O que é gestão empresarial? Aplique no seu negócio!


gestão empresarial
Você sabe o que é gestão empresarial? Esse conceito é bastante amplo, mas também de extrema importância para a administração do seu negócio, independentemente do seu porte e segmento de mercado.

Diferente do que se pode imaginar, até mesmo empresas familiares devem seguir os principais conceitos administrativos e a gestão empresarial é um deles. Afinal, trata-se de um negócio como qualquer outro, que deseja vender e ter lucro.

Além disso, mesmo as pequenas e microempresas, ou podemos dizer, inclusive, os negócios de pequeno porte, possuem uma concorrência acirrada em praticamente todos os nichos de mercado. Portanto, continue lendo este artigo e saiba mais sobre gestão empresarial o que é.

Para tanto, confira as informações contidas nos tópicos a seguir:

• O que é gestão empresarial
• Atividades da gestão empresarial
• Como colocar em prática a gestão empresarial
• Dicas para o sucesso do seu negócio
• Como um sistema ERP online ajuda na gestão empresarial
 
 

O que é gestão empresarial

Para responder à pergunta o que é gestão empresarial, pode-se dizer de modo resumido que se trata de administrar de maneira global um negócio. O gestor deve estar em todas as frentes da empresa.

Ele deve desenvolver, estruturar e controlar de modo conjunto todas as ações e estratégias do negócio. Já que engloba uma série de atividades, portanto, a empresa pode ter mais de um gestor e mesmo uma hierarquia de gestores.

Além disso, é o gestor quem determinada como vai funcionar a hierarquia do negócio, sendo que ele não é necessariamente o proprietário, ainda mais quando falamos sobre gestão empresarial o que é dentro de grandes corporações.

Por outro lado, em pequenas e microempresas o gestor acumula a responsabilidade de todos os setores ou há um número reduzido deles. De qualquer forma, o gestor é o principal tomar de decisões e para fazer isso deve estar a par do que acontece no empreendimento.

Embora também possa fazer tarefas corriqueiras do dia a dia, a sua preocupação maior deve ser com a administração do negócio como um todo. Para tanto, a gestão empresarial precisa, sobretudo, estar alinhada com o segmento de mercado ao qual pertence.

 

Atividades da gestão empresarial

Já que a gestão empresarial é a responsável por uma empresa ir para a frente, funcionar, são muitas as atividades que deve executar. Entre elas, é possível destacar:

• Criar o plano de negócios e adaptá-lo de acordo com a necessidade;
• Determinar a estrutura da empresa, com setores e processos;
• Definir onde e como os recursos financeiros, estruturais e humanos são aplicados;
• Avaliar e criar estratégias para o sucesso financeiro da empresa,
• Proporcionar o crescimento por meio de resultados maiores e melhores;
• Acompanhar e controlar as atividades administrativas, operacionais e financeiras;
• Desenvolver planos de venda e balancear lucro e oferta;
• Delegar tarefas aos colaboradores;
• Fiscalizar as atividades desempenhadas pela equipe;
• Manter funcionários motivados;
• Promover colaboradores ou remanejá-los para um melhor aproveitamento;
• Ser a figura a se recorrer quando ocorrem problemas;
• Ouvir a sua equipe e aproveitar as boas ideias;
• Analisar a melhor maneira de crescimento para a empresa;
• Controlar as ações de marketing e a exposição da marca;
• Negociar com fornecedores;
• Criar políticas de redução de gastos com economia e reutilização.

De acordo com o segmento de mercado pode haver demais atividade específicas.

 

Como colocar em prática a gestão empresarial

Agora que você já sabe o que é gestão empresarial e quais as atividades que engloba, é preciso saber como realizá-las apropriadamente. Um dos principais aspectos é ter uma equipe capacitada, em sintonia e ciente dos valores da empresa.

É praticamente impossível o gestor realizar com sucesso todas as atividades de uma empresa. Seria necessário ter um profundo conhecimento sobre todos os setores existentes, além de conseguir executar diferentes tarefas de uma única vez.

Por isso, o gestor de sucesso é aquele que sabe montar uma equipe vencedora e delegar a cada membro as atividades relativas ao seu cargo. Ao mesmo tempo, o gestor deve ter algum conhecimento de todas as áreas.

E, assim como um empreendedor, estar sempre a par das mudanças, novidades e tendências do mercado. Por isso, a gestão empresarial é colocada em prática com rigorosos procedimentos que devem ser realizados periodicamente.

Isso quer dizer que é necessário obter relatórios diários sobre o fluxo de caixa, inventários frequentes do estoque, acompanhar as vendas, controlar o financeiro, participar do recrutamento de novos colaboradores, etc.
 
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Dicas para o sucesso do seu negócio

Em meio à concorrência acirrada, há uma grande necessidade de empresas criarem diferenciais de mercado para se destacarem . Com isso, é possível ainda superar as crises econômicas e instabilidades financeiras.

Essa é mais uma responsabilidade da gestão empresarial, que precisa ter um profundo conhecimento do mercado no qual atua, bem como do seu público alvo. Portando, o gestor deve ainda participar de congressos, reuniões, convenções e eventos afins.

Isso, bem como acompanhar as notícias, contribui para um melhor entendimento do setor. Obter o máximo de informações a respeito do seu público alvo também é fundamental, inclusive, as suas necessidades. Assim, pode, cada vez mais, atendê-lo com sucesso.

 

Como um sistema ERP online ajuda na gestão empresarial

Ao aprender o que é gestão empresarial, você percebe o imenso número de responsabilidades e, por consequência, de tarefas que devem ser desempenhadas. Se não são todas que precisam ser executadas por você, gestor, pelo menos, é o responsável pela sua realização.

Isso quer dizer que o gestor  deve oferecer a sua equipe ferramentas adequadas para que ela desempenhe com eficiência suas tarefas. Um sistema ERP online funciona como um sistema de gestão empresarial online.

Por isso, se trata de uma solução extremamente útil a quem deseja realizar a gestão empresarial competente do seu negócio. O sistema ERP automatiza os processos, por meio da conexão dos setores e informatização dos dados.

Dessa maneira, a sua equipe consegue fazer as tarefas com mais rapidez, em menos tempo, sem perder em qualidade e sem sobrecarregar  setores do seu negócio. Com isso, você pode controlar as atividades e obter completos e atualizados relatórios para a tomada de decisões.


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