Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » Como escolher o programa de controle financeiro?

Como escolher o programa de controle financeiro?

Para controlar o financeiro do seu negócio, é importante saber escolher o melhor programa para controle financeiro. Saiba como escolher o melhor para sua empresa!

Por GestãoClick
Atualizado em
Como escolher o programa de controle financeiro?

Pessoas e empresas devem estar com as suas finanças em dia. Isso garante mais tranquilidade para o dia a dia. Mas empresas de todos os segmentos de mercado e mesmo de pequeno porte possuem um grande fluxo de informação, devendo usar ferramentas específicas.

Atualmente, há diferentes soluções, para ambos os casos. Porém, você sabe como escolher o melhor programa para controle financeiro? Para entender quais são todas as possibilidades continue lendo esse artigo com os seguintes tópicos.

  • Uso intuitivo e facilitado
  • Acesso remoto seguro
  • Informatização dos dados
  • Processos automatizados
  • Conexão dos setores
  • Controle financeiro

Uso intuitivo e facilitado

Uma das formas mais adequadas de saber como escolher o melhor programa para controle financeiro é avaliando a facilidade do seu uso. Afinal, se essa ferramenta para empresas tem o objetivo de dar mais agilidade para a rotina do dia a dia, deve ser prática.

Além disso, um software de controle financeiro intuitivo e fácil de manejar permite que a sua equipe seja treinada mais rapidamente. Desse modo, a sua empresa consegue se beneficiar com todos os recursos do programa o quanto antes.

Vale lembrar que um software intuitivo é aquele onde se consegue navegar sem problemas porque tudo está bem visível e possui uma lógica adequada de funcionalidades. Com isso, você e a sua equipe não precisam ficar procurando onde clicar a todo o momento.

Leia mais: Como eliminar as planilhas na Black Friday

Acesso remoto seguro

Outra característica que torna um software o melhor programa para controle financeiro lhe oferece acesso remoto. Dessa maneira, ele pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento, inclusive, de dispositivos móveis através de um aplicativo para controle financeiro

Essa vantagem é extremamente importante porque significa que mesmo quando estiver fora da sua empresa, em reuniões ou viagens, você pode acompanhar o seu negócio.

Já a sua equipe consegue realizar vendas externas com sucesso. Outro aspecto relevante é que, se o programa pode ser usado à distância, é online, o que quer dizer que funciona na nuvem.

Nesse caso, todos os dados da sua empresa estão em servidores seguros, sem ocupar o espaço das máquinas do seu escritório.

Também existe um custo menor com a contratação de profissionais para dar conta dos mecanismos de segurança, como para fazer as cópias de segurança, os backups. Afinal, o melhor programa para controle financeiro deve ainda oferecer esse serviço.

Informatização dos dados

Aplicativos de controle financeiro devem ser eficientes em informatizar todos os dados da sua empresa. Esse é o primeiro passo para que tudo possa ser executado com mais agilidade por você e sua equipe.

Quando as informações estão informatizadas, ficam mais fáceis de serem acessadas, mesmo que referentes a meses ou até anos anteriores.

Também é possível organizá-las de maneira mais apropriada, bem como utilizá-las para fazer levantamentos, inventários e relatórios.

Todos esses documentos possuem grande importância para o planejamento financeiro e dos demais setores do seu negócio. Além disso, os dados quando visualizados contribuem com a tomada de decisões.

Isso acontece porque você consegue fazer as escolhas mais assertivas para a sua empresa ao ter acesso a dados completos e atualizados para se basear. Afinal, achismos não devem fazer parte da tomada de decisões sérias.

Processos automatizados

Mais um aspecto relevante que você deve avaliar ao escolher o melhor programa para controle financeiro para gerenciar o dinheiro do seu negócio é o quanto de informatização ele oferece para a rotina do seu escritório. Isso possibilidade muito mais agilidade.

Quando os procedimentos se tornam automáticos você pode reduzir até mesmo o quadro de pessoal e economizar com essa decisão. Afinal, é possível que menos funcionários realizem o trabalho de mais pessoas, sem sobrecarregarem-se e sem que haja perda da qualidade.

Com processos automatizados, reduz-se ainda o tempo perdido em digitar informações. Ou seja, se elas ficam informatizadas no seu sistema, um único comando pode ser o suficiente para preencher dados de documento com muito mais rapidez.

Além disso, existem tarefas que quando feitas manualmente estão sujeitas a passarem por muitos erros e, com processos automatizados, esse problema é reduzido de forma expressiva. E mais, consegue-se manter um mesmo padrão de qualidade.

Conexão dos setores

O melhor programa para controle financeiro deve permitir que os setores da sua empresa se conectem. Essa possibilidade torna o dia a dia ainda mais dinâmico, pois as informações podem migrar de um setor para o outro e menos trabalho deve ser feito.

Um bom exemplo para explicar a vantagem da conexão dos setores é que ao realizar as vendas, o responsável por ela a finaliza no sistema. Assim, os dados migram para o setor financeiro, que deve emitir a nota fiscal, com os dados do cliente que já foram inseridos anteriormente.

Além disso, o software de controle financeiro adequado possui outras funcionalidades, como controle de estoque. Nesse caso, a informação sobre a venda concluída segue para o setor de estoque também, onde é executada a baixa automática do item comercializado.

 melhor programa para controle financeiro

Controle financeiro

Além das vantagens que envolvem o melhor programa para controle financeiro, é preciso que a funcionalidade de gestão das finanças seja bem completa. O software ERP, que dispõe de controle financeiro, conta com os recursos de fluxo de caixa, contas a pagar e a receber. Também possui conciliação bancária, bem como opções de emitir boleto bancário e carnê de pagamento.

Com todas essas possibilidades é possível gerenciar o seu negócio com sucesso, além de fazer planejamento financeiro, uma tarefa anual que deve ser revista mês a mês.

Outra dica importante, mesmo com o melhor programa para controle financeiro, é que você não misture as suas finanças pessoais com as da sua empresa. Esse é um erro bastante comum que pode levar a altos prejuízos para o seu empreendimento.

Afinal, se não existir essa separação, você pode acabar usando o dinheiro da sua empresa para contas pessoais, prejudicando o pagamento das contas do seu negócio. Por isso, também é importante que você tenha um programa para controle financeiro do seu dinheiro pessoal.

Conheça na prática o GestãoClick o programa para controle financeiro empresarial online para pequenas e médias empresas que facilita a gestão do seu negócio.


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo