Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Motivação para vendedores: Estimule sua equipe!

Motivação para vendedores: Estimule sua equipe!

Motivação para Vendedores é algo que gestores buscam para estimular a equipe. Saiba como motivar um vendedor muito além do lucro e satisfação pessoal!

Por GestãoClick
Atualizado em
Motivação para vendedores: Estimule sua equipe!

Você entende a importância de motivar sua equipe de vendas? Mesmo em pequenas empresas, o time de vendas pode fazer uma grande diferença na receita mensal e no crescimento do negócio. Mas, como motivar vendedores?
Saiba que há várias formas de motivação para vendedores, e nem todas exigem altos investimentos — em muitos casos, um elogio bem feito pode mudar o dia de um funcionário.
Agora, vamos ao que interessa: a seguir, aprenda como estimular o time de vendas!

Estabeleça objetivos

motivação para vendedoresSem planejamento, não tem como motivar um vendedor. Por isso, é muito importante estabelecer objetivos claros e mostrar para cada um dos colaboradores o que a empresa espera deles.
Para facilitar a estratégia e poder comemorar pequenas vitórias com o time de vendas, quebre os objetivos finais em metas menores. Veja um exemplo: Se o objetivo final é vender 12000 unidades de determinado produto por ano, por exemplo, estipule as metas de vender 1000 unidades desse produto por mês ou 250 unidades por semana — dessa forma, o objetivo final é atingido e a equipe se sente mais motivada sempre que alcança a meta semanal/mensal.

Reconheça os bons funcionários e dê suporte à equipe

motivação para vendedoresA motivação para vendedores começa com o devido suporte à equipe. Afinal, se não há treinamentos e capacitações, como o gestor espera que a equipe se desenvolva e venda mais?
Além dos treinamentos e capacitações, outra forma de suporte consiste em dar feedbacks construtivos e periódicos. Assim, os vendedores saberão se estão ou não no caminho certo.
Aliás, motivação, suporte e reconhecimento andam juntos! Por isso, estimule a equipe reconhecendo bons funcionários e bons resultados. Faça com que eles se sintam parte da empresa, defina um plano de carreira e comece a prezar a transparência na comunicação.

Não se esqueça de promover treinamentos para as promoções de datas sazonais, como Black Friday, natal, dia das mães entre outras.

Invista em campanhas motivacionais

motivação para vendedoresO sistema de recompensar bons vendedores funciona muito bem em empresas de diferentes portes, pois motiva as equipes e as torna mais produtivas. A razão disso é simples: sabendo que a obtenção de determinada meta vai gerar um benefício, os vendedores se sentem mais motivados e tentam vender mais.

Os benefícios estipulados, por sua vez, devem estar alinhados ao orçamento da empresa e às necessidades da equipe. Não é necessário gastar muito: oferecer dias de folga, por exemplo, já agrada muitos funcionários.
Então, já sabe: trabalhe em um planejamento de campanhas motivacionais a fim de reconhecer aqueles que se destacam!

Integre diferentes setores para melhorar o clima organizacional

Ter um bom clima organizacional é uma motivação para vendedores e para todos os outros funcionários da empresa, inclusive você!
Uma maneira de melhorar o clima organizacional é integrar diferentes setores e equipes. Na sua empresa, por exemplo, o time de vendas pode trabalhar alinhado ao time de marketing. Alguns gestores já perceberam que a integração dessas equipes gera melhores resultados para os colaboradores e para o negócio em geral.

Valorize novas ideias e celebre as pequenas vitórias

motivação para vendedoresNão há  nada mais desmotivador para uma mente criativa do que ver suas ideias sendo rejeitadas. Lembre-se sempre: os vendedores atuam com funções diferentes da sua e, em muitos casos, entendem melhor o que estão fazendo e o que é preciso para alcançar as metas estipuladas. Não é preciso aceitar todas as ideias, de forma alguma, mas escutar cada colaborador que chega até você e refletir sobre o que foi sugerido é uma boa atitude para estimular a equipe em geral, alcançar resultados e fazer a empresa crescer.
Por fim, chegamos a um dos pontos mais importantes para estimular o time de vendas: celebre as pequenas vitórias! Como? Você pode:
– organizar uma reunião para compartilhar os resultados e agradecer o time;- preparar um café da manhã especial na própria empresa;- convidar a equipe para um happy hour na sexta-feira, após o expediente;- fazer festas de final de ano e lembrar as vitórias conquistadas.
Viu?! Pequenas atitudes já mudam, e muito, a dinâmica entre gestores e vendedores, o que colabora para a melhora do clima organizacional e para a motivação da equipe de vendas. Agora que você já aprendeu como motivar vendedores, o que acha de colocar as sugestões acima em prática o quanto antes?
Ah, e saiba que a motivação para vendedores é apenas um dos passos importantes para aumentar a saída de produtos. Quer entender mais sobre o assunto? Então, confira 9 dicas infalíveis para alavancar as vendas!


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo