Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » O que é faturamento? Tudo sobre mensurar, calcular e prever seu faturamento

O que é faturamento? Tudo sobre mensurar, calcular e prever seu faturamento

O faturamento de um negócio é a soma total de todas as saídas realizadas no decorrer de certo período. Saber como calculá-lo é essencial para obter bons resultados em seu negócio.

Por Ivan Vilela
Atualizado em
O que é faturamento? Tudo sobre mensurar, calcular e prever seu faturamento

A príncipio, o faturamento é algo que faz parte do dia a dia de uma companhia, isso porque ele é responsável por apresentar se o negócio está ou não indo bem e determinar em qual categoria ele se encaixa no mercado. A partir desse fator também é possível calcular todos os consumos que a companhia tem no mês e os tributos que precisam ser pagos.

Por isso, conhecer o real faturamento do seu estabelecimento é indispensável para mantê-lo funcionando da melhor forma possível e de acordo com todas as normas. Apesar da sua importância, é comum que muitas pessoas acabem tendo dúvidas sobre esse assunto.

Pensando nisso, a GestãoClick preparou um conteúdo completo para que você possa entender sobre o faturamento e as formas de calculá-lo em seu dia a dia.

O que é faturamento?

Primeiramente, o ganho de uma Empresa é a soma total de todas as vendas realizadas no decorrer de certo intervalo.

Com isso, é possível entender se o negócio é um MEI ou então uma Microempresa, por exemplo.

Mesmo que o negócio consiga movimentar seu caixa de outras maneiras (como com investidores, por exemplo), ele deve considerar apenas os ganhos feitos a partir das suas vendas.

Como o faturamento pode influenciar no porte da sua empresa?

Como foi apresentado no conteúdo, o faturamento é um dos grandes responsáveis por determinar qual o porte da sua firma, empresa como:

  • MEI: trabalhadores em forma autônoma que são formalizados e que possuem uma renda de até R$81 mil por ano;
  • Microempresa (ME): empresas com os ganhos anuais de até R$360 mil;
  • Empresa de porte pequeno (EPP): entre R$360 mil e R$4,8 milhões de faturamento anual;
  • Empresa de médio e grande porte: o faturamento deve ser acima de R$4,8 milhões anual.

Se a sua empresa recebe mais do que o estabelecido para a sua condição, ela é obrigada a fazer o seu reenquadramento para um novo porte conforme com a sua receita.

Tipos de faturamento

Uma companhia pode faturar de duas formas diferentes, bruto e líquido, e, entender mais sobre cada um deles é essencial para entender como calculá-los da forma correta.

Bruto

A versão do faturamento bruto é o valor completo que a firma recebe em todas as suas vendas.

Líquido

Já o faturamento líquido é equivalente ao faturamento bruto, sem contar com todos os tributos que precisam ser pagos mensalmente, assim como produtos que foram devolvidos ou vendas canceladas.

Qual a diferença entre faturamento e lucro?

Além disso, é muito comum que os empreendedores de primeira viagem acabem confundindo faturamento com lucro. No entanto, esses dois termos são bem diferentes.

Como visto anteriormente, o faturamento deve ser equivalente a todo o valor que entra na sua empresa a partir das suas atividades comerciais. Já o lucro de um negócio, é o preço que sobra após descontar todas as despesas mensais e os gastos necessários para manter o negócio funcionando.

Como mensurar o seu faturamento?

Mensurar o seu faturamento pode ser uma tarefa simples, desde que todas as suas despesas estejam evidentes e bem organizadas. Veja como apurar cada um deles:

Faturamento bruto

Para mensurar o seu faturamento bruto você precisa realizar a seguinte equação:

Faturamento líquido = preço completo dos produtos e serviços

O valor encontrado deverá ser multiplicado pelo volume de vendas.

Ou seja, basta multiplicar o valor dos seus produtos vendidos por cada uma das vendas concretizadas.

Faturamento líquido

Para calcular a versão líquida da sua empresa você precisa realizar uma equação simples, ela é:

Faturamento líquido = faturamento bruto – tributos – resultados das vendas

Com isso, basta que você pegue o valor do faturamento bruto e subtraia todos os gastos cumpridos no mês.

Qual a importância da previsão do seu faturamento?

Prever o faturamento da sua empresa é muito importante para manter uma boa saúde financeira para o seu negócio.

Isso porque dessa maneira você conseguirá facilitar a sua estratégia de gestão, e dificilmente terá surpresas negativas com o decorrer do tempo.

Projeções feitas de forma incorreta podem acabar trazendo resultados comprometedores para a sua empresa.

Como um ERP pode auxiliar na documentação e no aumento do faturamento?

Um ERP é um sistema que permite que informações possam ser integradas de forma mais simples. Além de possibilitar que de todos os processos de uma empresa sejam executados de maneira mais eficiente.

As empresas que contam com esse tipo de programa em seu dia a dia conseguem ter resultados melhores em diversas áreas, incluindo no seu faturamento.

Isso porque ela conseguirá manter todos os seus ganhos e gastos bem administrados, evitando que sofram algum tipo de rombo financeiro em suas contas finais.

Além disso, um ERP também pode auxiliar na administração de todas as documentações do negócio, que são registros de grande importância para uma companhia.

Uma das documentações administradas pelo ERP é o balanço patrimonial, um relatório responsável por mostrar de forma clara a situação financeira da empresa, garantindo uma boa gestão do seu faturamento.

Conte com a GestãoClick

Assim, caso você deseja contar com o auxílio de uma empresa que oferece um sistema ERP para otimizar a gestão do seu negócio, então conte com a GestãoClick.

Com nosso software você poderá emitir notas de maneira simplificada, controlar o seu estoque e o seu faturamento e muito mais!

Por fim, você ainda pode experimentar o nosso serviço de forma totalmente gratuita por 10 dias, aproveite!

Se deseja ficar por dentro de todas as novidades do mundo contábil, acesse o Blog da GesãoClick e tenha acesso aos melhores conteúdos do mercado.

Ivan Vilela

Ivan da GestãoClick

Ivan é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e possui pós-graduação em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas. Amante da comunicação, ele se destaca pela habilidade de se conectar e dialogar com profissionais de todos os perfis.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Confira outros artigos que vão te ajudar a aumentar as vendas e melhorar a gestão do seu negócio.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!