ROI: o que é retorno sobre investimento e como calcular
No mundo do empreendedorismo, os dados são os nossos melhores amigos. Afinal, eles nos guiam nas tomadas de decisões e permitem que tenhamos um diagnóstico preciso de tudo o que está acontecendo no nosso negócio. Nesse sentido, o ROI, ou retorno sobre investimento, possui um papel fundamental. Saber calculá-lo e entender como ele reflete na […]
A Black Week chegou:
até 60% de desconto!
Garanta o sistema de gestão mais completo
com o menor preço do ano!
Aproveite agora!
No mundo do empreendedorismo, os dados são os nossos melhores amigos. Afinal, eles nos guiam nas tomadas de decisões e permitem que tenhamos um diagnóstico preciso de tudo o que está acontecendo no nosso negócio. Nesse sentido, o ROI, ou retorno sobre investimento, possui um papel fundamental.
Saber calculá-lo e entender como ele reflete na empresa permite mudanças de rotas quando necessário, novos investimentos e expansão de estratégias de negócio. Tudo isso a partir de um cálculo simples, mas bastante revelador.
Por isso, neste artigo vamos explicar tudo sobre o que é o ROI, como ele funciona, quais são as suas funções e, principalmente, como calculá-lo e interpretá-lo.
Confira com a gente!
O que é ROI?
ROI é a sigla em inglês para Return on Investment, ou seja, Retorno sobre Investimento. Na prática, ele mede o quanto você ganha em relação ao valor que foi investido em uma ação ou projeto.
Enquanto um indicador de desempenho, ele é essencial para avaliar a eficiência de qualquer investimento e ajuda as empresas a entenderem se estão gastando de forma eficiente ou se estão perdendo dinheiro.
De forma geral, para calcular o ROI, a fórmula é simples: subtraia o valor do investimento do retorno obtido e, em seguida, divida o resultado pelo custo do investimento. Esse número é geralmente é utilizado em porcentagem para facilitar a análise de lucros e perdas.
Continue seguindo com a gente que explicaremos melhor como calcular esse valor na sua empresa.
Com relação ao resultado, quanto maior o ROI, melhor o desempenho financeiro.
Dessa forma, além de ser uma métrica útil em campanhas de marketing, o ROI é utilizado em diversas áreas, como gestão de projetos e decisões estratégicas. Além disso, ele permite que os gestores ajustem suas estratégias com base em dados concretos e melhorem os resultados a longo prazo.
Todos os tipos de empresa podem calcular o ROI?
Sim, todas as empresas podem e devem calcular o ROI. Desde pequenos negócios até grandes corporações, os dados de retorno sobre investimento ajudam a entender o sucesso de qualquer ação ou investimento realizado.
Por isso, com o ROI, todo tipo de empresa consegue tomar decisões mais corretas e baseadas em números que refletem a realidade do negócio.
Além disso, o ROI não se limita a apenas uma área da empresa. Qualquer departamento pode aplicar essa métrica para otimizar seus resultados e maximizar os lucros, seja para medir o retorno em marketing, vendas, ou operações.
Como calcular o ROI?
O cálculo do ROI é simples e prático. Para isso, use a fórmula:
ROI = (Retorno – Investimento) / Investimento.
Ao realizar cálculo, você entende, em valores de porcentagem, quanto ganhou ou perdeu em relação ao valor investido. Confira com a gente um exemplo:
se você investiu R$1.000 e obteve R$1.500 de retorno, seu ROI será de 50%.
Investimento: R$1000
Retorno: R$1500
ROI = (1500 – 1000) / 1000
ROI = 500/1000
ROI = 0.5
ROI = 0.5 x 100 = 50%
Além disso, é importante considerar o contexto. Ou seja, ao calcular o ROI, leve em conta fatores como tempo, custos indiretos e riscos envolvidos. Esses elementos ajudam a entender se o investimento valeu a pena e como ele impactou os resultados da sua empresa.
Como interpretar o ROI?
Interpretar o ROI vai além de apenas calcular o valor numérico.
No geral, um ROI positivo indica que o investimento gerou lucro, enquanto um ROI negativo mostra prejuízo.
Entretanto, o contexto é essencial para entender o que esse número realmente significa para o seu negócio.
Por isso, ao analisar o ROI das ações de uma empresa, se atente à algumas questões:
- Compare com metas: entenda se o ROI está alinhado com os objetivos traçados no início do projeto;
- Analise o período: resultados de curto prazo podem ser diferentes dos de longo prazo. Por isso, considere o tempo de retorno;
- Leve em conta outros fatores: custos indiretos e mudanças no mercado também podem influenciar o ROI final.
Além disso, lembre-se de que o ROI é apenas uma métrica. Embora seja útil, é importante combiná-lo com outras análises para ter uma visão completa do desempenho e tomar decisões mais informadas.
Qual a importância do ROI em uma empresa?
Como falamos anteriormente, o ROI é uma métrica essencial para qualquer empresa que busca maximizar seus lucros e garantir que seus recursos sejam bem aplicados.
Por isso, ele ajuda a medir o sucesso de um investimento e oferece uma visão clara de onde o dinheiro está sendo bem empregado ou desperdiçado.
Além disso, o ROI facilita a tomada de decisões estratégicas, permitindo que gestores comparem diferentes investimentos. Ao saber qual ação traz mais retorno, a empresa pode direcionar esforços e orçamento para o que realmente gera valor. Isso aumenta a eficiência dos processos.
Aqui estão alguns motivos pelos quais o ROI é tão importante:
Monitoramento de desempenho
A partir do monitoramento do ROI, é possível acompanhar se as campanhas e projetos estão entregando resultados. Dessa forma, caso for necessário, é possível rever o processo, mudar rotas e planejar novos caminhos.
Justificativa de investimentos
Ajuda a justificar gastos e provar o valor de novas iniciativas. Afinal, é com o ROI calculado que você consegue ter certeza que o projeto realmente está tendo lucros e bons resultados financeiros.
Melhor distribuição de recursos
Por fim, o cálculo do retorno sobre investimento facilita a distribuição adequada de dinheiro e tempo nas áreas que trazem mais retorno.
Sendo assim, acompanhar o ROI regularmente faz parte de uma boa gestão financeira. Ele permite que a empresa seja mais ágil e permite que a empresa ajuste suas estratégias com base em dados reais.
Uma boa base para o cálculo correto do ROI é ter em mãos os dados corretos e concretos de todos os resultados de projetos que se deseja calcular.
Para isso, a gestão de negócios da empresa deve estar bem alinhada para garantir que todos os números estejam disponíveis de forma verídica e de fácil acesso.
Para isso, o GestãoClick é o maior aliado das empresas. Com o nosso sistema ERP (Planejamento de Recursos Empresariais, em português), é possível integrar as informações de todos os departamentos da empresa e registrar todas as movimentações e resultados.
Assim, é possível facilidade uma gestão detalhada e eficiente com resultados reais, além de poder realizar o cálculo real do ROI periodicamente.
Acesse o nosso site e faça o teste grátis por 10 dias. Confira de perto a diferença que o GestãoClick pode oferecer na sua empresa!
E para não ficar de fora de nenhuma novidade do mundo do empreendedorismo, acesse o Blog da GestãoClick e confira nossas matérias!
Até mais!