Existem momentos em que as demandas do trabalho são muitas, e que os colaboradores têm que trabalhar um pouco mais do que seu horário oficial para cumpri-las. Isso faz parte do cotidiano de quase todas as empresas.
Por outro lado, há momentos em que as demandas levam menos tempo do que a
jornada de trabalho do colaborador.
Justamente por isso, surgiu o
banco de horas para garantir que os direitos e os deveres dos colaboradores sejam cumpridos, para assim, ter uma
boa gestão empresarial.
Mas antes de sabermos para quê serve, é essencial que você aprenda o que é o banco de horas.
Hoje vamos aprender:
– Como funciona o banco de horas na empresa?
– Legislação do banco de horas
– Vantagens para a empresa x colaborador
– Como a empresa pode render mais usando banco de horas
– Como melhorar a gestão empresarial com banco de horas?
Como funciona o banco de horas na empresa?
O
banco de horas é um sistema de compensação de horas dentro da jornada de trabalho.
Com o auxílio desta ferramenta, a empresa controla as horas daqueles colaboradores que trabalharam mais ou menos do que o que a sua jornada prevê, mantendo o que foi acordado de maneira contratual.
Por exemplo, se um colaborador ficou uma hora a mais do seu horário previsto pela jornada, trabalhando em uma demanda, isso é computado no banco de horas.
Assim, esse colaborador pode se ausentar um tempo equivalente a este que ele disponibilizou a mais para as demandas da empresa.
Como o
banco de horas é oficializado, há uma legislação para que o uso deste não prejudique ninguém.
Portanto, ele deve ser feito a partir de um acordo entre a empresa e os colaboradores, sendo feito de maneira individual ou coletiva.
Vamos aprender mais sobre?
Legislação do banco de horas
Com a nova legislação da última Reforma Trabalhista, em 2017, todos os tipos de empresas passaram a poder ter oficialmente a compensação a partir do
banco de horas.
De acordo com o artigo 59, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), um dia de trabalho pode ter acréscimo de 2 horas extras. Lembrando que isso deve estar de acordo entre os colaboradores e os gestores.
Se essas horas extras forem pagas, elas devem ser calculadas com o valor original das horas e um acréscimo de no mínimo 50% sobre o valor de cada hora.
Com o banco de horas, isso fica bem mais simples, já que a compensação é feita de outra maneira.
No caso do colaborador que trabalhou duas horas a mais em um dia, ele vai poder, por exemplo, trabalhar duas horas a menos em outro dia, ou acrescentar essas horas ao seu banco de horas, podendo resultar em dias a mais de recesso.
Portanto, muitas vezes a
utilização do banco de horas é vantajosa para os dois lados.
Vantagens para a empresa X colaborador
A utilização de um
banco de horas reduz custos dentro da folha de pagamento, e alivia o trabalho do setor de RH, deixando-o disponível para focar em outras questões, como a qualidade de vida dos funcionários.
Para o colaborador, fazer horas extras e ser compensado por elas com horas a menos e não com dinheiro, pode ser vantajoso, já que ele consegue ter dias a mais de folga para resolver assuntos pessoais ou descansar.
Não podemos esquecer que programar o dia para trabalhar dentro da jornada habitual pode
gerar mais produtividade.
Por outro lado, é importante fazer um controle desse banco de horas, pois há colaboradores que podem estar trabalhando muito mais do que o necessário, possivelmente ocasionando uma exaustão dos mesmos.
Como a empresa pode render mais usando banco de horas
Como vimos, a utilização do banco de horas ajuda a reduzir o
trabalho da equipe de RH, e custos na empresa.
Por exemplo, em muitas empresas, a carga de demandas varia muito ao longo do ano, havendo épocas em que há demandas além do número esperado, e épocas em que as demandas são muito menores.
Considerando isso, é mais interessante que alguns colaboradores trabalhem mais em nos períodos com muita demanda, e menos nos períodos com pouca demanda.
Assim, o banco de horas é a melhor opção nessas situações, pois ajuda a empresa a manter o fluxo de demandas e entregas em dia, sem ter custos extras, já que não precisa pagar os 50% a mais para o colaborador.
Além disso, o
setor de RH fica com menos trabalho para si, já que o cálculo de banco de horas por compensação é mais simples de ser realizado do que o cálculo de horas extras pagas em dinheiro, e também demanda menos gastos com a folha de pagamento.
Dessa maneira, além de reduzir os custos e o trabalho, a equipe de RH pode focar em outras questões dentro da empresa, como a qualidade de vida dos colaboradores, assegurando de que estes estejam satisfeitos.
Como melhorar a gestão empresarial com banco de horas?
Para o banco de horas ser uma ferramenta efetiva, é essencial que haja uma boa gestão. Ou seja, o controle de horas extras trabalhadas tem que ser efetivo.
É essencial que no momento de fechamento da folha do colaborador, os responsáveis pelos pagamentos façam os cálculos de horas trabalhadas, incluindo essas horas extras, para que não ocorram erros, e o colaborador trabalhe a mais ou a menos do que deveria.
Portanto, é muito importante que a empresa tenha o acesso à jornada de trabalho dos colaboradores.
Vale lembrar que uma má gestão do banco de horas pode trazer consequências tanto para o colaborador quanto para a empresa.
Por exemplo, se um colaborador não é orientado a registrar seu ponto de saída nos dias em que trabalha a mais, ou se ele registra tais pontos de acordo com o horário original, não há como saber quanto tempo a mais ele trabalhou.
A ausência de organização, ou seja, de acompanhamento da
gestão do ponto, prejudica o colaborador e pode fazer com que o mesmo fique descontente com a empresa.
Por outro lado, esse descontentamento que pode levar a empresa a sofrer ações trabalhistas.
Já que vimos que é essencial manter uma boa organização da gestão do ponto, vamos apresentar uma ferramenta que pode te auxiliar nesse acompanhamento, ou seja, no controle de ponto.
É primordial que o
controle de ponto seja feito, pois ele garante que toda a gestão do ponto seja feita de forma organizada e clara. Dessa forma,os direitos e deveres do colaborador serão cumpridos.
Uma ferramenta que pode auxiliar muito nisso é, por exemplo, o
registro de ponto eletrônico, através de um aplicativo para registro de ponto, que simplifica o trabalho do RH, e faz com que as empresas possam acompanhar de maneira remota e em tempo real as jornadas dos colaboradores.
Um desses aplicativos é, por exemplo, o aplicativo da PontoTel.
Com o PontoTel, um aplicativo de
ponto digital, a partir de um aparelho eletrônico (celular, computador, tablet), você tem acesso à hora de entrada, de pausa e de retorno, e de saída dos colaboradores, bem como de sua localização e outras informações, na hora que quiser.
Com ele, a gestão do ponto é muito mais simples e útil em casos, inclusive em que o colaborador esquece de registrar um dos pontos, por exemplo, já que é possível inserir os pontos posteriormente, com uma nota.
Além disso, o cálculo de horas a serem compensadas é feita automaticamente, sem que a equipe de RH precise se preocupar com isso.
Por exemplo, se um colaborador inicia sua jornada às 09h e a termina às 17h, mas no dia marcou sua entrada às 09h e sua saída às 19h, o aplicativo já contabiliza automaticamente duas horas no banco de horas daquele colaborador.
Bem mais simples, né?
Assim, a
gestão do ponto se mantém organizada, e a compensação de horas ocorre conforme o que foi combinado entre a empresa e os colaboradores.
Dessa maneira, os direitos e deveres dos colaboradores são honrados, e a empresa mantém uma gestão empresarial muito mais organizada e eficaz.
Conclusão
Viu como uma boa gestão do banco de horas pode auxiliar na sua gestão empresarial?
Além de reduzir o trabalho excessivo da equipe de RH, essa
ferramenta reduz custos para empresa, mantém a organização do cotidiano, e é vantajosa para o colaborador, já que ele pode folgar dias a mais, nas férias ou no expediente normal, utilizando esses dias tanto para descansar quanto para resolver assuntos pessoais.
Então, ambos os lados ganham com a utilização do banco de horas.
Agora que você já sabe que esse
ferramenta é vantajosa, pode começar a utilizá-la em sua empresa, e você com certeza vai perceber uma melhoria no funcionamento da sua empresa a partir dessa prática.
Autor convidado
Mirella Bellini, redatora no blog PontoTel.