Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Planejamento empresarial: passo a passo

Planejamento empresarial: passo a passo

Comece o planejamento empresarial para obter resultados ainda este ano e se manter à frente da concorrência. Te ensinamos como neste artigo. Confira!

Por GestãoClick
Atualizado em
Planejamento empresarial: passo a passo
O planejamento empresarial oferece um direcionamento para o empreendedor: ele fortalece o funcionamento administrativo, permite o acompanhamento das inovações do mercado e auxilia o alcance dos objetivos traçados. Não há receita para o sucesso, mas há, sim, métodos que qualquer empresário pode adotar para se manter no caminho certo. E então, o que acha de fazer um planejamento empresarial para obter resultados e se manter à frente da concorrência? Neste artigo, ensinamos como. Confira!

Elabore um plano de negócio e monitore os resultados

Se você ainda não tem um plano de negócio, o primeiro passo é dar atenção à sua elaboração! Esse documento, com base em pesquisas aprofundadas, traça um panorama sobre o mercado, sobre os produtos ou serviços oferecidos e sobre os pontos fortes e fracos da empresa, de maneira geral. Ao organizar todas as ideias referentes ao seu negócio, esse plano funciona como um guia para o planejamento estratégico. E para saber se tudo está se desenrolando conforme o planejado, é fundamental dar importância às métricas, ou seja, monitorar os resultados. Uma forma de fazer isso é definir Indicadores de Desempenho (KPI) adequados e acompanhá-los.

Faça um balanço do ano anterior

Veja algumas questões para considerar:
– Quais objetivos estipulados não foram alcançados e por quê? – As vendas atingiram o número esperado? – Os clientes mostraram satisfação com os produtos ou serviços oferecidos? E com o pós-venda? – As campanhas de marketing fizeram sucesso? – O índice de rotatividade foi alto ou baixo? – A equipe se mostrou produtiva? – Houve o investimento em ferramentas tecnológicas para otimizar os processos da empresa? – Quais negociações (com clientes, parceiros ou fornecedores) não deram certo? O que poderia ter sido feito para fechar mais contratos?
Fazer um balanço do ano anterior exige que você reserve algum tempo para ponderar sobre o que deu certo ou errado no ano que passou e faça com que todos os pontos observados sejam incluídos no planejamento empresarial para, então, adotar as medidas estratégicas necessárias.

Orçamentos, custos e despesas: dê atenção à área financeira

Controlar o fluxo de caixa é imprescindível para ter o controle financeiro, correto? No entanto, há muitos fatores que influenciam as finanças, por isso também é importante fazer uma análise para saber aonde o dinheiro está indo e se o seu uso em certas áreas não tem sido indevido. Dessa forma, então, será possível reduzir ou cortar gastos e diminuir custos a fim de garantir um orçamento satisfatório, além de buscar alternativas e adotar novas medidas para aumentar a rentabilidade do negócio.

Faça uma revisão dos processos e das equipes

Empresário, responda à seguinte pergunta: qual é a prioridade de sua empresa? Se você respondeu algo como “gerar e entregar valor para os clientes”, ótimo! E como gerar e entregar valor? Por meio de processos eficientes! E como conseguir processos eficientes? Por meio de uma equipe competente e produtiva, que:
– Receba treinamentos adequados; – Seja devidamente monitorada e guiada; – Tenha o apoio de bons softwares de gestão ou de relacionamento com o cliente, por exemplo; – Conte com equipamentos/maquinários necessários para o bom desempenho do serviço.
Só com o investimento nas equipes e na otimização de processos é possível tirar o máximo proveito da performance empresarial.

Elabore uma boa estratégia de marketing

Para vender mais e melhorar os seus resultados, você também precisará investir em marketing. Atualmente, a internet tem se mostrado eficaz como um meio de fazer publicidade segmentada e com alto nível de mensuração e avaliação de retorno. Para saber aquilo que é mais adequado para o seu negócio, é importante contar com o auxílio de um profissional ou agência de marketing, pois investir certo é fundamental para que a estratégia dê certo.

Conte com a ajuda da tecnologia

Tarefas manuais se tornaram um atraso para a otimização de processos, por isso ferramentas tecnológicas já são uma necessidade para qualquer tipo de empreendimento. Seja em relação ao monitoramento de resultados por meio de relatórios gerenciais, à otimização de processos ou ao controle dos principais setores da empresa, como o financeiro, um sistema ERP na nuvem certamente pode ajudar! Como ele pode ser útil? Observe:
– Facilita o planejamento e a gestão empresarial; – Automatiza tarefas e armazena dados precisos; – Viabiliza um diagnóstico confiável da situação atual da empresa; – O ajuda a compreender quais medidas devem ser tomadas; – Possibilita o aumento da produtividade da equipe.
Como você pôde perceber, eliminar burocracias, investir no planejamento empresarial e utilizar ferramentas adequadas são formas de aumentar os índices de produtividade, gerar um resultado satisfatório para os clientes e garantir um bom retorno financeiro para a empresa. E então, já sabe como elaborar o seu planejamento empresarial para este ano? O GestãoClick pode ajudar você nesse desafio! Oferecemos soluções de gestão empresarial completas para as principais necessidades da sua empresa. Dessa forma, você garante a saúde financeira do seu negócio e mantém tudo em dia para crescer. Saiba mais agora mesmo!
Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Confira outros artigos que vão te ajudar a aumentar as vendas e melhorar a gestão do seu negócio.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!