Materiais ricos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Quais são as expectativas de vendas para o Dia das Mães 2022?

Quais são as expectativas de vendas para o Dia das Mães 2022?

Entenda o comportamento do consumidor para o Dia das Mães 2022 e aumente suas vendas no período, disponibilizamos uma pesquisa completa!

Por GestãoClick
Atualizado em
Quais são as expectativas de vendas para o Dia das Mães 2022?

O Dia das Mães é uma das datas comemorativas mais importantes do ano, principalmente para o comércio brasileiro. O Dia das Mães 2022 será o primeiro após o período intenso de pandemia, por isso as expectativas dos comerciantes estão bastante altas para essa data.

É por esse motivo que os lojistas geralmente começam a realizar os preparativos em abril, buscando investir em estratégias para aumentar suas vendas antes e durante o período.

Pensando nisso, que tal saber quais são as expectativas de vendas para o Dia das Mães 2022? Dessa maneira, você se prepara melhor para aumentar o lucro do seu negócio. Veja agora!

Que dia é o Dia das Mães?

Nos Estados Unidos, o Dia das Mães é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de Maio – uma tradição estabelecida por Ann Jarvis, em 1908.

Aqui no Brasil, a celebração sofreu influência norte-americana e, portanto, também é realizada no segundo domingo de Maio. Nos próximos anos, o Dia das Mães acontecerá nas seguintes datas:

  • Dia das Mães 2022 – 08 de Maio
  • Dia das Mães 2023 – 14 de Maio
  • Dia das Mães 2024 – 12 de Maio
  • Dia das Mães 2025 – 11 de Maio

Trata-se de uma data marcada por diversas homenagens às mães, na qual a sociedade reconhece toda a dedicação, o carinho e o amor maternos, celebrando com presentes, reuniões familiares e demais gestos de agradecimento.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a história da data e sobre a importância dessa celebração, tanto para as famílias quanto para o comércio, continue a leitura e entenda quais são as expectativas de vendas para o mês de Maio!

Vendas Dia das Mães 2022

Segundo o infográfico divulgado pela Globo sobre o Dia das Mães em 2022, 71% dos entrevistados pretendem celebrar a data. Esse número representa 6% a mais em relação ao ano passado, e um aumento de 11% se comparado a 2020.

Dia das Mães 2022

Além disso, 9 em cada 10 afirmam que a ocasião é e sempre será importante, e estão entusiasmados em poder comemorar de alguma forma esse ano. Como é o caso das refeições em família que voltaram aos planos dos brasileiros. 

Outra informação importante é que mais da metade dos entrevistados deixa para comprar o presente de última hora, seja durante a semana, na véspera ou até mesmo no próprio dia. 

Com isso em mente, o melhor momento para realizar uma campanha, segundo a pesquisa realizada pela Behup, é, aproximadamente, 15 dias antes e, também, na semana do Dia das Mães.

Além disso, repetir o que foi feito no ano anterior, mesmo que as vendas tenham sido um sucesso, não é uma estratégia muito inteligente. Afinal, a preferência do público já mudou e seu negócio precisa se reinventar.

Como foi o Dia das Mães 2021? 

Em 2021, as vendas no varejo físico cresceram 6% em relação a 2020. Já no e-commerce, o aumento foi de 14% com base no mesmo período do ano anterior. 

O ticket médio alcançou o valor de R$477. O que representa 21% a mais que o ano de 2020. Os homens são o público que mais gasta com presentes, enquanto as mulheres foram responsáveis por 52% do faturamento do Dia das Mães em 2021.

O que vender no Dia das Mães 2022

Segundo o levantamento realizado pela mesma pesquisa, 59% dos entrevistados deram presentes em 2021, enquanto 76% pretendem presentear no Dia das Mães 2022.

Confira abaixo a lista dos itens citados como opção de compra para presente:

  • Roupas (26%)
  • Perfumes (24%)
  • Flores (15%)
  • Chocolates (15%)
  • Calçados (14%)
  • Cuidados com a pele (14%)
  • Acessórios (13%)
  • Eletrodomésticos (9%)
  • Cestas de café da manhã (9%)
  • Utensílios domésticos (9%)
  • Refeição especial em restaurante (9%)
  • Smartphones (6%)
  • Eletrônicos – exceto smartphones (5%)
  • Viagem (4%)

Entre a parcela do público que pretende presentear com eletrônicos (exceto smartphones), foram mencionados:

  • TV / Smart TV (75%)
  • Tablet (56%)
  • Home Theater / Soundbar (47%)
  • Computador/ Notebook (44%)
  • Carregador Portátil (41%)
  • Smartwatch (38%)
  • Fone de ouvido (30%)

Em relação ao mesmo período do ano passado, 54% dos consumidores pretendem manter o mesmo valor investido, enquanto 28% tem a intenção de aumentar o investimento no presente para as mães.

Dia das Mães em 2022 - Investimento dos consumidores

Além disso, apenas 18% possuem a intenção de diminuir o valor do investimento. Entre os principais motivos, podemos destacar:

  • 29% responderam que precisam economizar devido a situação financeira estar pior do que o ano passado.
  • 23% responderam que possuem menos dinheiro disponível, uma vez que os gastos fixos aumentaram com relação ao ano passado.
  • 17% responderam que pretendem planejar melhor a compra do presente esse ano, focando em promoções e descontos.

Ideias para vender no Dia das Mães 2022

Mesmo que seu produto tenha qualidade comprovada, apresente o melhor preço ou seja conhecido no mercado, não significa que seu consumidor irá escolhê-lo em detrimento dos seus concorrentes.

A verdade é que talvez ele nem se importe em pagar a mais pelo mesmo produto, como apontam os 28% que pretendem aumentar o investimento.

A verdade é que o diferencial, como um embrulho ou embalagem especial, ou um atendimento caloroso e que esteja no clima do dia, influenciará diretamente na escolha do consumidor.

Além do planejamento da campanha de vendas para o Dia das Mães 2022, será necessário considerar uma série de outros fatores como:

Logística e prazos de entrega

Principalmente nos casos de loja online, a entrega durante esse período é de suma importância e pode contar como diferencial. Negociar com as empresas que fazem o transporte, oferecer uma entrega expressa para os consumidores de última hora, entre outros, podem fazer toda a diferença.

Comunicação acessível

Todo e qualquer canal de contato com o seu cliente deve estar pronto e disponível para um atendimento rápido e preciso. Portanto, uma boa dica é aumentar e priorizar os canais de comunicação como: 

  • E-mail;
  • Telefone;
  • Redes sociais como Instagram, Facebook e WhatsApp;
  • Chat.

Atendimento personalizado

O atendimento presencial também é importante e precisa efetivamente “entrar no clima do Dia das Mães”.

O seu cliente estará ansioso neste momento e antes mesmo de efetivar a compra, ele já estará precisando da sua ajuda. Logo, pensar em um bom atendimento vai diferenciá-lo de sua concorrência.

De olho no estoque

Você precisa monitorar diariamente o seu estoque e mantê-lo organizado. Neste caso, a experiência do ano anterior é um bom indicativo para a reposição. Aliás, o controle de estoque é fundamental para não deixar faltar produto, e nem estocar demais, o que significaria um provável prejuízo financeiro.

Seja criativo e inovador

Faça promoções, ofereça brindes, sorteios e descontos especiais. Capriche na decoração e na divulgação de seus produtos e de sua loja, entre outras possibilidades que façam com que o seu comércio se diferencie dos concorrentes.

Se você precisar de ajuda para dar vida a essas ideias, criando artes temáticas para redes sociais ou até produzindo um cartão de Dia das Mães, vale a pena explorar plataformas gratuitas e intuitivas como o Canva.

É preciso se reinventar sempre para sair na frente.

Conte com recursos tecnológicos

Tenha, também, um bom sistema de gestão empresarial, que vai automatizar e agilizar seu controle de vendas, além de lhe fornecer dados e informações precisas e em tempo real do que está acontecendo nos seus pontos de vendas. Além disso, ele agiliza processos e otimiza o seu dia a dia, pois possui emissor de nota fiscal, gerenciador de fluxo de caixa, controle de compras e muito mais.

Então, para vender mais no Dia das Mães 2022, sua empresa precisa de um Sistema PDV! Você pode testar grátis por 10 dias, não precisa nem cadastrar cartão de crédito. Acesse:

O que um dono de negócio tem a dizer sobre o GestãoClick

“O GestãoClick foi fundamental para que pudéssemos manter nossa gestão fiscal e financeira. Por ser um sistema 100% web e de simples operação, durante o período em que toda a equipe começou a trabalhar remotamente, não sofremos suspensão nas atividades de nosso setor administrativo.”
Fernando Guarany
Dono da SAAS Sistemas

Preencha os dados e
teste grátis por 10 dias!

Ambiente seguro
Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Receba até 50% de desconto no plano anual na SEMANA DO CONSUMIDOR.
Fale com um especialista!
Garantir meu desconto

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo