Materiais gratuitos
Início » Blog » Gestão Financeira » 5 vantagens de emitir boletos com registro

5 vantagens de emitir boletos com registro

A sua empresa emite boleto bancário registrado? Confira nos tópicos a seguir deste artigo as vantagens de emitir boletos com registro e as etapas da sua implantação!

Por GestãoClick
Atualizado em
5 vantagens de emitir boletos com registro

A sua empresa emite boleto bancário? Você já deve saber como essa forma de pagamento é atrativa para um grande número de consumidores, não é mesmo? E também já deve estar a par da implantação do novo sistema de boletos que os bancos estão promovendo.

Assim, em breve apenas boletos bancários registrados poderão ser emitidos. O novo sistema está sendo implantado aos poucos, de acordo com o valor do documento. E por mais que exija das empresas algumas adaptações e taxas maiores, a novidade tem muitos benefícios.

Então, confira nos tópicos a seguir deste artigo as 5 vantagens de emitir boletos com registro e saiba mais sobre as etapas da sua implantação e como emiti-los.

  1. Boletos com mais informações
  2. Boletos mais seguros
  3. Cadastro de boleto como débito automático
  4. Boletos não pagos podem ser cancelados
  5. Melhores taxas de boleto no longo prazo
  6. Implantação do boleto bancário
  7. Como usar o novo sistema de boleto registrado

vantagens-de-emitir-boletos-com-registro

1 – Boletos com mais informações

Diferente do que acontece com os boletos bancários comuns, os registrados precisam apresentar tanto o CPF ou CNPJ do comprador quanto do vendedor. Essa medida garante uma maior transparência, evitando assim, que sejam emitidos boletos sem autorização.

Essas informações, aliás, devem aparecer no boleto registrado de forma correta. Caso haja divergência de dados, eles não poderão ser pagos em qualquer banco, apenas no emissor. Mas se estiver tudo informado corretamente, pode ser pago em qualquer instituição bancária.

2 – Boletos mais seguros 

Uma maior segurança também é uma das vantagens de emitir boletos com registro, pois isso evita que ocorram fraudes, o que é bem comum, causando prejuízos aos empresários. Essa segurança acontece porque com o registro o banco tem maior controle sobre os boletos.

A instituição bancária da sua empresa se torna responsável pela emissão do boleto bancário, bem como pelo gerenciamento desses documentos. Por sua vez, o empresário deve só determinar a data limite de cada pagamento. E se o boleto não é pago, a dívida é protestada.

3 – Cadastro de boleto como débito automático

Mais uma facilidade e, por isso, um benefício do boleto bancário registrado é que ele pode ser cadastrado como débito automático. Essa possibilidade é, cada vez mais, aceita pelos consumidores, que têm a sua vida descomplicada.

Isso acontece porque o pagamento é cobrado diretamente na sua conta. Para quem vende, essa medida é ainda mais vantajosa, uma vez que são reduzidas as chances dos clientes esquecerem de pagar. Reduzindo, assim, o número de clientes inadimplentes da sua empresa.

Descubra como um software de gestão online pode te ajudar a alcançar o sucesso no seu negócio em: “4 razões para utilizar um software de gestão online“.

4 – Boletos não pagos podem ser cancelados 

Já que são os bancos nos quais você tem conta que gerenciam os boletos registrados emitidos pela sua empresa, são eles que o atualizam sobre os documentos que ainda não foram pagos. A partir disso, você pode buscar os seus clientes para propor uma negociação.

Esse comunicado é feito pelo banco depois de um período de tempo estipulado. E se o cliente fizer o pagamento diretamente para você é preciso apenas informar o banco para que ele dê a baixa do boleto. Caso o pagamento não seja feito, o mesmo é protestado.

5 – Melhores taxas de boleto no longo prazo 

Com o boleto bancário registrado, os bancos oferecem mais serviços aos seus clientes e, por isso, há mais taxas. No entanto, com o passar do tempo, se a sua empresa tiver um bom histórico de emissões e compensações de boletos é possível negociar os preços das taxas.  Tornando-as mais vantajosas para o seu negócio.

Implantação do boleto bancário

A Febraban – Federação Brasileira de Bancos é quem está promovendo a implantação dos boletos registrados no país. Essa medida integra o Projeto Nova Plataforma de Cobrança, desenvolvida com a finalidade de centralizar a base de títulos nacionais.

Essa centralização garante uma maior segurança para todos os envolvidos na emissão dos boletos, tanto compradores quanto vendedores, bem como as demais vantagens já vistas. A iniciativa foi necessária perante o grande número de fraudes ocorridas com os boletos.

Afinal, os novos boletos são vinculados ao destinatário da cobrança quando são emitidos. Dessa forma, torna-se viável identificar títulos fraudulentos antes dos golpes serem aplicados. Porém, essa implantação está sendo realizada aos poucos.

A etapa mais recente iniciou em 26 de maio de 2018, sendo que a partir desse momento, os bancos começaram a aceitar boletos bancários acima de R$ 400,00 somente registrados. A próxima fase da implantação acontece no dia 21 de julho.

Nessa data, inicia a última etapa, quando os bancos começam a aceitar apenas boletos com registro, independente do seu valor. Além disso, até da data de vencimento, o boleto registrado pode ser pago em qualquer banco, pois o sistema é centralizado.

Como usar o novo sistema de boleto registrado

A forma mais eficiente de como usar o novo sistema de boleto bancário registrado é ter essa função no software ERP, um sistema de gestão empresarial que atende empresas de todos os portes e segmentos de mercado. Assim, tudo é realizado com mais agilidade.

Afinal, empresas com software ERP já possuem os dados dos seus clientes em seu banco de dados, facilitando a inclusão dessas informações nos boletos bancários, as quais devem estar corretas para não haver problemas. Além disso, o software ERP conta com outras vantagens.

Entre elas, informatizar os dados do seu negócio, conectar os setores e automatizar os procedimentos. Assim, você e a sua equipe conseguem fazer mais, em menos tempo e sem perder em qualidade, com total segurança.

O GestãoClick é um software ERP que já tem homologado em seu sistema os principais bancos do país. Isso significa que independente de qual for o banco da sua empresa, é bem possível que o serviço já esteja disponível.

Entre os bancos já homologados estão os seguintes:

  1. Caixa Econômica Federal
  2. Sicredi
  3. Banco do Brasil
  4. Bradesco
  5. Itaú
  6. Santander
  7. HSBC
  8. Banrisul
  9. Banco do Nordeste
  10. SICOOB

Além disso, o nosso sistema de gestão empresarial  emite boletos por apenas R$ 2,19 por boleto pago, permitindo que por um ótimo custo benefício você ofereça essa que é a forma de pagamento preferida de muitos brasileiros.


Sistema ERP Online

Avatar

gestao.click

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Confira outros artigos que vão te ajudar a aumentar as vendas e melhorar a gestão do seu negócio.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!