Precisa reduzir custos no setor de vendas da sua empresa, mas ainda não sabe como? Já considerou repensar o planejamento estratégico desse setor a fim de diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) sem prejudicar as vendas?
Essa redução está diretamente ligada à competitividade empresarial e ao aumento da lucratividade. Seguindo algumas dicas, repensando o processo de vendas e reformulando o planejamento, é possível reduzir custos.
Quer saber como? Então, leia este post até o final!
Entenda a importância da redução de custos
Reduzir custos no setor de vendas deve envolver um planejamento cuidadoso, já que esse departamento é o principal responsável por gerar a receita do negócio.
Otimizar os custos, por outro lado, pode reduzir excessos desnecessários, deixar o departamento de vendas mais enxuto, aumentar a produtividade e aumentar significativamente a lucratividade da companhia, daí sua importância.
Agora, antes de seguir adiante, precisamos falar sobre um indicador: o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
Resumidamente, ele representa todas as despesas dos setores de Marketing e de Vendas — que geralmente atuam em conjunto para atrair e converter novos consumidores — divididas pelo número de clientes conquistados em determinado período.
Portanto, reduzir custos nesses setores tem ligação com a diminuição do CAC. Para isso, é preciso evitar o desperdício de recursos e aumentar a eficiência das estratégias e dos processos de venda, e é nisso que vamos focar a seguir.
Agora, saiba como reduzir custos no setor de vendas
Agora é hora de saber exatamente o que fazer. Então, acompanhe os tópicos!
Invista no marketing de relacionamento
Adquirir novos clientes é mais custoso do que fidelizar os atuais. Por isso, é fundamental estreitar a relação dos consumidores com a empresa por meio do Marketing de Conteúdo e de um atendimento de excelência.
O ideal é pensar na fidelização desde o primeiro contato do cliente, direto ou indireto, com a sua marca.
Resumidamente, o contato direto acontece por meio de ligações ou do envio de e-mails, por exemplo, que podem ou não partir do seu público-alvo, já o contato indireto se baseia em estratégias de atração que levam usuários a visitarem o blog ou o site da sua empresa.
O marketing de relacionamento gera confiança e aproxima o público da sua marca, facilitando todo o processo de aquisição de produtos ou serviços. Por isso, aposte:
- – no Marketing de Conteúdo;
- – em sites com layouts responsivos;
- – em envio de e-mails com ofertas planejadas;
- – em um atendimento de excelência.
E como isso ajuda a reduzir custos? Atraindo e convertendo consumidores sem investir muito, portanto: quanto mais clientes, menor o CAC.
Tenha um suporte pré-vendas
Em suma, uma equipe que atua no suporte pré-vendas se relaciona diretamente com a equipe de marketing ao qualificar, encaminhar e guiar clientes em potencial pela jornada de compra.
Ao utilizar estratégias de relacionamento, o time de suporte aumenta as taxas de conversão de leads mais qualificados, ou seja, aumenta a conversão de pessoas com potencial de adquirir produtos ou serviços.
Realize treinamentos com foco na conversão
Quanto mais clientes convertidos, menor será o CAC, certo?
Em razão disso, treinar a equipe para trabalhar com a conversão de forma eficiente e, dessa maneira, aumentar as vendas, é uma das soluções para reduzir custos.
Isso porque um time de vendedores qualificados e preparados para abordar e atender possíveis consumidores seguindo uma estratégia bem elaborada estará mais apto a trabalhar de forma eficiente com as necessidades do público — o que certamente pode gerar mais vendas.
Analise os custos de venda em cada caso
Vamos direto ao ponto: o CAC deve gerar um retorno para a empresa. Porém, a grosso modo, alguns clientes gastam pouco em compras, não sendo lucrativos para o negócio.
Analisar os dados das vendas e os ganhos em cada negociação é uma solução para separar os consumidores mais rentáveis daqueles que sequer consomem o suficiente para cobrir o CAC.
Por isso é importante analisar os leads e os custos de venda isoladamente: focar nos clientes mais rentáveis, como os de grande porte e os que gastam pouco, mas de forma recorrente, pode ser o ideal para otimizar custos.
Trabalhe com indicações
O marketing boca a boca é muito valioso para a obtenção de novos clientes!
Então, o recomendável é criar estratégias para promover sua marca:
- trabalhe com o Inbound Marketing (com foco nas mídias sociais);
- estimule parcerias com outros negócios;
- continue investindo no marketing de relacionamento para encantar consumidores, engajá-los e transformá-los em promotores de sua marca.
Se o atendimento em geral e os produtos ou serviços oferecidos deixarem os compradores satisfeitos, a promoção do seu negócio em redes sociais será mais um estímulo para engajar o público e gerar indicações diretas e indiretas.
Desse modo, as indicações alavancam o número de consumidores sem que a sua firma tenha que investir muito para isso.
Automatize processos
A automatização, de certa forma, se baseia na eficiência para realizar determinadas atividades enquanto se reduz os investimentos com colaboradores ou processos ineficientes.
De maneira geral, por meio da automatização de processos a tecnologia melhora o fluxo de trabalho de todos os departamentos, o que agiliza tarefas e economiza tempo e dinheiro. Quer alguns exemplos?
Em vez de contratar um funcionário para lidar com o processo inicial de atendimento, é possível utilizar os chatbots como solução. Esses robôs cuidam de algumas etapas do atendimento por conta própria e conseguem até mesmo auxiliar usuários com dúvidas comuns.
Um software de CRM, por sua vez, pode ser muito útil para automatizar e personalizar o processo de atendimento aos clientes. Se integrado a um softwares de automação de marketing, ainda melhor, já que vai estimular o alinhamento das equipes de vendas e de marketing.
Resumidamente, com o sistema de CRM os vendedores conseguem atuar de forma estratégica e entrar em contato com os clientes certos na hora certa, sem desgastar a relação criada.
A dica é: considere usar as ferramentas mencionadas acima e procure outras que também possam ser inseridas no departamento de vendas com baixo investimento.
Conte com um sistema de gestão
Além de automatizar tarefas e auxiliar no aumento da produtividade, o software de gestão empresarial online garante a segurança em qualquer processo de redução de custos, já que os dados inseridos no sistema dão o suporte necessário para a tomada de decisões.
E não é só: um plano de redução de custos também deve focar na economia de tempo dos colaboradores para que esses possam se dedicar mais às vendas de fato, e sistemas ERP são conhecidos justamente por otimizar o tempo da equipe ao facilitar a organização e o registro de dados.
Vamos ver um exemplo básico? Relatórios gerenciais, cuja elaboração costumava levar horas, podem ser impressos em poucos minutos por meio de poucos cliques com o software aqui mencionado.
Então, conte também com essa ferramenta para melhorar os resultados do time de vendas e diminuir o CAC!
Enfim, adotar técnicas corretas para reduzir custos no setor de vendas do seu negócio é importante não só para garantir a lucratividade da empresa, mas também para garantir a otimização do fluxo de trabalho desse setor juntamente com o de marketing em vez de prejudicá-los.
Já está claro que os colaboradores exercem um papel fundamental em todo o processo, não é? Por isso, aprenda agora mesmo a motivar sua equipe de vendas!