Técnicas para reduzir custos no comercial!

Precisa reduzir custos no setor de vendas da sua empresa, mas ainda não sabe como? Já considerou repensar o planejamento estratégico desse setor a fim de diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) sem prejudicar as vendas?
 

Essa redução está diretamente ligada à competitividade empresarial e ao aumento da lucratividade. Seguindo algumas dicas, repensando o processo de vendas e reformulando o planejamento, é possível reduzir custos.
 

Quer saber como? Então, leia este post até o final!
 

Entenda a importância da redução de custos


Reduzir custos no setor de vendas deve envolver um planejamento cuidadoso, já que esse departamento é o principal responsável por gerar a receita do negócio.
 

Otimizar os custos, por outro lado, pode reduzir excessos desnecessários, deixar o departamento de vendas mais enxuto, aumentar a produtividade e aumentar significativamente a lucratividade da companhia, daí sua importância.
 

Agora, antes de seguir adiante, precisamos falar sobre um indicador: o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
 

Resumidamente, ele representa todas as despesas dos setores de Marketing e de Vendas — que geralmente atuam em conjunto para atrair e converter novos consumidores — divididas pelo número de clientes conquistados em determinado período.
 

Portanto, reduzir custos nesses setores tem ligação com a diminuição do CAC. Para isso, é preciso evitar o desperdício de recursos e aumentar a eficiência das estratégias e dos processos de venda, e é nisso que vamos focar a seguir.


Agora, saiba como reduzir custos no setor de vendas
 

Agora é hora de saber exatamente o que fazer. Então, acompanhe os tópicos!
 

Invista no marketing de relacionamento

 


Adquirir novos clientes é mais custoso do que fidelizar os atuais. Por isso, é fundamental estreitar a relação dos consumidores com a empresa por meio do Marketing de Conteúdo e de um atendimento de excelência.
 

O ideal é pensar na fidelização desde o primeiro contato do cliente, direto ou indireto, com a sua marca.
 

Resumidamente, o contato direto acontece por meio de ligações ou do envio de e-mails, por exemplo, que podem ou não partir do seu público-alvo, já o contato indireto se baseia em estratégias de atração que levam usuários a visitarem o blog ou o site da sua empresa.
 

O marketing de relacionamento gera confiança e aproxima o público da sua marca, facilitando todo o processo de aquisição de produtos ou serviços. Por isso, aposte:
 

  •  – no Marketing de Conteúdo;
  •  – em sites com layouts responsivos;
  •  – em envio de e-mails com ofertas planejadas;
  •  – em um atendimento de excelência.

E como isso ajuda a reduzir custos? Atraindo e convertendo consumidores sem investir muito, portanto: quanto mais clientes, menor o CAC.
 

Tenha um suporte pré-vendas

 


Em suma, uma equipe que atua no suporte pré-vendas se relaciona diretamente com a equipe de marketing ao qualificar, encaminhar e guiar clientes em potencial pela jornada de compra.
 

Ao utilizar estratégias de relacionamento, o time de suporte aumenta as taxas de conversão de leads mais qualificados, ou seja, aumenta a conversão de pessoas com potencial de adquirir produtos ou serviços.

 

Realize treinamentos com foco na conversão

 


Quanto mais clientes convertidos, menor será o CAC, certo?
 

Em razão disso, treinar a equipe para trabalhar com a conversão de forma eficiente e, dessa maneira, aumentar as vendas, é uma das soluções para reduzir custos.
 

Isso porque um time de vendedores qualificados e preparados para abordar e atender possíveis consumidores seguindo uma estratégia bem elaborada estará mais apto a trabalhar de forma eficiente com as necessidades do público — o que certamente pode gerar mais vendas.
 

Analise os custos de venda em cada caso

 


Vamos direto ao ponto: o CAC deve gerar um retorno para a empresa. Porém, a grosso modo, alguns clientes gastam pouco em compras, não sendo lucrativos para o negócio.
 

Analisar os dados das vendas e os ganhos em cada negociação é uma solução para separar os consumidores mais rentáveis daqueles que sequer consomem o suficiente para cobrir o CAC.
 

Por isso é importante analisar os leads e os custos de venda isoladamente: focar nos clientes mais rentáveis, como os de grande porte e os que gastam pouco, mas de forma recorrente,  pode ser o ideal para otimizar custos.
 

Trabalhe com indicações

 


O marketing boca a boca é muito valioso para a obtenção de novos clientes!
 

Então, o recomendável é criar estratégias para promover sua marca:
 

  • trabalhe com o Inbound Marketing (com foco nas mídias sociais);
  • estimule parcerias com outros negócios;
  • continue investindo no marketing de relacionamento para encantar consumidores, engajá-los e transformá-los em promotores de sua marca.

Se o atendimento em geral e os produtos ou serviços oferecidos deixarem os compradores satisfeitos, a promoção do seu negócio em redes sociais será mais um estímulo para engajar o público e gerar indicações diretas e indiretas.
 

Desse modo, as indicações alavancam o número de consumidores sem que a sua firma tenha que investir muito para isso.
 

Automatize processos

 


A automatização, de certa forma, se baseia na eficiência para realizar determinadas atividades enquanto se reduz os investimentos com colaboradores ou processos ineficientes.
 

De maneira geral, por meio da automatização de processos a tecnologia melhora o fluxo de trabalho de todos os departamentos, o que agiliza tarefas e economiza tempo e dinheiro. Quer alguns exemplos?
 

Em vez de contratar um funcionário para lidar com o processo inicial de atendimento, é possível utilizar os chatbots como solução. Esses robôs cuidam de algumas etapas do atendimento por conta própria e conseguem até mesmo auxiliar usuários com dúvidas comuns. 
 

Um software de CRM, por sua vez, pode ser muito útil para automatizar e personalizar o processo de atendimento aos clientes. Se integrado a um softwares de automação de marketing, ainda melhor, já que vai estimular o alinhamento das equipes de vendas e de marketing.
 

Resumidamente, com o sistema de CRM os vendedores conseguem atuar de forma estratégica e entrar em contato com os clientes certos na hora certa, sem desgastar a relação criada.
 

A dica é: considere usar as ferramentas mencionadas acima e procure outras que também possam ser inseridas no departamento de vendas com baixo investimento.
 

Conte com um sistema de gestão

 


Além de automatizar tarefas e auxiliar no aumento da produtividade, o software de gestão empresarial online garante a segurança em qualquer processo de redução de custos, já que os dados inseridos no sistema dão o suporte necessário para a tomada de decisões.
 

E não é só: um plano de redução de custos também deve focar na economia de tempo dos colaboradores para que esses possam se dedicar mais às vendas de fato, e sistemas ERP são conhecidos justamente por otimizar o tempo da equipe ao facilitar a organização e o registro de dados.
 

Vamos ver um exemplo básico? Relatórios gerenciais, cuja elaboração costumava levar horas, podem ser impressos em poucos minutos por meio de poucos cliques com o software aqui mencionado.
 

Então, conte também com essa ferramenta para melhorar os resultados do time de vendas e diminuir o CAC!
 

Enfim, adotar técnicas corretas para reduzir custos no setor de vendas do seu negócio é importante não só para garantir a lucratividade da empresa, mas também para garantir a otimização do fluxo de trabalho desse setor juntamente com o de marketing em vez de prejudicá-los.
 

Já está claro que os colaboradores exercem um papel fundamental em todo o processo, não é? Por isso, aprenda agora mesmo a motivar sua equipe de vendas! 

Deixe seu comentário
      Deixe uma Comentário

      GestãoClick
      Logo