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Cadastro de clientes e vendas: como usar essa base de dados!

Todas as empresas querem aumentar os lucros, mas poucas se concentram no essencial: manter os clientes atuais satisfeitos. Saiba como neste blog.

Por GestãoClick
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Cadastro de clientes e vendas: como usar essa base de dados!

Todas as empresas querem aumentar seus lucros, mas poucas se concentram no que realmente importa: manter seus clientes atuais satisfeitos antes de buscar por novos consumidores. É um erro comum acreditar que trazer novos clientes salvarão o seu negócio, mas se você não consegue nem sequer satisfazer quem consome seus produtos ou serviços como pretende alcançar um novo público? No artigo de hoje, te explicaremos sobre a importância do cadastro de clientes em vendas.

A publicidade costuma nos ensinar tudo sobre a arte de seduzir os clientes e, fazer com que eles desejem produtos/serviços para sanar seus mais profundos anseios. Contudo, ela nada nos explica sobre o que fazer quando as coisas não dão certo. Na hora da divulgação e aquisição tudo parece maravilhoso, mas o problema começa se o serviço não oferece algo que quem contratou acreditava ter, ou se o produto não atender a todas as expectativas, tais como cor, tamanho ou sabor.
Por mais que você não tenha enganado seu consumidor, e te falte paciência para ouvir todas as reclamações, não se pode de maneira alguma ignorá-las. Pessoas sem atenção às suas mazelas passam rapidamente da insatisfação ao furor. Os clientes insatisfeitos são como um sinal de fumaça e, se você não contê-los poderão virar fogo e queimar a imagem da sua empresa. Por isso é muito importante cuidar de toda a Jornada do Cliente (Indústria, Distribuidores ou consumidores. Você precisa estar disposto a sanar a suas dúvidas, conflitos e fazer com que os clientes fiquem satisfeitos.

O que sua empresa faz com a base de dados?

Muitas organizações geralmente coletam dados cadastrais dos clientes durante a compra. Com o tempo, essa base de dados vai aumentando, contudo, as informações que poderiam ser valiosas se reaproveitadas para encontrar novos clientes são apenas acumuladas e desperdiçadas.

Você sabia que com auxílio de um bom software de ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial pro) você pode melhorar a gestão das empresas, com uma solução em automação comercial  integrando as atividades de: vendas; finanças; contabilidade; estoque; compras e produção?

E que o CRM (Gestão do Relacionamento com o Cliente) é outra ferramenta que pode ser utilizado para gestão de sua empresa, que pode metrificar os hábitos de compras e até mesmo o approach mais adequado para uma negociação bem sucedida? Diversas empresas oferecem serviços para gestão dos clientes, vale a pena dar uma pesquisada e optar por um software para isso. A dica de Carlos Martins, consultor Sênior de Marketing e Inbound Marketing, é para que você:

“Volte seus esforços para leads que apresentam maior potencial de compra. Você pode constatar isto traçando a persona. Desta forma é possível entender quais são as necessidades do cliente, suas preferências e como você pode auxiliá-lo. Isto permite uma negociação muito mais fluida, uma vez que você entende o que o cliente precisa e pode ser mais objetivo.”

Relação do cadastro de clientes e vendas para melhorar a qualidade dos atendimentos

Uma ótima opção para facilitar e interligar todos os processos da Jornada do cliente é utilizar um serviço de CRM. Com esse módulo do isoCRM você terá auxílio na gestão de relacionamento com o cliente através do atendimento. Nele, são registradas e geradas todas as informações e ocorrências dos chamados realizados pelos clientes. Por meio dessa base de dados as próximas interações ficarão bem mais rápidas, fáceis e eficientes.

Consequência a longo prazo

Com o decorrer do tempo a empresa conhecerá melhor o seu cliente, permitindo que os próximos atendimentos sejam mais personalizados, objetivos, focando as necessidades do cliente que foram observadas através da análise do histórico de interações.

O módulo contempla todos os contatos dos clientes realizados através de telefone, chat, e-mail e redes sociais, registrando todas as ocorrências. A partir dessas métricas é possível medir o grau de satisfação do cliente, a qualidade do atendimento, a frequência dos diferentes tipos de chamados e a rapidez no retorno para o cliente.

Como o Atendimento pode ajudar sua empresa:

  • Registro das informações de cada atendimento.
  • Auxílio na gestão de relacionamento.
  • O isoAtendimento permite identificar as necessidades e preferências do cliente.
  • Identificar e classificar o perfil do cliente.
  • ?Facilita o atendimento.
  • Atendimentos de chat, e-mail, SAC telefônico e redes sociais em uma central CRM.
  • Rápido e fácil acesso às informações de atendimento.
  • Obtendo vários dados de atendimento, conhecemos melhor o cliente, permitindo realizar atendimentos mais direcionados.
  • Melhora qualidade dos atendimentos.
  • Atendimentos direcionados para cada cliente, tendem a gerar maior satisfação e fidelidade do cliente.
  • Todas as informações de atendimentos em uma central, tornando o atendimento mais rápido e qualificado.

Atendimento e os 3 pilares do CRM

  • Pré-venda: Pré-venda, é o momento de análise e recolhimento de informações sobre o mercado, dos seus fornecedores e cadeia envolvida e dos seus clientes, de maneira que seja planejada uma estratégia eficiente de venda. Através da análise de informações e do planejamento da estratégia será possível garantir eficiência na hora da venda.
    • Recolhimento de informações para a base de dados e análise dos seus dados, como o tempo de resposta ao cliente.
  • Pós-venda: Momento essencial, onde devemos garantir que o cliente receba satisfação do produto mesmo após a venda, para fidelizar o cliente e aumentar o valor percebido. Após a venda, é essencial manter contato com o cliente, para receber feedback e oferecer suporte ao que ele precisar. Assim estabelece uma relação entre empresa e cliente e garante o retorno do mesmo.
    • Registro do retorno/satisfação do cliente, auxílio ao cliente/suporte, análise da preferência do cliente para atendimentos direcionados.
  • Venda: Depois de todo o planejamento de estratégias na pré-venda, agora é o momento de aplicação e realizar a venda, para isso é preciso que o vendedor tenha em mãos todas as informações dos clientes e dos envolvidos, para seguir a estratégia de venda e esteja preparado para lidar com qualquer situação e possíveis problemas.
    • Atendimento e suporte ao cliente. Identificação, análise e resolução de problemas comuns dos clientes e recolhimento de dados dos atendimentos.


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