Quais são as expectativas de vendas para o Dia das Mães 2022?

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do ano, principalmente para o comércio brasileiro.

É por esse motivo que os lojistas geralmente começam a realizar os preparativos em abril, buscando investir em estratégias para aumentar suas vendas antes e durante o período.

Pensando nisso, que tal saber quais são as expectativas de vendas para o Dia das Mães 2022? Dessa maneira, você se prepara melhor para aumentar o lucro do seu negócio. Veja agora!

Que dia é o Dia das Mães?

Nos Estados Unidos, o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de Maio – uma tradição estabelecida por Ann Jarvis em 1908.

Aqui no Brasil, a celebração sofreu influência norte-americana e, portanto, também é realizada no segundo domingo de Maio. Nos próximos anos, o Dia das Mães acontecerá nas seguintes datas:

  • Dia das Mães 2022 – 08 de Maio
  • Dia das Mães 2023 – 14 de Maio
  • Dia das Mães 2024 – 12 de Maio
  • Dia das Mães 2025 – 11 de Maio

Trata-se de uma data marcada por diversas homenagens às mães, no qual a sociedade reconhece toda sua dedicação, carinho e amor, celebrando com presentes e demais gestos de agradecimento.

Uma vez conscientizada a importância desse período tanto para a representação materna, quanto para o comércio, continue a leitura e saiba quais são as expectativas de vendas para o mês de Maio!

Vendas Dia das Mães 2022

Segundo o infográfico divulgado pela Globo sobre o Dia das Mães em 2022, 71% dos entrevistados pretendem celebrar a data. Esse número representa 6% a mais em relação ao ano passado, e um aumento de 11% se comparado a 2020.

Dia das Mães 2022

Além disso, 9 em cada 10 afirmam que a ocasião é e sempre será importante, e estão entusiasmados em poder comemorar de alguma forma esse ano. Como é o caso das refeições em família que voltaram aos planos dos brasileiros. 

Outra informação importante é que mais da metade deixa para comprar o presente de última hora, seja durante a semana, seja na véspera ou até mesmo no próprio dia. 

Com isso em mente, o melhor momento para realizar uma campanha, segundo a pesquisa realizada pela Behup, é aproximadamente 15 dias antes e na semana do Dia das Mães.

Além disso, repetir o que foi feito no ano anterior, mesmo que as vendas tenham sido um sucesso, não é uma estratégia muito inteligente. Afinal, a preferência do público já mudou e seu negócio precisa se reinventar.

Como foi o Dia das Mães 2021? 

Em 2021, as vendas no varejo físico cresceram 6% em relação a 2020. Já no e-commerce, o aumento foi de 14% com base no mesmo período do ano anterior. 

O ticket médio alcançou o valor de R$477,00. O que representa 21% a mais que o ano de 2020. Os homens são o público que mais gasta com presentes, enquanto as mulheres foram responsáveis por 52% do faturamento do Dia das Mães em 2021.

O que vender no Dia das Mães 2022

Segundo o levantamento realizado pela mesma pesquisa, 59% dos entrevistados deram presentes em 2021, enquanto 76% pretendem presentear no Dia das Mães 2022.

Confira abaixo a lista dos itens citados como opção de compra para presente:

  • Roupas (26%)
  • Perfumes (24%)
  • Flores (15%)
  • Chocolates (15%)
  • Calçados (14%)
  • Cuidados com a pele (14%)
  • Acessórios (13%)
  • Eletrodomésticos (9%)
  • Cestas de café da manhã (9%)
  • Utensílios domésticos (9%)
  • Refeição especial em restaurante (9%)
  • Smartphone (6%)
  • Eletrônicos – exceto smartphones (5%)
  • Viagem (4%)

Entre a parcela do público que pretende presentear com eletrônicos (exceto smartphones), foram mencionados:

  • TV / Smart TV (75%)
  • Tablet (56%)
  • Home Theater / Soundbar (47%)
  • Computador/ Notebook (44%)
  • Carregador Portátil (41%)
  • Smartwatch (38%)
  • Fone de ouvido (30%)

Em relação ao mesmo período do ano passado, 54% dos consumidores pretendem manter o mesmo valor investido, enquanto 28% tem a intenção de aumentar o investimento no presente para as mães.

Dia das Mães em 2022 - Investimento dos consumidores

Além disso, apenas 18% possuem a intenção de diminuir o valor do investimento. Entre os principais motivos, podemos destacar:

  • 29% responderam que precisam economizar devido a situação financeira estar pior do que o ano passado.
  • 23% responderam que possuem menos dinheiro disponível, uma vez que os gastos fixos aumentaram com relação ao ano passado.
  • 17% responderam que pretendem planejar melhor a compra do presente esse ano, focando em promoções e descontos.

Ideias para vender no Dia das Mães 2022

Mesmo que seu produto tenha qualidade comprovada, apresente o melhor preço ou seja conhecido no mercado, não significa que seu consumidor irá escolhê-lo em detrimento dos seus concorrentes.

A verdade é que talvez ele nem se importe em pagar a mais pelo mesmo produto, como apontam os 28% que pretendem aumentar o investimento.

A verdade é que o diferencial, como um embrulho ou embalagem especial, ou um atendimento caloroso e que esteja no clima do dia, influenciará diretamente na escolha do consumidor.

Além do planejamento da campanha de vendas para o Dia das Mães 2022, será necessário considerar uma série de outros fatores como:

Logística e prazos de entrega

Principalmente nos casos de loja online, a entrega durante esse período é de suma importância e pode contar como diferencial. Negociar com as empresas que fazem o transporte, oferecer uma entrega expressa para os consumidores de última hora, entre outros, podem fazer toda a diferença.

Comunicação acessível

Todo e qualquer canal de contato com o seu cliente deve estar pronto e disponível para um atendimento rápido e preciso. Portanto, uma boa dica é aumentar e priorizar os canais de comunicação como: 

  • e-mail;
  • telefone;
  • redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp;
  • Chat.

Atendimento personalizado

O atendimento presencial também é importante e precisa efetivamente “entrar no clima do Dia das Mães”.

O seu cliente estará ansioso neste momento e antes mesmo de efetivar a compra, ele já estará precisando da sua ajuda. Logo, pensar em um bom atendimento vai diferenciá-lo de sua concorrência.

De olho no estoque

Você precisa monitorar diariamente o seu estoque e mantê-lo organizado. Neste caso, a experiência do ano anterior é um bom indicativo para a reposição. Aliás, o controle de estoque é fundamental para não deixar faltar produto, e nem estocar demais, o que significaria um provável prejuízo financeiro.

Seja criativo e inovador

Faça promoções, ofereça brindes, sorteios e descontos especiais. Capriche na decoração e na divulgação de seus produtos e de sua loja, entre outras possibilidades que façam com que o seu comércio se diferencie dos concorrentes.

Se você precisar de ajuda para dar vida a essas ideias, criando artes temáticas para redes sociais ou até produzindo um cartão de Dia das Mães, vale a pena explorar plataformas gratuitas e intuitivas como o Canva.

É preciso se reinventar, sempre, pra sair na frente.

Conte com recursos tecnológicos

Tenha também um bom sistema de gestão empresarial, que vai automatizar e agilizar seu controle de vendas, além de lhe fornecer dados e informações precisas e em tempo real do que está acontecendo nos seus pontos de vendas.

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