Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » ROI: o que é retorno sobre investimento e como calcular

ROI: o que é retorno sobre investimento e como calcular

No mundo do empreendedorismo, os dados são os nossos melhores amigos. Afinal, eles nos guiam nas tomadas de decisões e permitem que tenhamos um diagnóstico preciso de tudo o que está acontecendo no nosso negócio. Nesse sentido, o ROI, ou retorno sobre investimento, possui um papel fundamental.  Saber calculá-lo e entender como ele reflete na […]

Por Ivan Vilela
Atualizado em
ROI: o que é retorno sobre investimento e como calcular

No mundo do empreendedorismo, os dados são os nossos melhores amigos. Afinal, eles nos guiam nas tomadas de decisões e permitem que tenhamos um diagnóstico preciso de tudo o que está acontecendo no nosso negócio. Nesse sentido, o ROI, ou retorno sobre investimento, possui um papel fundamental. 

Saber calculá-lo e entender como ele reflete na empresa permite mudanças de rotas quando necessário, novos investimentos e expansão de estratégias de negócio. Tudo isso a partir de um cálculo simples, mas bastante revelador. 

Por isso, neste artigo vamos explicar tudo sobre o que é o ROI, como ele funciona, quais são as suas funções e, principalmente, como calculá-lo e interpretá-lo. 

Confira com a gente! 

O que é ROI?

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, ou seja, Retorno sobre Investimento. Na prática, ele mede o quanto você ganha em relação ao valor que foi investido em uma ação ou projeto. 

Enquanto um indicador de desempenho, ele é essencial para avaliar a eficiência de qualquer investimento e ajuda as empresas a entenderem se estão gastando de forma eficiente ou se estão perdendo dinheiro.

De forma geral, para calcular o ROI, a fórmula é simples: subtraia o valor do investimento do retorno obtido e, em seguida, divida o resultado pelo custo do investimento. Esse número é geralmente é utilizado em porcentagem para facilitar a análise de lucros e perdas. 

Continue seguindo com a gente que explicaremos melhor como calcular esse valor na sua empresa. 

Com relação ao resultado, quanto maior o ROI, melhor o desempenho financeiro.

Dessa forma, além de ser uma métrica útil em campanhas de marketing, o ROI é utilizado em diversas áreas, como gestão de projetos e decisões estratégicas. Além disso, ele permite que os gestores ajustem suas estratégias com base em dados concretos e melhorem os resultados a longo prazo.

Todos os tipos de empresa podem calcular o ROI?

Sim, todas as empresas podem e devem calcular o ROI. Desde pequenos negócios até grandes corporações, os dados de retorno sobre investimento ajudam a entender o sucesso de qualquer ação ou investimento realizado. 

Por isso, com o ROI, todo tipo de empresa consegue tomar decisões mais corretas e baseadas em números que refletem a realidade do negócio.

Além disso, o ROI não se limita a apenas uma área da empresa. Qualquer departamento pode aplicar essa métrica para otimizar seus resultados e maximizar os lucros, seja para medir o retorno em marketing, vendas, ou operações. 

Como calcular o ROI?

O cálculo do ROI é simples e prático. Para isso, use a fórmula: 

ROI = (Retorno – Investimento) / Investimento. 

Ao realizar cálculo, você entende, em valores de porcentagem, quanto ganhou ou perdeu em relação ao valor investido. Confira com a gente um exemplo: 

 se você investiu R$1.000 e obteve R$1.500 de retorno, seu ROI será de 50%.

Investimento: R$1000
Retorno: R$1500

ROI = (1500 – 1000) / 1000
ROI = 500/1000
ROI = 0.5
ROI = 0.5 x 100 = 50%

Além disso, é importante considerar o contexto. Ou seja, ao calcular o ROI, leve em conta fatores como tempo, custos indiretos e riscos envolvidos. Esses elementos ajudam a entender se o investimento valeu a pena e como ele impactou os resultados da sua empresa.

Como interpretar o ROI?

Interpretar o ROI vai além de apenas calcular o valor numérico. 

No geral, um ROI positivo indica que o investimento gerou lucro, enquanto um ROI negativo mostra prejuízo. 

Entretanto, o contexto é essencial para entender o que esse número realmente significa para o seu negócio.

Por isso, ao analisar o ROI das ações de uma empresa, se atente à algumas questões:

  • Compare com metas: entenda se o ROI está alinhado com os objetivos traçados no início do projeto;
  • Analise o período: resultados de curto prazo podem ser diferentes dos de longo prazo. Por isso, considere o tempo de retorno;
  • Leve em conta outros fatores: custos indiretos e mudanças no mercado também podem influenciar o ROI final.

Além disso, lembre-se de que o ROI é apenas uma métrica. Embora seja útil, é importante combiná-lo com outras análises para ter uma visão completa do desempenho e tomar decisões mais informadas.

Qual a importância do ROI em uma empresa?

Como falamos anteriormente, o ROI é uma métrica essencial para qualquer empresa que busca maximizar seus lucros e garantir que seus recursos sejam bem aplicados. 

Por isso, ele ajuda a medir o sucesso de um investimento e oferece uma visão clara de onde o dinheiro está sendo bem empregado ou desperdiçado.

Além disso, o ROI facilita a tomada de decisões estratégicas, permitindo que gestores comparem diferentes investimentos. Ao saber qual ação traz mais retorno, a empresa pode direcionar esforços e orçamento para o que realmente gera valor. Isso aumenta a eficiência dos processos.

Aqui estão alguns motivos pelos quais o ROI é tão importante:

Monitoramento de desempenho

A partir do monitoramento do ROI, é possível acompanhar se as campanhas e projetos estão entregando resultados. Dessa forma, caso for necessário, é possível rever o processo, mudar rotas e planejar novos caminhos. 

Justificativa de investimentos

Ajuda a justificar gastos e provar o valor de novas iniciativas. Afinal, é com o ROI calculado que você consegue ter certeza que o projeto realmente está tendo lucros e bons resultados financeiros. 

Melhor distribuição de recursos

Por fim, o cálculo do retorno sobre investimento facilita a distribuição adequada de dinheiro e tempo nas áreas que trazem mais retorno.

Sendo assim, acompanhar o ROI regularmente faz parte de uma boa gestão financeira. Ele permite que a empresa seja mais ágil e permite que a empresa ajuste suas estratégias com base em dados reais.

Dados mais precisos com o GestãoClick

Uma boa base para o cálculo correto do ROI é ter em mãos os dados corretos e concretos de todos os resultados de projetos que se deseja calcular. 

Para isso, a gestão de negócios da empresa deve estar bem alinhada para garantir que todos os números estejam disponíveis de forma verídica e de fácil acesso. 

Para isso, o GestãoClick é o maior aliado das empresas. Com o nosso sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais, em português), é possível integrar as informações de todos os departamentos da empresa e registrar todas as movimentações e resultados.

Assim, é possível facilidade uma gestão detalhada e eficiente com resultados reais, além de poder realizar o cálculo real do ROI periodicamente. 

Acesse o nosso site e faça o teste grátis por 10 dias. Confira de perto a diferença que o GestãoClick pode oferecer na sua empresa! 

E para não ficar de fora de nenhuma novidade do mundo do empreendedorismo, acesse o Blog da GestãoClick e confira nossas matérias! 

Até mais!

Ivan Vilela

Ivan da GestãoClick

Ivan é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e possui pós-graduação em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas. Amante da comunicação, ele se destaca pela habilidade de se conectar e dialogar com profissionais de todos os perfis.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Confira outros artigos que vão te ajudar a aumentar as vendas e melhorar a gestão do seu negócio.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!