Materiais ricos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Vendas » Técnicas para reduzir custos no comercial!

Técnicas para reduzir custos no comercial!

Precisa reduzir custos no setor de vendas da sua empresa, mas ainda não sabe como? Já considerou repensar o planejamento estratégico. Quer saber como?

Por GestãoClick
Atualizado em
Técnicas para reduzir custos no comercial!

Precisa reduzir custos no setor de vendas da sua empresa, mas ainda não sabe como? Já considerou repensar o planejamento estratégico desse setor a fim de diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) sem prejudicar as vendas?
 

Essa redução está diretamente ligada à competitividade empresarial e ao aumento da lucratividade. Seguindo algumas dicas, repensando o processo de vendas e reformulando o planejamento, é possível reduzir custos.
 

Quer saber como? Então, leia este post até o final!
 

Entenda a importância da redução de custos


Reduzir custos no setor de vendas deve envolver um planejamento cuidadoso, já que esse departamento é o principal responsável por gerar a receita do negócio.
 

Otimizar os custos, por outro lado, pode reduzir excessos desnecessários, deixar o departamento de vendas mais enxuto, aumentar a produtividade e aumentar significativamente a lucratividade da companhia, daí sua importância.
 

Agora, antes de seguir adiante, precisamos falar sobre um indicador: o CAC (Custo de Aquisição de Clientes).
 

Resumidamente, ele representa todas as despesas dos setores de Marketing e de Vendas — que geralmente atuam em conjunto para atrair e converter novos consumidores — divididas pelo número de clientes conquistados em determinado período.
 

Portanto, reduzir custos nesses setores tem ligação com a diminuição do CAC. Para isso, é preciso evitar o desperdício de recursos e aumentar a eficiência das estratégias e dos processos de venda, e é nisso que vamos focar a seguir.


Agora, saiba como reduzir custos no setor de vendas
 

Agora é hora de saber exatamente o que fazer. Então, acompanhe os tópicos!
 

Invista no marketing de relacionamento

 


Adquirir novos clientes é mais custoso do que fidelizar os atuais. Por isso, é fundamental estreitar a relação dos consumidores com a empresa por meio do Marketing de Conteúdo e de um atendimento de excelência.
 

O ideal é pensar na fidelização desde o primeiro contato do cliente, direto ou indireto, com a sua marca.
 

Resumidamente, o contato direto acontece por meio de ligações ou do envio de e-mails, por exemplo, que podem ou não partir do seu público-alvo, já o contato indireto se baseia em estratégias de atração que levam usuários a visitarem o blog ou o site da sua empresa.
 

O marketing de relacionamento gera confiança e aproxima o público da sua marca, facilitando todo o processo de aquisição de produtos ou serviços. Por isso, aposte:
 

  •  – no Marketing de Conteúdo;
  •  – em sites com layouts responsivos;
  •  – em envio de e-mails com ofertas planejadas;
  •  – em um atendimento de excelência.

E como isso ajuda a reduzir custos? Atraindo e convertendo consumidores sem investir muito, portanto: quanto mais clientes, menor o CAC.
 

Tenha um suporte pré-vendas

 


Em suma, uma equipe que atua no suporte pré-vendas se relaciona diretamente com a equipe de marketing ao qualificar, encaminhar e guiar clientes em potencial pela jornada de compra.
 

Ao utilizar estratégias de relacionamento, o time de suporte aumenta as taxas de conversão de leads mais qualificados, ou seja, aumenta a conversão de pessoas com potencial de adquirir produtos ou serviços.

 

Realize treinamentos com foco na conversão

 


Quanto mais clientes convertidos, menor será o CAC, certo?
 

Em razão disso, treinar a equipe para trabalhar com a conversão de forma eficiente e, dessa maneira, aumentar as vendas, é uma das soluções para reduzir custos.
 

Isso porque um time de vendedores qualificados e preparados para abordar e atender possíveis consumidores seguindo uma estratégia bem elaborada estará mais apto a trabalhar de forma eficiente com as necessidades do público — o que certamente pode gerar mais vendas.
 

Analise os custos de venda em cada caso

 


Vamos direto ao ponto: o CAC deve gerar um retorno para a empresa. Porém, a grosso modo, alguns clientes gastam pouco em compras, não sendo lucrativos para o negócio.
 

Analisar os dados das vendas e os ganhos em cada negociação é uma solução para separar os consumidores mais rentáveis daqueles que sequer consomem o suficiente para cobrir o CAC.
 

Por isso é importante analisar os leads e os custos de venda isoladamente: focar nos clientes mais rentáveis, como os de grande porte e os que gastam pouco, mas de forma recorrente,  pode ser o ideal para otimizar custos.
 

Trabalhe com indicações

 


O marketing boca a boca é muito valioso para a obtenção de novos clientes!
 

Então, o recomendável é criar estratégias para promover sua marca:
 

  • trabalhe com o Inbound Marketing (com foco nas mídias sociais);
  • estimule parcerias com outros negócios;
  • continue investindo no marketing de relacionamento para encantar consumidores, engajá-los e transformá-los em promotores de sua marca.

Se o atendimento em geral e os produtos ou serviços oferecidos deixarem os compradores satisfeitos, a promoção do seu negócio em redes sociais será mais um estímulo para engajar o público e gerar indicações diretas e indiretas.
 

Desse modo, as indicações alavancam o número de consumidores sem que a sua firma tenha que investir muito para isso.
 

Automatize processos

 


A automatização, de certa forma, se baseia na eficiência para realizar determinadas atividades enquanto se reduz os investimentos com colaboradores ou processos ineficientes.
 

De maneira geral, por meio da automatização de processos a tecnologia melhora o fluxo de trabalho de todos os departamentos, o que agiliza tarefas e economiza tempo e dinheiro. Quer alguns exemplos?
 

Em vez de contratar um funcionário para lidar com o processo inicial de atendimento, é possível utilizar os chatbots como solução. Esses robôs cuidam de algumas etapas do atendimento por conta própria e conseguem até mesmo auxiliar usuários com dúvidas comuns. 
 

Um software de CRM, por sua vez, pode ser muito útil para automatizar e personalizar o processo de atendimento aos clientes. Se integrado a um softwares de automação de marketing, ainda melhor, já que vai estimular o alinhamento das equipes de vendas e de marketing.
 

Resumidamente, com o sistema de CRM os vendedores conseguem atuar de forma estratégica e entrar em contato com os clientes certos na hora certa, sem desgastar a relação criada.
 

A dica é: considere usar as ferramentas mencionadas acima e procure outras que também possam ser inseridas no departamento de vendas com baixo investimento.
 

Conte com um sistema de gestão

 


Além de automatizar tarefas e auxiliar no aumento da produtividade, o software de gestão empresarial online garante a segurança em qualquer processo de redução de custos, já que os dados inseridos no sistema dão o suporte necessário para a tomada de decisões.
 

E não é só: um plano de redução de custos também deve focar na economia de tempo dos colaboradores para que esses possam se dedicar mais às vendas de fato, e sistemas ERP são conhecidos justamente por otimizar o tempo da equipe ao facilitar a organização e o registro de dados.
 

Vamos ver um exemplo básico? Relatórios gerenciais, cuja elaboração costumava levar horas, podem ser impressos em poucos minutos por meio de poucos cliques com o software aqui mencionado.
 

Então, conte também com essa ferramenta para melhorar os resultados do time de vendas e diminuir o CAC!
 

Enfim, adotar técnicas corretas para reduzir custos no setor de vendas do seu negócio é importante não só para garantir a lucratividade da empresa, mas também para garantir a otimização do fluxo de trabalho desse setor juntamente com o de marketing em vez de prejudicá-los.
 

Já está claro que os colaboradores exercem um papel fundamental em todo o processo, não é? Por isso, aprenda agora mesmo a motivar sua equipe de vendas! 

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo