Materiais ricos
Início » Blog » Sistema ERP » Novidades GestãoClick » Desvendando a Inteligência Artificial

Desvendando a Inteligência Artificial

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Inteligência Artificial, acertei? A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem revolucionado a era digital com suas inovações. Da mesma forma que outras inovações tecnológicas, a Inteligência Artificial também pode despertar preocupações devido ao seu caráter desconhecido. Mas fique calmo: embora pareça complicada, a IA funciona de […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Desvendando a Inteligência Artificial

Você provavelmente já ouviu falar sobre a Inteligência Artificial, acertei? A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem revolucionado a era digital com suas inovações. Da mesma forma que outras inovações tecnológicas, a Inteligência Artificial também pode despertar preocupações devido ao seu caráter desconhecido.

Mas fique calmo: embora pareça complicada, a IA funciona de forma simples e prática. Afinal, ao contrário do que muitos pensam, seu objetivo é facilitar o nosso dia a dia, e não representar uma ameaça ou para nos substituir.

Nós já realizávamos muitas tarefas do dia a dia com o auxílio da Inteligência Artificial antes mesmo desse termo se popularizar no Brasil. O desbloqueio de tela é um exemplo clássico das facilidades proporcionadas pela IA.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que é a Inteligência Artificial, quais são os seus tipos e onde podemos encontrá-la. 

Afinal, o que realmente é a Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial ‒ também conhecida como Artificial Intelligence ou IA ‒ é o campo de estudo da tecnologia que possibilita que os softwares e/ou sistemas tomem decisões similares às humanas

Além disso, esse artifício apreende facilmente novos elementos por meio da experiência e se adapta rapidamente às mudanças.

A IA absorve diversas informações de gêneros distintos e as diferencia em pessoas, objetos, ambientes, entre outros.

Dessa forma, a máquina decide e define certas ações de maneira “racional” a partir de dados digitais pré-definidos ou aprendidos ao longo do tempo.

Por diversas vezes, você já deve ter se deparado com a Inteligência Artificial. Por mais que nem sempre seja perceptível, ela faz parte do nosso cotidiano e está atrelada à nossa rotina.

Machine Learning e a PLN

Para que os sistemas inteligentes possam compreender os nossos comandos, utilizamos alguns métodos com o propósito de facilitar a interação entre máquinas e seres humanos.

A PLN, também conhecida como Processamento de Linguagem Natural, é um conjunto de técnicas utilizadas por softwares de Inteligência Artificial para compreender a linguagem humana de forma natural. Em outras palavras, trata-se da capacidade desses softwares de interpretar e processar textos e falas de maneira semelhante às dos seres humanos.

Já o Machine Learning, traduzido para o português como Aprendizado de Máquina, é um ramo da Inteligência Artificial que permite que os computadores capturem dados e códigos, e, por meio de análise, possam tomar decisões sem intervenção humana

Os algoritmos permitem que o sistema aprenda com os dados e encontre padrões e insights, possibilitando a execução de tarefas de forma autônoma, sem precisar de instruções específicas dos usuários.

Tipos de Inteligência Artificial

Como vimos anteriormente, a Inteligência Artificial é capaz de tomar certas decisões por meio do aprendizado e experiência adquirida em vários momentos, sejam eles pré-definidos ou aprendidos. Podemos, inclusive, compará-la à inteligência humana.

Atualmente, podemos encontrar 3 tipos de IA, que se diferenciam de acordo com as suas classificações técnicas:

  1. Inteligência Artificial Limitada (ANI)

A Inteligência Artificial Limitada é considerada “fraca”, já que está programada para realizar apenas uma tarefa. Ela pode armazenar diversos dados diferentes, porém é limitada a realizar apenas o que foi projetado.

  1. Inteligência Geral Artificial (AGI)

Já a Inteligência Geral Artificial pode ser considerada a mais similar ao comportamento da mente humana. Isso acontece porque ela tem a capacidade de mapear, identificar e compreender certos estímulos, assim como nós, seres humanos.

  1. Superinteligência Artificial (ASI)

Enquanto isso, a Superinteligência Artificial possui uma memória maior do que as das IAs apontadas anteriormente. Ela tem sido considerada como um recurso de nível mais elevado do que a mente humana. Porém, ela ainda não foi aplicada totalmente no mercado tecnológico, porque encontra-se em fase de estudos e testes.

Onde podemos encontrar a IA?

Conforme mencionado anteriormente, a Inteligência Artificial já está presente em nosso cotidiano em diversos momentos. Provavelmente você já utilizou a IA em algum aplicativo no seu smartphone para te auxiliar em alguma tarefa do dia a dia, por exemplo.

Dessa forma, aqui vai uma lista de onde podemos encontrar a IA:

  • No reconhecimento facial dos smartphones para segurança de dados. Também utilizado por alguns aplicativos, como os de bancos;
  • Nos GPSs atuais, que conseguem acompanhar, em tempo real, as informações sobre o trânsito. Dessa forma, é possível calcular rotas que gastem menos tempo e que não tenham obstáculos durante o percurso;
  • Nas assistentes virtuais, que são bastante utilizadas para trazer a Inteligência Artificial para dentro das casas, como o Google Home e a Alexa. Por comando de voz, é possível controlar luzes, cortinas, eletrodomésticos, fechaduras, entre outros.

Simplificação do cotidiano

É nítido que a tecnologia está inserida no nosso dia a dia de diversas formas, tanto no âmbito pessoal como profissional. Tarefas regulares, que antes eram consideradas difíceis, hoje são facilitadas pela IA e por outras tecnologias.

Dessa forma, compreendemos que a tecnologia veio para otimizar e simplificar processos, aumentando a produtividade em casa ou no trabalho, aperfeiçoando o desempenho e facilitando a vida das pessoas.

Assim como acontece com a Inteligência Artificial, nós desenvolvemos o ERP da GestãoClick com o objetivo de trazer maior comodidade aos seus usuários. Nesse caso, porém, o público-alvo são os empreendedores, já que a nossa meta é otimizar os processos dentro da sua empresa.

Explore todas as opções disponibilizadas pelo GestãoClick para impulsionar o seu negócio e aproveite o período de teste gratuito por 10 dias!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo