Materiais gratuitos
Início » Blog » Empreendedorismo » Relatório Gerencial: conheça os 4 mais importantes

Relatório Gerencial: conheça os 4 mais importantes

Relatório Gerencial: o que é e qual a importância para o seu negócio? Descubra dados valiosos revelados pelo relatório gerencial que podem bombar suas vendas!

Por GestãoClick
Atualizado em
Relatório Gerencial: conheça os 4 mais importantes

Você só conhece a sua empresa se souber os resultados gerados, não é mesmo?! E para acessá-los com exatidão, nada melhor do que ter um bom Relatório Gerencial em mãos.

Quer saber quais são os relatórios gerenciais são imprescindíveis para sua organização, quais informações eles contêm e como o software do GestãoClick pode ser útil? Então, boa leitura!

Relatório Gerencial: o que é?

Se está confuso sobre o que é relatório gerencial, saiba que são documentos utilizados para compilar informações de caráter estratégico. Ou seja, a análise e a comparação de dados que possibilitam o entendimento sobre o panorama corporativo e ainda te dão o maior suporte para a tomada de decisões!

Pensando nisso, o software do GestãoClick foi desenvolvido para gestores e colaboradores que entendem a importância dessa avaliação completa por meio de algumas funcionalidades, como a emissão de Relatório: 

Ao facilitar a compreensão sobre setores e estratégias que estão gerando resultados ou não, os relatórios gerenciais ajudam a identificar e promover as mudanças necessárias para alcançar novos objetivos em seu negócio.

Diferença entre Relatório Gerencial e Contábil: entenda melhor

Quando se trata de finanças, é imprescindível compreender a diferença entre relatório gerencial e contábil, afinal, há também demonstrativos gerenciais contábeis, financeiros e ainda registros da contabilidade financeira.

Para não se confundir, entenda que, no primeiro caso, os documentos não são obrigatórios — pois são utilizados para fins de gestão e tomada de decisão —, não têm formato fixo e não estão sujeitos às regras. 

Ou seja, o Relatório Gerencial Financeiro ou o Relatório Gerencial Contábil não são obrigatórios, mas sim decisivos para otimizar a administração das organizações.

Já no segundo caso, os de contabilidade financeira são requisitos legais, seguem um conjunto de regras e devem ser elaborados periodicamente por contadores — o DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) é um exemplo.

4 Relatórios Gerenciais Primordiais para Empresas

Primeiro, vale lembrar que a análise desses documentos está ligada à escolha de indicadores de desempenho, baseada em critérios apropriados, e à mensuração periódica dos resultados. Agora, veja alguns relatórios gerenciais importantes para a boa gestão:

1. Relatórios Financeiros

Apesar de muitos demonstrativos focarem em outras questões, como satisfação dos clientes ou produtividade, a maioria deles é de origem financeira. Compreender o porquê é fácil, pois a partir deles é possível:

  • Visualizar a situação orçamentária do negócio;

  • Analisar o Fluxo de Caixa para conferir a viabilidade de novos investimentos;

  • Medir e comparar a lucratividade da companhia em diferentes períodos;

  • Projetar receitas e despesas.

Percebe por que esses relatórios financeiros são relevantes para qualquer estabelecimento? Aliás, documentos obrigatórios, como o Balanço Patrimonial e o DRE, podem e devem ser usados como relatórios gerenciais.

2. Relatório de Vendas

Você sabe a média mensal de faturamento em vendas da sua empresa? Ou qual o serviço ou produto mais comprado pelos clientes? E qual é a sua previsão de vendas para o mês que vem?

Se não conseguiu responder a estas questões, definitivamente, você precisa prestar mais atenção ao relatório de vendas para monitorar fatores como:  

  • Formas de pagamento mais utilizadas;

  • Funcionários que mais venderam;

  • Metas de vendas alcançadas;

  • Períodos com menor ou maior saída de mercadorias;

  • Valor das comissões pagas.

3. Relatório de Crescimento

Mais complexos que os demais, o Relatório de Crescimento avalia o desenvolvimento e evolução geral ou de determinado setor da firma. Para isso, são analisados pontos como:

  • Aumento do número de vendas e de consumidores;

  • Desempenho dos colaboradores;

  • Aumento do número de leads gerados e convertidos em clientes;

  • Crescimento do patrimônio empresarial.

4. Relatório de Satisfação

 Muitos empreendedores negligenciam algo muito valioso para a lucratividade comercial: os feedbacks dos compradores. 

Saber o que causou a insatisfação em um consumidor e implementar estratégias para melhorar a experiência garante o sucesso financeiro da empresa em longo prazo.

Por isso, o relatório de satisfação dos clientes é um dos documentos mais estratégicos para fidelizar os consumidores e aumentar, de forma indireta, a venda de mercadorias ou de serviços.

E agora, já sabe qual Relatório Gerencial pode auxiliar na conquista do seu objetivo atual? Seja para equilibrar finanças, aumentar as vendas ou garantir a satisfação dos clientes, lembre-se de que o controle concedido pelo sistema ERP do GestãoClick pode, sim, alavancar seus negócios!

Sistema ERP Online
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo