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Como instalar certificado digital A1

O certificado digital é um item de extrema importância para a segurança das transações e dados da sua empresa. Acompanhe o passo a passo para instalação do certificado A1.

Por GestãoClick
Atualizado em
Como instalar certificado digital A1

O certificado digital já é uma obrigatoriedade para muitas empresas, no entanto, trata-se também de uma ferramenta importante para uma série de situações.
E para saber mais sobre o assunto, inclusive, como instalar certificado digital A1, confira neste artigo os seguintes tópicos:                                                     

  • O que é o certificado digital A1;
  • Como obter o certificado digital A1;
  • Como instalar certificado A1;
  • Como importar certifica do digital;
  • Certificado digital e software ERP.

O que é o certificado digital A1

Os certificados digitais, hoje em dia, são amplamente utilizados por pessoas físicas e jurídicas, sendo que possuem o objetivo de comprovar uma identidade no meio digital. Dessa forma, o certificado funciona como uma assinatura feita na internetpara comprovar que uma pessoa ou empresa é ela mesma em transações online.

Essas transações não são apenas financeiras, como também e, principalmente, para o envio de documentos, como as notas fiscais eletrônicas. Também é uma exigência na hora de emitir cupons fiscais eletrônicos e comprovantes de transporte eletrônicos. Além de garantir a identidade de uma pessoa ou empresa esse documento tem mais vantagens. 

                                                                           certificado-digital

Entre elas, permitir o uso de ambientais mais seguros online e tornar mais eficiente a emissão e o envio de documentos. Existem diferentes tipos de certificados digitais, sendo que um deles é o A1. Todos funcionam de forma semelhante e são compatíveis com praticamente todos os ambientes onde é preciso usar a certificação digital.

A diferença do A1 em relação aos demais é que esse certificado fica registrado no próprio computador do usuário, ao contrário de outros tipos, quando o certificado permanece em pen drives e demais dispostos. Desse modo, o A1 funciona através de um par de chaves, uma pública e outra privada, sendo que para usá-lo é preciso de uma senha.

Além disso, esse tipo de certificação possui validade de um ano. Já os seus dados, que são armazenados no computador do titular, ficam protegidos, seguros de qualquer violação.

Como obter o certificado digital A1

Para obter o certificado digital A1, bem como os de demais tipos, é preciso entrar em contato com uma Autoridade Certificadora. Hoje em dia, existem diferentes opções, sendo que possuem preços e vantagens diferenciadas. Por isso, o mais adequado é pesquisar bem para escolher a empresa que oferece o certificado que mais se encaixa no seu orçamento.

O procedimento mais comum é que depois de escolher com qual Autoridade Certificadora e adquirir o produto, seja necessário se encaminhar pessoalmente até a empresa. Isso é necessário para realizar a identificação presencial, sendo que, nessa hora, é preciso em mãos todos os documentos exigidos, os quais garantem a autenticidade do processo.

Como instalar certificado A1

Já que o certificado A1 fica armazenado no computador de quem o comprou, ou seja, do titular, é preciso saber como instalar certificado A1 para posterior uso. Nesse momento, é indicado verificar se o sistema operacional do computador está de acordo com os requisitos do certificado digital.

Depois da Autoridade Certificadora realizar as verificações necessárias, ela envia para o titular do certificado A1 um e-mail com o assunto Aprovação do Pedido. Conforme quem emite esse documento, pode haver algumas diferenças, sendo que de maneira geral, o mais comum é que no e-mail haja um link, no qual é preciso clicar para instalar certificado A1.

É importante verificar se os dados que aparecem durante o processo estão corretos. Você também deve seguir a instalação de acordo com as orientações, bem como criar uma senha de gerenciamento.

Ao fim da instalação, um novo ícone vai aparecer na área de trabalho do seu computador, sendo preciso clicar nele duas vezes para iniciar o procedimento de exportar certificado para o navegador da sua máquina. Cada certificação possui o seu passo a passo, o que pode mudar de acordo com o navegador instalado. Essas orientações sempre são disponibilizadas. 

Como importar certificado digital

Também é possível aprender a como importar certificado digital para que ele seja importado para os outros computadores da sua empresa. Para tanto, é preciso fazer uma cópia de segurança, que vai ser útil ainda se houver problemas que levem à perda do certificado digital, como em caso de exclusão acidental ou de formatação do disco rígido.

Já o passo a passo para importar certificado digital é: 

  • Passo 1 – Clique duas vezes no arquivo da cópia de segurança do certificado digital;
  • Passo 2 – Clique no botão Avançar;
  • Passo 3 – Marque as três opções existentes;
  • Passo 4 – Digite a senha da cópia de segurança;
  • Passo 5 – Clique no botão Avançar para que a instalação seja concluída.

 

Sabia que o Certificado Digital A3 garante muita segurança para sua empresa? Saiba mais em: “Mais segurança com o certificado digital A3“.

 

Certificado digital e software ERP

Como já foi dito, o certificado digital é uma assinatura virtual que possui muitas vantagens, como na hora de emitir nota fiscal eletrônica. Por isso, quando se fala nesse documento que torna tão menos burocrática a rotina da sua empresa, não tem como não falar em software ERP. Afinal, um dos seus principais recursos é o emissor de nota fiscal.

Hoje em dia, a nota fiscal eletrônica é uma forma muito mais simples de gerar esse documento e gerenciá-lo, enviando para o governo, fornecedores e clientes, de maneira bastante eficiente. No entanto, um software ERP pode fazer muito mais do que isso, como emitir boleto bancário e ajudar no controle de estoque, do setor financeiro, etc.

Nosso software ERP  funciona como um sistema de gestão empresarial completo. Para tanto, possui módulos variados, cada um com uma função. Assim, é possível informatizar os dados do seu negócio, conectar os setores e automatizar os procedimentos. Mas para que tudo isso seja feito com máxima segurança é preciso contar com os certificados digitais.

O seu software ERP também tem certificação digital, permitindo aos seus clientes um ambiente seguro para o seu sistema. Já que se trata de um programa que funciona online e, assim, garante o acesso remoto para os seus clientes em qualquer momento e usando qualquer aparelho com internet, a sua certificação garante sucesso em todos os procedimentos.

Como importar o certificado para o GestãoClick
 

Para importar o seu Certificado Digital para o nosso sistema, vá em Configurações > Certificado digital, importe o arquivo .PFX, insira a senha e depois clique em Atualizar.



Leia também: Qual certificado digital: quais suas funçoes e qual escolher e mantenha a segurança dos dados da sua empresa.

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