Materiais gratuitos
Início » Blog » Sistema ERP » 10 dicas para implementar e escolher um ERP

10 dicas para implementar e escolher um ERP

Quer implementar um bom  ERP  em sua empresa e não sabe qual escolher? Pode não parecer, mas esta dúvida é muito comum, isso porque a maioria deles possuem funcionalidades muito parecidas, o que por fim pode confundir o gestor na hora da escolha. A base de sua busca deve ser a profissionalização de soluções apropriadas para […]

Por GestãoClick
Atualizado em
10 dicas para implementar e escolher um ERP

Precisa escolher um ERP para implementar na sua empresa, mas está com dificuldade para decidir? Essa é uma dúvida muito comum entre os empreendedores. Isso porque, à primeira vista, a maioria dos ERPs possuem funcionalidades muito parecidas, o que pode confundir o gestor na hora da escolha.

Para começar, você deve focar a sua busca na profissionalização de soluções apropriadas para o seu negócio. Afinal, um bom sistema de gestão empresarial precisa respeitar as particularidades de cada empresa e de cada nicho de mercado, ou você pode acabar levando “gato por lebre”, como já dizia o ditado.

Neste post, você vai ficar entender um pouco mais sobre o que determina se um ERP é bom ou não, a importância desse software para um empreendimento e, ainda, conferir 10 dicas/sugestões de como implementar e escolher um ERP  apropriado para o seu negócio. 

Saiba mais: ERP – O que é: Guia Definitivo, Prático e Fácil de Entender

O que um ERP pode fazer pelo seu negócio

Resumidamente, um sistema ERP serve para auxiliar todos os aspectos da gestão do seu negócio. 

Inclusive, o foco principal desse tipo de sistema é proporcionar ao usuário uma gestão mais completa, sólida e que irá refletir diretamente, e beneficamente, nos resultados da empresa. 

Dessa forma, podemos facilmente listar algumas bases que podem ser consideradas pilares de qualquer bom sistema de gestão empresarial, são elas:

 •   Maior ganho de tempo operacional;

 •   Anulação ou redução significativa de retrabalho;

 •   Integração entre os departamentos e automatização de processos;

 •   Controle efetivo de estoque;

 •   Significativo aumento de produtividade;

 •   Redução de custos operacionais da empresa;

 •   Maior visibilidade e agilidade nas vendas e no faturamento;

 •   Acesso a informações precisas em tempo real, resultando em maior confiabilidade de dados;

 •  Melhor eficiência da gestão, no que diz respeito às tomadas de decisão.

Sistema ERP Online

Funcionalidades de um ERP

A utilização da tecnologia como forma de produzir mais e reduzir custos tem uma representação efetiva em um bom sistema ERP para a sua empresa. E por que apostar nesta tecnologia? 

O ERP da GestãoClick é um excelente exemplo de ERP completo. Pois ele não só integra amplamente vários departamentos de sua empresa, automatizando-os e, consequentemente, otimizando processos, como também promove uma integração contábil, com lojas virtuais (e-commerces) e também com diferentes meios de pagamento.

Isso facilita toda a gestão do seu negócio e também influencia diretamente na melhora do fluxo de todas as áreas da empresa. Confira abaixo algumas das funcionalidades do ERP do GestãoClick:

Controle financeiro

Ter o  controle financeiro em sua empresa proporciona acompanhamento fácil e simultâneo de todas as entradas e saídas monetárias do seu negócio. O resultado disso é ganho de tempo e maior efetividade das operações financeiras da empresa.

Todo bom gestor sabe de antemão que a saúde financeira de uma empresa é um dos principais indicativos de que tudo está indo bem (ou não). Assim, ter informações precisas e atualizadas do setor financeiro, para uma melhor tomada de decisão, por exemplo, é vital para a manutenção e crescimento do negócio.

Com o módulo de controle financeiro do GestãoClick você terá: 

• Melhor controle do fluxo de caixa;

• Excelente organização das contas a pagar e receber;

• Praticidade na emissão de boletos bancários, recibos, carnês e notas fiscais;

• Maior controle das contas bancárias;

• Mais eficiente realização de centro de custos, entre muitas outras funcionalidades.

Controle de estoque

Possuir uma organização mais ampla e um controle do estoque mais detalhado, trazendo informações precisas, confiáveis, atualizadas e de fácil interpretação, evita desperdícios e reduz custos.

Controle de orçamentos e vendas

Contar com o controle de orçamentos e vendas permite que você usufrua de um conjunto de recursos que dinamizam a leitura e também o entendimento do setor, desde orçamentos, notas fiscais eletrônicas, lançamentos, gerenciamento de comissões e impressões de cupom fiscal de balcão até as vendas, feitas no dia a dia comercial de sua empresa. 

Perfis de acesso

A segurança da informação também é essencial para a vitalidade de uma empresa. Por essa razão, controlar os perfis de acesso é imprescindível para garantir que as informações certas sejam apresentadas exclusivamente para as pessoas certas.

Com o nosso sistema ERP, você pode controlar o tipo de acesso de seus funcionários para uso do software, garantindo não somente uma melhor otimização do serviço, mas também um maior controle das informações da empresa.

Razões para ter um ERP

Podemos apontar, facilmente, vários motivos para apostar em um ERP para a sua empresa, mas separamos algumas das principais razões que levam um empresário a investir na implementação do GestãoClick:

• Garantia de maior fluidez nos processos;

• Melhoria da gestão e das tomadas de decisão;

• Visibilidade geral da empresa bem mais ampla e consistente;

• Redução de retrabalho e, consequentemente, de custos;

• Fácil customização;

• Não necessita de instalações físicas, por ser um sistema de acesso pela internet, nem treinamentos intensivos para o uso (é quase que totalmente intuitivo).

Riscos de não ter um ERP

Controlar processos internos, estoques, vendas, contabilidade, setor financeiro, entre tantas outras operações presentes em uma empresa por meio de planilhas e relatórios com informações imprecisas apresenta um risco imenso ao seu negócio. Além disso há, ainda, a possibilidade de retrabalhos e desperdícios por imprecisão de dados.

Portanto, é fundamental não correr o risco de ficar sem um sólido sistema ERP para a sua empresa. A relação entre custo e benefício é extremamente favorável, oferecendo o melhor retorno possível.

10 dicas para a escolher um ERP adequado

Agora que você já sabe que um ERP eficiente e adequado pode potencializar a produtividade, melhorar a eficiência operacional e fortalecer a tomada de decisões do seu empreendimento, chegou a hora de escolher um ERP que se adeque à sua realidade.

Pensando nisso, separamos 10 dicas para facilitar o seu processo de escolha. Ao seguir essas orientações, você estará mais preparado para selecionar um ERP que esteja alinhado aos objetivos estratégicos da sua empresa e que ajude a impulsionar seu crescimento. 

1. Defina previamente todas as necessidades, focos e prioridades do seu negócio. Isso lhe dará uma visão mais clara do que realmente você precisa;

2. Envolva as principais pessoas que utilizarão o sistema no processo de escolha do melhor ERP, pois, dessa maneira, elas também poderão apontar funcionalidades imprescindíveis para a rotina e gestão da sua empresa;

3. Compare os sistemas. Um bom ERP deve proporcionar customização, tecnologia de ponta e recursos apropriados para as necessidades do seu negócio;

4. Certifique-se de que o ERP possua integração com diferentes tipos de sistemas que podem ser úteis na sua rotina como gestor;

5. Verifique a capacitação e a experiência da empresa desenvolvedora do ERP, bem como o comprometimento que terá com o projeto, nível de conhecimento dos consultores na implantação e atualização do sistema;

6. Consulte, se possível, clientes da empresa antes da tomada de decisão final. Eles poderão dar uma boa impressão se o ERP em questão é mesmo apropriado para você;

7. Verifique se o fornecedor do ERP oferece suporte técnico gratuito e confiável para todos os planos disponíveis, além de assistência adequada para garantir a utilização eficiente do sistema;

8. Avalie o custo-benefício, considerando não apenas o custo inicial do ERP, mas também o retorno sobre o investimento a longo prazo;

9. Analise se o ERP permite que você acesse e gerencie informações importantes mesmo quando estiver fora do escritório;

10. Faça um teste gratuito antes de escolher um ERP. Assim, você terá uma visão da usabilidade e das funcionalidades do software na prática.

Essas dicas são essenciais para que você faça uma escolha informada e adequada do melhor ERP para a sua empresa. 

Lembre-se de adaptá-las de acordo com as necessidades específicas do seu negócio, garantindo que o sistema escolhido atenda aos requisitos e objetivos estratégicos da sua organização.

Que tal dar o primeiro passo? Teste gratuitamente o nosso ERP por 10 dias! O GestãoClick te dá acesso ilimitado a todas as funcionalidades do sistema durante o período de demonstração, além de suporte técnico especializado e gratuito com nossos consultores. 

Avatar

gestao.click

Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

cupom gestaoclick - 9 anos
50% de desconto no plano anual,
+ adesão gratuita de várias integrações!
Garanta aqui

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo