A importância da contabilidade de custo nas empresas

Você sabe quanto a sua empresa gasta para realizar o produto que fabrica e vende ou o serviço que oferece? Esse é um dado que, conforme o seu ramo de atividade, pode ser mais ou menos complexo de obter. No entanto, é de extrema importância para a sua tomada de decisões.

O responsável por esses cálculos é a chamada contabilidade de custos, que também recebe o nome de contabilidade gerencial e contabilidade administrativa. O seu nome, na realidade, se adaptou de acordo com as necessidades do mercado.

Se, há algumas décadas, os cálculos para saber o quanto a sua empresa gasta para fazer um produto eram mais simplificados, hoje em dia, exige-se uma melhor análise. Isso se deve ao fato de quediferentes aspectos repercute matualmente no seu custo.

Dessa forma, a contabilidade de custos não se limita a oferecer apenas resultados numéricos, mas também se tornou uma ferramenta importante para o gerenciamento de uma empresa. Isso porque, além de registrar o custo dos produtos, a contabilidade de custos funciona para avaliar os estoques e analisar o desempenho da empresa.

Para cumprir com o seu papel, portanto, a contabilidade de custos deve coletar os dados operacionais das diferentes atividades da empresa, classificá-lose registrá-los, tudo de maneira padronizada. Assim, é possível analisá-los e interpretá-los, o que em geral se faz por meio de relatórios financeiros
 

Porque fazer a contabilidade de custos na sua empresa

Especialistas afirmam que o segredo para uma empresa ser bem administrada e com eficiência é ter os recursos necessários para analisar o custo do produto fabricado ou do serviço prestado. Isso porque ao obter essa informação consegue-se saber o real lucro que a empresa tem.

Quando a contabilidade de custo é falha, por exemplo, o empresário pode acreditar que a sua margem de lucro é X, quando na verdade é Y. Isso pode causar prejuízos no médio prazo, já que ele pode investir o que acredita ser o seu lucro, quando na verdade está gastando recursos da empresa que já possuem um destino.

Mais do que avaliar o desempenho da empresa, a contabilidade de custos tem o objetivo de colaborar com o planejamento dos seus diferentes setores. O seu surgimento, aliás, está atrelado à necessidade das indústrias de controlar o seu estoque, o que era uma tarefa simples, mas ganhou maior importância quando se tornou um aliado das decisões gerenciais.

Isso em parte se deu pelo fato da concorrência nos mais diversos setores da economia ter crescido exponencialmente nas últimas décadas.
 

Como fazer a contabilidade de custos

Existem dois métodos consagrados que servem para fazer a contabilidade de custos, são eles:
  • Custeio por absorção;
  • Custeio baseado em atividade, ou simplesmente ABC, do inglêsActivityBasedCosting.
Enquanto o primeiro tem a finalidade de incluir no custo dos produtos tudo o que se gasta na sua produção, desde os gastos diretos até os indiretos, bem como os fixos e variáveis, o segundo mede de modo mais detalhado a quantidade de recursos usados por cada produto ou serviço.
 

Qual o melhor metódo?

Cada empresa escolha o método de contabilidade de custos que preferir, sendo que ambos são eficientes para analisar, controlar e avaliar os gastos que se tem. No entanto, o ABC é mais completo, o que significa que fornece informações mais qualificadas e, por consequência, mais úteis para a tomada de decisões.

Por outro lado, o custeio por absorção é mais simples e, por isso, também mais usado. Além disso, para fazer a contabilidade de custo fazendo uso do segundo método citado é preciso contar com dados que nem sempre as empresas conseguem levantar.

Isso porque para fazer uso do ABC é preciso identificar com mais exatidão quais os gastos de cada atividade para produzir cada um dos produtos. Com essas informações em mãos, portanto, fica mais fácil para o empresário saber o que gera mais custo na sua empresa e buscar formas de reduzi-los.

Para a sua empresa, portanto, contar com uma contabilidade de custos realmente eficiente, seja de que tipo for, é importante ter profissionais experientes e qualificados. Eles também devem acompanhar as mudanças do mercado e tendências, para que o seu negócio não fique para trás.

Para tanto, é possível ainda contar com sistema de gestão online, que oferecem maior dinamismo ao trabalho do setor de contabilidade. Esses sistemas permitem ainda uma maior precisão no controle dos custos.

 




Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Clientes satisfeitos

GestãoClick
Logo