O
planejamento empresarial oferece um direcionamento para o empreendedor: ele fortalece o funcionamento administrativo, permite o acompanhamento das inovações do mercado e auxilia o alcance dos objetivos traçados.
Não há receita para o sucesso, mas há, sim, métodos que qualquer empresário pode adotar para se manter no caminho certo.
E então, o que acha de fazer um
planejamento empresarial para obter resultados e se manter à frente da concorrência? Neste artigo, ensinamos como. Confira!
Elabore um plano de negócio e monitore os resultados
Se você ainda não tem um
plano de negócio, o primeiro passo é dar atenção à sua elaboração!
Esse documento, com base em pesquisas aprofundadas, traça um panorama sobre o mercado, sobre os produtos ou serviços oferecidos e sobre os pontos fortes e fracos da empresa, de maneira geral. Ao organizar todas as ideias referentes ao seu negócio, esse plano funciona como um guia para o
planejamento estratégico.
E para saber se tudo está se desenrolando conforme o planejado, é fundamental dar importância às métricas, ou seja, monitorar os resultados. Uma forma de fazer isso é definir
Indicadores de Desempenho (KPI) adequados e acompanhá-los.
Faça um balanço do ano anterior
Veja algumas questões para considerar:
– Quais objetivos estipulados não foram alcançados e por quê?
– As vendas atingiram o número esperado?
– Os clientes mostraram satisfação com os produtos ou serviços oferecidos? E com o pós-venda?
– As campanhas de marketing fizeram sucesso?
– O índice de rotatividade foi alto ou baixo?
– A equipe se mostrou produtiva?
– Houve o investimento em ferramentas tecnológicas para otimizar os processos da empresa?
– Quais negociações (com clientes, parceiros ou fornecedores) não deram certo? O que poderia ter sido feito para fechar mais contratos?
Fazer um balanço do ano anterior exige que você reserve algum tempo para ponderar sobre o que deu certo ou errado no ano que passou e faça com que todos os pontos observados sejam incluídos no
planejamento empresarial para, então, adotar as medidas estratégicas necessárias.
Orçamentos, custos e despesas: dê atenção à área financeira
Controlar o fluxo de caixa é imprescindível para ter o controle financeiro, correto? No entanto, há muitos fatores que influenciam as finanças, por isso também é importante fazer uma análise para saber aonde o dinheiro está indo e se o seu uso em certas áreas não tem sido indevido.
Dessa forma, então, será possível reduzir ou cortar gastos e diminuir custos a fim de garantir um orçamento satisfatório, além de buscar alternativas e adotar novas medidas para
aumentar a rentabilidade do negócio.
Faça uma revisão dos processos e das equipes
Empresário, responda à seguinte pergunta: qual é a prioridade de sua empresa?
Se você respondeu algo como “gerar e entregar valor para os clientes”, ótimo!
E como gerar e entregar valor? Por meio de processos eficientes! E como conseguir processos eficientes? Por meio de uma equipe competente e produtiva, que:
– Receba treinamentos adequados;
– Seja devidamente monitorada e guiada;
– Tenha o apoio de bons softwares de gestão ou de relacionamento com o cliente, por exemplo;
– Conte com equipamentos/maquinários necessários para o bom desempenho do serviço.
Só com o investimento nas equipes e na otimização de processos é possível tirar o máximo proveito da
performance empresarial.
Elabore uma boa estratégia de marketing
Para vender mais e melhorar os seus resultados, você também precisará investir em marketing. Atualmente, a internet tem se mostrado eficaz como um meio de fazer publicidade segmentada e com alto nível de mensuração e avaliação de retorno. Para saber aquilo que é mais adequado para o seu negócio, é importante contar com o auxílio de um profissional ou
agência de marketing, pois investir certo é fundamental para que a estratégia dê certo.
Conte com a ajuda da tecnologia
Tarefas manuais se tornaram um atraso para a otimização de processos, por isso ferramentas tecnológicas já são uma necessidade para qualquer tipo de empreendimento.
Seja em relação ao monitoramento de resultados por meio de relatórios gerenciais, à otimização de processos ou ao controle dos principais setores da empresa, como o financeiro, um
sistema ERP na nuvem certamente pode ajudar! Como ele pode ser útil? Observe:
– Facilita o planejamento e a gestão empresarial;
– Automatiza tarefas e armazena dados precisos;
– Viabiliza um diagnóstico confiável da situação atual da empresa;
– O ajuda a compreender quais medidas devem ser tomadas;
– Possibilita o aumento da produtividade da equipe.
Como você pôde perceber, eliminar burocracias, investir no
planejamento empresarial e utilizar ferramentas adequadas são formas de aumentar os índices de produtividade, gerar um resultado satisfatório para os clientes e garantir um bom retorno financeiro para a empresa.
E então, já sabe como elaborar o seu
planejamento empresarial para este ano?
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