Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » O que é Sped fiscal?

O que é Sped fiscal?

Você sabe o que é sped fiscal? Saiba o que é, como funciona, como utilizar e preencher o Sped fiscal corretamente…

Por GestãoClick
Atualizado em
O que é Sped fiscal?

Sped é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital, que tem como objetivo reduzir a burocracia pelas quais as empresas têm que passar para pagar os impostos necessários. Dessa forma, o pagamento das contribuições é informatizado e os fiscos federal, estadual e municipal são integrados.

Para saber, portanto, o que é Sped fiscal, como funciona e a maneira correta de utilizá-lo, você vai conferir nesse artigo os seguintes tópicos: 

  • O que é Sped
  • Como funciona o Sped fiscal
  • Como utilizar o Sped fiscal
  • Como preencher o Sped fiscal corretamente

O que é Sped fiscal
 

O Sped – Sistema Público de Escrituração Digital existe desde 2007, quando foi criado pelo governo para integrar o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. A sua implantação é considerada uma importante atualização no sistema de cumprimento das obrigações tributárias dos contribuintes.

Isso porque a certificação digital é uma forma de assinar documentos de maneira eletrônica, permitindo procedimentos mais simples e seguros, reduzindo a quantidade de burocracia necessária para estar em dia com os impostos. Já que o meio digital é utilizado, portanto, também é possível diminuir a quantidade de documentos em papéis.

Isso significa que, além de economizar com a redução do uso de papel e contribuir com o meio ambiente, é preciso menos espaço na sua empresa para armazená-los. A economia acontece ainda com a simplificação, porque são necessárias menos horas de trabalho envolvidas nessa atividade.

 

Como funciona o Sped fiscal

Além da EFD – Escrituração Fiscal Digital, fazem parte do Sped a ECD – Escrituração Contábil Digital e a NF-e – Nota Fiscal Eletrônica. Todos esses mecanismos possuem ainda a finalidade de conferir maior transparência na cobrança e pagamento de impostos, de maneira a trazer benefícios para as diferentes esferas governamentais e para empresários de todos os portes.

O EFD – Escrituração Fiscal Digital, popularmente chamado de Sped Fiscal, consiste basicamente em um arquivo digital que deve ser enviado ao governo pelos empresários. Nele existem informações para o fisco federal e o estadual, sendo que a ideia é que abranja também o municipal.

Os dados contidos no Sped fiscal são mais especificamente relacionados ao imposto ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços e ao IPI – Imposto Sobre Produtos Industrializados. Essas informações devem ser encaminhadas mensalmente.

Como utilizar 

Para utilizar o Sped Fiscal, é preciso que a empresa entregue o documento em forma de arquivo digital, por meio do PVA – Programa Validador e Assinador. Isso deve ser feito todos os meses. Para baixar o PVA, é necessário entrar na página do Sped, no site da Receita Federal, onde você pode escolher entre a versão para Windows e para Linux.

Na hora de preencher as informações necessárias, é preciso ter atenção para que o seu uso seja eficiente. Para tanto, é fundamental cuidar para não deixar os campos obrigatórios vazios, sendo que além desse existem outros erros comuns de ocorrer.

Exemplos são quando o regime de apuração de PIS/Cofins não está de acordo com as configurações da empresa ou o contador cadastrado não é responsável pelo período da apuração. Depois que todo o documento é preenchido corretamente, é preciso enviá-lo pelo PVA para que o valide.

Nessa etapa, é necessário ainda assinar de modo eletrônico o documento digital, o que deve ser feito usando a certificação digital (e-CNPJ), A1 ou A3. Elas são emitidas por entidades credenciadas que devem ser contratadas pelas empresas.

Como preencher o Sped fiscal corretamente

Para preencher de forma adequada o Sped Fiscal e não haver problemas, o indicado é que o contribuinte tenha um sistema de gestão empresarial, para extrair as informações a partir dele. Portanto, é importante que empresas de todos os portes invistam em um software ERP que tenha a função para gerar este arquivo e possa contar com mais praticidade na hora de seguir as regras do fisco.

 

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo