A instabilidade econômica levantou o sinal de alerta de muitas empresas. Para fugir do que parece ser uma fatalidade, grande parte delas já está se precavendo, usando de medidas de redução de custos a fim de desviar da crise e economizar.
Para que você não tenha problemas elaboramos um texto específico para auxiliar você nesse processo de otimização de gastos.
3 dicas para você economizar na crise:
1. Reveja quais são os custos da empresa
Você sabe dizer em que cada centavo é gasto no dia a dia da empresa? Tem uma planilha relacionando todos esses custos? Se sua resposta foi negativa para qualquer uma das indagações, pare tudo o que estiver fazendo e se dedique a isso! A primeira dica para quem quer reduzir custos dentro de um negócio parece bastante óbvia, porém muitos empresários a negligenciam!
Na ânsia da redução de custos, gestores acabam enxergando apenas grandes números, deixando os gastos menores passarem despercebidos. Para reduzir os gastos de forma estratégica, e importante analisar cuidadosamente as receitas e despesas da sua empresa.
Mapeie os desperdícios internos, atente-se a gestão do seu estoque e se possível, revise as politicas de horas extras. Converse com seus colaboradores para ver a aceitação de uma estratégia de banco de horas na empresa.
Despesas simples, como o cafezinho, também devem fazer parte dessa listagem por contribuem diretamente com os custos de manter as portas abertas!
Veja alguns outros custos que devem ser elencados e que muitos empresários esquecem:
– Energia elétrica;
– Telefone e internet;
– Fotocópias e impressões;
– Descartáveis.
Medidas simples podem levar a uma grande redução de custos mesmo em meio a gastos pequenos! A falta de conhecimento sobre quais custos podem ser diminuídos leva muitas empresas a reduzirem investimentos, algo que pode impactar diretamente na qualidade final do produto ou serviço prestado, outro equívoco que é extremamente prejudicial.
O planejamento financeiro pode ajudar a sua empresa a atingir o sucesso. Saiba mais em: Dicas essenciais para fazer o planejamento financeiro da sua empresa.
2. Motive toda a equipe a economizar
A economia da empresa não depende única e exclusivamente de você e de sua boa vontade. Mais do que sentar, elencar e produzir estratégias para economizar, é preciso atrelar o pensamento de toda a equipe a fim de que todos remem na mesma direção. Mostrar para os colaboradores o quanto se pode economizar com medidas simples e cabíveis é o primeiro passo efetivo para ver os números mudarem.
Um exemplo comum deste envolvimento está relacionado ao uso de descartáveis. Ao longo de uma jornada comum de 8 horas de trabalho, quantos copos de água são usados por um só colaborador?
Multiplique esse uso por 20 dias de trabalho e depois pelo número total de funcionários. Uma soma e tanto, não é mesmo? Opte por implantar a cultura da caneca individual e veja um custo reduzido! A empresa alcançará resultados satisfatórios quando todos vestirem a mesma camisa!
3. Economizar na crise: Negocie melhores preços e prazos
Outro meio eficiente para ter uma verdadeira redução de custos é sabendo negociar. Em momentos de crise, essa necessidade é ainda maior, não a subestime! É importante lembrar de um detalhe importante: A crise atinge a todos e o seu fornecedor precisa de você tanto quanto você precisa dele. Essa relação de parceria pode gerar novas oportunidades para ambos, num modelo ganha-ganha.
Reúna os contratos firmados com seus fornecedores e renegocie por melhores valores ou formas de pagamento viáveis para que a empresa continue a girar! Prazos também são importantes, afinal, você não quer pagar multa ou juros de boleto de fornecedor, não é verdade? Além disso, você ainda pode negociar por pagamentos à vista com bons descontos!
Gostou das dicas dadas neste artigo? Conhece outras interessantes para reduzir os custos do negócio? Aproveite para compartilhar suas experiências deixando um comentário!