SEO Loja Virtual: a Importância do seu Site no Topo do Google


Seo Loja Virtual

O que seria SEO para Loja Virtual? O que se sabe é que este tipo de loja, via web, têm se mostrado favorável para muitos empreendedores, devido mesmo ao seu crescimento significativo observado nos últimos anos. No entanto, seu e-commerce precisa ser conhecido, precisa aparecer para o seu público.

E como fazer com que a sua loja virtual venha a ser conhecida, como fazer com que ela chegue ao seu público alvo? É certo que existem muitos mecanismos, no entorno do marketing digital principalmente, para se fazer isto e um deles é exatamente o SEO para loja virtual.

Neste artigo você vai entender melhor o que é o SEO para uma loja virtual, qual a sua importância, o que é e como fazer a correta otimização da sua loja virtual e o que é aconselhável fazer e o que é totalmente desaconselhável em seu e-commerce com relação a SEO. Acompanhe. 

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SEO para Lojas Virtuais


A sigla em inglês significa Search Engine Optimization, que traduzindo ao pé da letra teríamos algo como “Motor de Otimização de Busca”, mas que no marketing digital em geral é traduzido como sendo “otimização para motores de busca”.

Estes “motores de busca” estão presentes nos sistemas online encarregados de pesquisarem arquivos armazenados em servidores da Internet. Em outras palavras, estamos falando do Google, do Bing e mais alguns outros. 

Assim, toda vez que você faz qualquer busca no Google, por exemplo, este “motor” irá buscar a informação que você procura e vai colocar logo nas primeiras linhas àquelas que estejam melhor engajadas, que tenham um melhor SEO ou até mídias pagas.

Por isso é tão importante fazer SEO para Loja Virtual. Isto quer dizer, em suma, que se sua loja virtual tiver um bom SEO, seja ele orgânico ou pago, terá melhores chances de aparecer nestas primeiras linhas e seu público vai achar o que procura e também, claro, a sua loja. As chances de conversão e venda, nestas condições, são bem favoráveis.


Marketing para Loja Virtual

Como já dito anteriormente, o marketing digital para loja virtual envolve diversas ações e mecanismos estratégicos voltados todos para a correta divulgação de sua marca. Dentre estas ações, a otimização de sua loja é fundamental para que toda a estratégia prevista surta o efeito e desejado.

A otimização das páginas de sua loja virtual, por exemplo, é essencial para o aumento das taxas de conversão, conseguindo com isto potencializar efetivamente a sua lucratividade. Esta otimização possui uma ferramenta importante: o SEO.

E qual a importância de uma estratégia SEO para loja virtual? Esta estratégia SEO não visa tão somente atrair mais visitantes para a sua loja ou tão somente fazer com que esta apareça nas primeiras linhas dos mecanismos de busca, viabilizando as possibilidades de conversão.

Esta estratégia é efetiva a longo prazo, para que o seu negócio ganhe maior visibilidade, seja referência e credibilidade. Como é possível perceber, os resultados esperados não são exatamente no imediato, mas sim a longo prazo como maturação do seu negócio.

 

O que é o Marketing digital para loja virtual?


É uma série de ações voltadas ao marketing digital. Estas ações necessitam, primordialmente, de uma estratégia muito bem definida, começando por conhecer, o mais detalhadamente possível, o seu público alvo.

A partir deste ponto, você terá como interpretar o que este público mais gosta, como costuma comprar, o que definitivamente não gosta, se é um público mais jovem, mais idoso, quais ambientes frequenta, se tem filhos ou não e muitos outros detalhes possíveis a respeito dele.

Deste ponto de partida, as estratégias de marketing poderiam ser desenhadas. Se falando especificamente do SEO, as Keywords (palavras chaves) são fundamentais tanto para a correta otimização de seu site como para os mecanismos de busca.

Além disso, nomear corretamente páginas, produtos, e imagens também faz parte desta otimização, uma vez que tudo isto facilita a localização da sua loja virtual, faz com que esta tenha maior visibilidade e confiabilidade. Outro ponto importante deste marketing para loja virtual são os conteúdos.

Sejam escritos, em um blog ou nas redes sociais, sejam vídeos e/ou áudios, estes conteúdos entregues a seu público irão gerar credibilidade e com esta sua loja vai ganhar confiabilidade, interagindo com este público. A conversão e venda é uma sequência natural deste processo.

Aprofunde seu conhecimento --> Marketing Digital: O Que é e Porque Tem a Ver com Seu Negócio?
 

Marketing Digital para E-commerce

Existem algumas dicas bem simples para realizar este marketing digital para e-commerce. Lembrando que, se possível for, é mais que aconselhável você ter um profissional de marketing para desenhar esta estratégia e colocá-la em prática. O custo benefício com certeza lhe será vantajoso. Confira:

• Ter um plano de negócio muito bem definido. Este é, fundamentalmente, o princípio de tudo.

• Introduza valor ao seu produto ou serviço, ou seja, conteúdos válidos e relevantes com informações sobre ele, fotos apropriadas e de qualidade, etc.

• Invista corretamente em marketing de conteúdo para gerar leads, além de propiciar maior credibilidade e confiabilidade ao seu e-commerce.

• Utilize todas as ferramentas disponíveis no marketing digital, como e-mail marketing, canais no YouTube, etc., conforme a estratégia previamente definida.

• Use as redes sociais a seu favor. Elas são ferramentas importantes e imprescindíveis para a interação com seu público e também para divulgação.

• Estabeleça metas mensuráveis. Metas inatingíveis ou muito agressivas prejudicam toda uma estratégia de marketing já desenhada e os efeitos são nocivos ao seu negócio.

 

Estratégias de Marketing Digital para E-commerce

Até aqui falamos em SEO e em estratégias de marketing digital para E-commerce mas ainda não elencamos quais são as principais estratégias. Então, confira as principais agora:

• Google AdWords

É uma ferramenta importantíssima e que consegue aumentar sua exposição dentro dos resultados de busca do Google e não pode ser desconsiderada como estratégia de marketing.

• Remarketing

Muito provavelmente você lida com remarketing quase todos os dias. Sabe aquela espiadinha em uma cadeira de escritório em um site qualquer, por exemplo? Você não comprou, só olhou e saiu do site, mas vai começar a receber notas em suas redes sociais e até por e-mail apresentando várias ofertas desta cadeira. Isto é remarketing.

• SEO

Já falamos dele aqui, inúmeras vezes. Em mais uma definição: é um conjunto de técnicas que tem por objetivo melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos (os gratuitos). Mas também é muito utilizado nos pagos, como forma de consolidar sua marca, sua loja.

• Redes Sociais e E-mail Marketing

São estratégia poderosas e indispensáveis em qualquer planejamento de marketing digital.

• Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

Também já falamos deles e eles estão intimamente interligados. Conteúdos válidos e importantes entregues a seu público vai educa-lo até que entenda que precisa do seu produto ou serviço e tome a ação (CTA - call to action) de comprar com você. 

Este “educar”, resumidamente falando, é o Inbound Marketing.

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