Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Clima organizacional: o que é?

Clima organizacional: o que é?

O que é Clima Organizacional? Um conjunto de elementos essenciais para a satisfação de seus funcionários. Transforme a cultura e clima organizacional do seu negócio!

Por GestãoClick
Atualizado em
Clima organizacional: o que é?
Cuidar do clima organizacional nas empresas é uma importante estratégia que contribui para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, para o alcance de bons resultados.  
Por isso, decidimos abordar este tema e trazer as principais informações sobre o assunto para você. Ao ler este artigo, você entenderá o que é clima organizacional, por que ele afeta o desempenho da equipe e da empresa e como pesquisas podem ajudar.  
Então, vamos ao que interessa? Boa leitura!

O que é clima organizacional?

O conceito clima organizacional já vem sendo discutido há algum tempo, visto que a qualidade de vida no trabalho é uma preocupação também relacionada aos resultados que uma equipe saudável e satisfeita consegue atingir.  
Esse conceito não deve ser confundido com o de cultura organizacional, que tem a ver com a identidade, valores e forma de atuação do negócio. O clima organizacional, por sua vez, tem a ver com a satisfação no dia a dia de trabalho — ele nada mais é que o clima interno da empresa e está diretamente relacionado:  
– à qualidade do ambiente de trabalho;
– àquilo que os colaboradores esperam da empresa;
– à motivação e controle da produtividade;
– ao índice de rotatividade de funcionários;
– ao relacionamento entre colaboradores.  
Os tópicos mencionados acima são apenas alguns exemplos que influenciam a qualidade do clima em uma base diária. Geralmente, esses fatores variam de empresa para empresa.

Por que a qualidade do clima organizacional afeta o desempenho da equipe e do negócio?

O clima organizacional pode ser entendido como a realidade percebida pelos trabalhadores no ambiente empresarial e o modo que ela influencia a saúde mental, física e emocional deles no dia a dia.   
Em outras palavras, se o clima for bom haverá confiança, respeito, comprometimento, motivação e engajamento, que levarão os colaboradores a contribuírem para o êxito da empresa — daí sua importância no âmbito corporativo.  
Por outro lado, se o clima organizacional for ruim, os resultados são:  
– aumento do índice de rotatividade e perda de talentos;
– baixa produtividade;
– atrasos constantes;
– insatisfação;
– deterioração da saúde dos funcionários.  
Por isso, mesmo em empresas de pequeno ou médio porte, é necessário contar com estratégias de gestão de processos adequadas para garantir a satisfação e nível de pertencimento que a atmosfera ideal desperta nos colaboradores.

O que é Pesquisa de Clima Organizacional e como ela pode ajudar?

o que e clima organizacional
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Locomotiva em parceria com o Grupo LTM, cerca de 56% dos brasileiros estão insatisfeitos com seus empregos. Outro destaque da pesquisa é o fato de que recompensas materiais e reconhecimento do trabalho realizado são muito relevantes para a maioria dos funcionários.
No entanto, não é difícil encontrar empresas e gestores que:  
– não oferecem campanhas motivacionais;
– não dão feedbacks construtivos;
– não elogiam bons trabalhos.   
Como cultura e clima organizacional andam juntos, é preciso que empresários comecem a avaliar se o tratamento dado aos funcionários está alinhado aos valores da empresa. Aliás, será que você conhece as insatisfações das pessoas que trabalham em seu negócio?   
Uma forma de saber o que precisa ser melhorado é realizar periodicamente pesquisas de clima organizacional, pois dessa forma abre-se um canal de comunicação no qual a equipe consegue expressar suas insatisfações. A partir dos resultados, então, é possível traçar novos caminhos que priorizem os trabalhadores e suas necessidades.  
A percepção dos funcionários é o principal fator a ser levado em consideração antes de iniciar qualquer projeto de mudança. Veja o que deve ser considerado nessas pesquisas:  
– nível de satisfação com benefícios e salários recebidos, de forma que as necessidades básicas dos empregados sejam supridas;
– colaboração no ambiente de trabalho, seja com colegas ou gestores;
– alinhamento em relação às metas e objetivos propostos;
– fatores que geram insatisfação;
– competência dos gestores quando se trata de feedbacks construtivos e reconhecimento.  
Vale lembrar que todos esses pontos devem ser avaliados antes que planos de ação sejam postos em prática. Há questionários online que podem ser úteis, principalmente por respeitarem questões de privacidade.  
E então, já sabe o que é clima organizacional e como ele impacta os resultados do seu negócio? Ótimo! Agora, que tal conferir outro post valioso relacionado ao assunto? Saiba já como melhorar a cultura organizacional na sua empresa!
Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!