Se um consumidor tem uma insatisfação com um produto ou serviço, ele pode acessar o site do Reclame Aqui e registrar uma reclamação sobre um produto ou serviço. 

Para isso, o consumidor precisa se cadastrar na plataforma e fornecer detalhes como o nome da empresa, a descrição do problema, e outros dados relevantes.

Em seguida, as empresas têm a oportunidade de responder às reclamações e tentar resolver os problemas apresentados.

A partir disso, com base nas reclamações e nas respostas, o Reclame Aqui atribui uma reputação às empresas.

Lembre-se: um dos princípios básicos do avaliador de marcas Reclame Aqui é a transparência. Todas as reclamações dos consumidores e as respostas das empresas ficam visíveis para qualquer internauta que acessar a página daquele determinado negócio no Reclame Aqui.

O que muda com a nova integração entre Google Shopping e Reclame Aqui?

A integração entre Google Shopping e o avaliador de marcas Reclame Aqui traz mudanças significativas tanto para consumidores quanto para lojistas.

As avaliações serão obtidas por meio do RA Reviews, uma ferramenta focada em mostrar feedbacks dos consumidores, com um processo verificado pelo próprio Reclame Aqui para garantir sua autenticidade.

Dessa forma, as avaliações de mercadorias feitas no site do Reclame Aqui aparecerão, também, nas informações de cada produto no Google Shopping Brasil. 

Além disso, a nota fornecida logo abaixo da descrição de cada produto terá como base, também, as avaliações feitas pelos usuários no site do Reclame Aqui.

Segundo informações do site da Exame, a colaboração entre essas duas plataformas não é novidade. Já que, desde o ano de 2021, o Google Shopping incorporou alguns dados do Reclame Aqui na classificação de lojistas que vendem pela plataforma.

Contudo, com a nova integração, a jornada de compras torna-se mais fluida e confiável para os usuários.

google shopping

A seguir, listamos as principais mudanças para consumidores e lojistas. Confira:

Para os consumidores

Entenda o que muda para os consumidores com a nova integração presente na plataforma Google Shopping:

Avaliações integradas

As avaliações de produtos feitas no Reclame Aqui passam a aparecer diretamente no Google Shopping. 

Ou seja, ao pesquisar determinado produto, as avaliações do Reclame Aqui ficam visíveis para o consumidor e não apenas no próprio site do avaliador de marcas, como acontecia anteriormente.

Transparência

Essa integração é muito interessante, pois possibilita maior transparência sobre a reputação de uma determinada marca, o que acarreta uma decisão de compra mais ágil e informada.

Se antes os consumidores poderiam ser induzidos a comprar sem conhecer a marca mais profundamente, agora as avaliações aparecem de maneira mais transparente e prática no momento de pesquisa/compra.

Facilidade de acesso

Diferente do que acontecia antes, as avaliações aparecem de maneira acessível e bastante clara para os usuários, facilitando a visualização e encurtando algumas etapas do processo de compra.

Em resumo, o consumidor não precisa buscar pela página de determinada empresa no Reclame Aqui para obter informações sobre a reputação daquela marca.

Para os lojistas

Agora que você já sabe o que muda para os consumidores, entenda melhor as mudanças para os comerciantes:

Mais visibilidade

Se antes um lojista com boa reputação ficava em destaque somente na plataforma do Reclame Aqui, agora eles ganham mais espaço e visibilidade online com a integração com o Google Shopping.

Esse é um ponto que pode ser benéfico, caso as avaliações do seu negócio sejam positivas; ou não, caso a reputação da sua marca não seja das melhores.

Por isso, é necessário que o empreendedor redobre sua atenção para as avaliações do Reclame Aqui e, consequentemente, para a resolução de problemas e qualidade do produto/entrega.

Feedback valioso

Da mesma forma que ter acesso facilitado ao feedback de outros consumidores é um benefício para os consumidores, os lojistas também ganham com isso.

Afinal, dessa maneira, podem ficar muito mais atentos a novas sugestões, pontos de melhoria e recomendações positivas do público consumidor da marca.

Essas informações ajudam a gerar insights para melhorias e, também, fazem com que o empreendedor compreenda melhor o que teve bom retorno e deve ser mantido. 

Competitividade

Por último, essa integração entre as plataformas pode aumentar a competitividade entre as marcas.

Isso é positivo, porque incentiva os lojistas a manterem um alto e excelente padrão de qualidade e atendimento. 

Contudo, pode ser negativo, já que cada vez mais concorrentes se empenham em conseguir uma boa reputação no Reclame Aqui, o que aumenta a responsabilidade e a pressão para conseguir uma boa resolução de problemas e retornos satisfatórios dos clientes.

Benefícios da nova integração com o Google Shopping

Mas você, lojista, deve estar se perguntando: quais são os reais benefícios das mudanças possibilitadas por essa integração para o meu negócio? A seguir, citamos algumas das principais vantagens:

Maior credibilidade

Lojas com boas avaliações no avaliador de marcas Reclame Aqui terão essas avaliações exibidas diretamente no Google Shopping, aumentando a confiança dos consumidores e a probabilidade de conversão.

Além disso, essa integração permite que os consumidores vejam a reputação das lojas de forma clara, o que pode atrair mais clientes para lojistas bem avaliados.

Insights para melhorias

As avaliações e reclamações dos consumidores fornecem feedback direto, permitindo que os lojistas identifiquem áreas de melhoria em seus produtos e, também, no serviço de atendimento ao cliente.

Diferenciação no mercado

Lojistas com boas avaliações e resolução rápida de problemas podem se destacar da concorrência, especialmente em um mercado competitivo como o e-commerce.

Incentivo à qualidade

A necessidade de manter uma boa reputação pode incentivar os lojistas a oferecerem produtos de alta qualidade.

Alcance a um público maior

A integração com o Google Shopping expande o alcance dos lojistas, permitindo, assim, que seus produtos sejam vistos por um público maior e mais diversificado.

Melhoria na experiência do cliente

Por fim, a integração promove um ambiente de compras mais transparente e confiável, o que pode melhorar a experiência geral do cliente e aumentar a fidelidade.

Afinal, os consumidores têm acesso a informações detalhadas sobre os produtos e a reputação das lojas, o que facilita a tomada de decisão. Além de incentivar a melhoria do atendimento como um todo.

GestãoClick no Prêmio Reclame Aqui 2024

A GestãoClick é uma empresa que oferece um software de gestão empresarial completo e simples de usar. 

Nossa marca concorre este ano na categoria “Fabricantes”, subcategoria “Softwares”, ao lado de 7 outras empresas. 

Segundo os consumidores, a reputação da GestãoClick no Reclame Aqui é ótima, com uma nota geral de 8,7/10 nos últimos 12 meses. 

  • Reputação (6 meses): ÓTIMO (8,7/10)
  • Reclamações Respondidas: 100%
  • Índice de Solução: 81,8%
  • Nota do Consumidor: 8,36
  • Voltariam a Fazer Negócio: 86,4%

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Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Carol é jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em revisão e preparação de textos pela PUC Minas.
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