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3 dicas para você economizar na crise!

Confira Dicas para Economia no meio da crise. A instabilidade econômica levantou o sinal de alerta de muitas empresas. Para fugir do que parece ser uma fatalidade, grande parte delas já está se precavendo, usando de medidas de redução de custos a fim de desviar da crise e economizar. Para que você não tenha problemas elaboramos um texto específico para auxiliar você nesse processo de otimização de gastos.

Por GestãoClick
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3 dicas para você economizar na crise!

Com a pandemia de Covid-19, a instabilidade econômica ativou o sinal de alerta de muitas empresas de diferentes portes e ramos de atuação. Para fugir das graves consequências dessa instabilidade do mercado, grande parte dos empreendedores já está se precavendo, utilizando medidas de redução de custos, a fim de driblar os prejuízos e economizar na crise.

Por isso, em momentos de adversidade econômica, é essencial adotar uma estratégia inteligente para poupar recursos financeiros do seu negócio e superar as dificuldades monetárias. Embora possa parecer desafiador no início, com o planejamento adequado e algumas mudanças internas, é possível aliviar a pressão e garantir certa estabilidade em meio à crise.

Para que você não tenha problemas e aprenda a melhor forma de poupar gastos durante uma crise, neste artigo apresentaremos três dicas valiosas e eficientes que podem e devem ser adotadas por gestores que desejam economizar durante a crise financeira, de maneira financeiramente sustentável e segura.

Entenda o conceito de crise econômica

Em qualquer sistema capitalista, é possível que, em algum momento, uma crise econômica se instaure. Isso porque, essa estrutura é cíclica, o que significa que inevitavelmente haverá períodos de grande prosperidade financeira, mas também momentos de crises devastadoras.

A crise, geralmente, afeta a maior parte dos países do sistema capitalista, mas nem sempre todos os setores da economia são atingidos. Porém, é necessário estar atento, ainda que empresas do seu ramo não sejam as afetadas diretamente na ocasião, porque, de certa forma, todos os setores da economia estão interligados e dependem uns dos outros.

Assim sendo, durante uma crise econômica, a queda em um setor pode ter efeitos em cadeia, afetando indiretamente outras áreas. Por isso, é importante tentar prever e se resguardar enquanto uma nova crise não se instaura no cenário global, nacional ou regional.

Por mais que a instabilidade sempre volte, sua proporção varia bastante e a forma como você se prepara para enfrentar esse tipo de situação ajuda a manter certa estabilidade no seu negócio, sem que você precise tomar medidas drásticas como corte de no quadro de colaboradores, fechamento de filiais, mudança de nicho, entre outras.

Aprenda a economizar na crise

Agora que você já sabe que as crises econômicas voltam de tempos em tempos, é importante saber, também, que muitos são os fatores que contribuem para o desencadeamento de uma crise, desde instabilidade política até catástrofes ambientais, passando por desequilíbrios do mercado financeiro e epidemia/pandemia de doenças.

Seja qual for o motivo para a eclosão de uma crise, os efeitos sobre as empresas são quase sempre os mesmos:

  • Redução na demanda de vendas;
  • Queda no faturamento;
  • Dificuldade em conseguir empréstimos e/ou linhas de crédito;
  • Aumento nas taxas de juros e custos de financiamento;
  • Alto risco de insolvência (incapacidade de cumprir obrigações financeiras).

Dessa maneira, é imprescindível que o empresário tenha um plano para evitar esse tipo de situação ou para amenizar os efeitos avassaladores da crise, para te ajudar nessa missão, separamos três dicas importantes:

1. Reveja os custos da empresa

Você sabe onde cada centavo é gasto no dia a dia da sua empresa? Existe um controle financeiro que registra todos esses custos? Se você respondeu “não” a qualquer uma dessas perguntas, é hora de parar o que está fazendo e dedicar-se a mudar essa situação! A primeira dica para quem deseja reduzir os custos em um negócio pode parecer óbvia, mas é frequentemente negligenciada pelos empreendedores.

Na ânsia da redução de custos, gestores acabam focando apenas grandes números, deixando alguns gastos menores passarem despercebidos. Para reduzir os custos de forma estratégica, e importante analisar cuidadosamente as receitas e as despesas da sua empresa.

Mapeie os desperdícios internos, atente-se à gestão do seu estoque e, se possível, revise as politicas de horas extras. Converse com seus colaboradores, explique com franqueza o cenário em que a empresa está posicionada, fale sobre riscos e analise a aceitação deles em relação a uma estratégia de banco de horas na empresa, mesmo que temporária.

Veja alguns outros custos que devem ser elencados e que muitos empresários esquecem:

  • Consumo de energia elétrica;
  • Planos de telefone e internet;
  • Quantidade de fotocópias e impressões;
  • Uso de utensílios descartáveis;
  • Marcas de produtos de limpeza e de uso geral.

Pequenas ações e economias podem resultar em uma significativa redução de custos, mesmo quando se trata de despesas aparentemente insignificantes. A falta de conhecimento sobre quais custos podem ser reduzidos leva muitas empresas a cortarem investimentos, o que pode ter um impacto direto na qualidade final de seus produtos ou serviços. Essa é uma falha que pode ser extremamente prejudicial.

O planejamento financeiro pode ajudar a sua empresa a atingir o sucesso. Saiba mais em: Dicas essenciais para fazer o planejamento financeiro da sua empresa

2. Negocie melhores preços e prazos

Outro meio eficiente para ter uma verdadeira redução de custos e economizar na crise é saber negociar. Em momentos de crise, essa necessidade é ainda maior, por isso não a subestime.

É importante lembrar de um detalhe significativo: a crise atinge a todos e o seu fornecedor precisa de você tanto quanto você precisa dele. Essa relação de parceria pode gerar novas oportunidades para ambos, num modelo de ganhos mútuos.

Reúna os contratos firmados com seus fornecedores e renegocie por melhores valores ou formas de pagamento mais viáveis para que a sua empresa continue a girar.

Prazos também são importantes, afinal, você não quer pagar multa ou juros de boletos de fornecedores, não é verdade? Seja franco e explique as razões pelas quais prazos mais longos seriam benéficos para ambas as partes e busque um acordo que não prejudique o fornecedor e que atenda às necessidades da sua empresa.

Além disso, é possível explorar a negociação de taxas e obter opções mais favoráveis de parcelamento ou descontos para pagamentos à vista.

Caso não seja possível negociar com alguns dos seus parceiros, você precisa partir para uma etapa de pesquisa, com o objetivo de encontrar novos fornecedores. Compare a qualidade dos produtos, os preços, os prazos e as condições de pagamento para tomar uma decisão informada que não comprometa a credibilidade do seu negócio perante os clientes.

3. Utilize tecnologia para reduzir custos

Utilize tecnologias que possibilitem a automação de tarefas e processos, diminuindo a dependência de determinados recursos humanos e melhorando a eficácia das operações.

Automatizar processos pode ser uma saída viável para ajudar você a economizar na crise. Ainda que, provavelmente, haja um custo inicial, esse tipo de ferramenta auxiliará em cortes de despesas futuras, provenientes de erros que passam despercebidos por olhares humanos.

Alguns exemplos de tecnologias que podem ser adotadas para ajudar a reduzir custos na sua empresa são:

  1. Ferramentas de marketing digital;
  2. Recursos de armazenamento na nuvem;
  3. Sistemas online de atendimento ao cliente;
  4. Plataformas para análise de dados;
  5. Softwares de gestão empresarial.

Implementar um software de gestão empresarial integrada como o ERP da GestãoClick é uma ótima pedida para tornar as atividades da sua empresa mais eficientes, reduzindo o tempo de realização e os custos necessários. Algumas das funcionalidades que você poderá acessar são:

  • Gestão de compras e vendas;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Controle financeiro;
  • Emissão de notas fiscais e boletos bancários;
  • Desenvolvimento de relatórios;
  • Integrações com outros sistemas úteis no dia a dia organizacional.

O GestãoClick possui design intuitivo e fácil de usar, além de permitir que você acesse de qualquer lugar e a qualquer momento, necessitando, somente, estar conectado à internet. Diferente de outros sistemas, o nosso ERP não requer gastos com treinamentos para a sua equipe, afinal nosso suporte é formado por consultores especializados, que te atenderão de maneira online e 100% gratuita, te ajudando a economizar ainda mais.

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