Black Friday 2021: Saiba como preparar seu Negócio

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A Black Friday 2021 promete ser a maior que já tivemos no Brasil até o momento. Com as expectativas de retomada econômica, é preciso preparar seu negócio para aproveitar a data.

Mesmo com o atual cenário de pandemia, as vendas do período tiveram números expressivos em 2020, em especial no e-commerce.

Com isso, é preciso se planejar para obter os melhores resultados, tanto no físico quanto no digital.

Black Friday: o que é?

Há muitas versões sobre a origem da data. O que é fato é que Black Friday é uma data que surgiu, originalmente, nos Estados Unidos da América, mais precisamente um dia depois do Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças), comemorado no país.

Outro ponto que também é fato é que esta importante data se espalhou mundo a fora rapidamente, ganhando muitos mercados internacionais, inclusive aqui no Brasil com um crescimento ao longo dos anos bem relevante.

Neste ano, por conta óbvia da pandemia mundial causada pelo Coronavírus, havia muita dúvida a respeito da Black Friday 2021. O comércio em geral, durante o ano todo, teve muitas perdas e teve também que se adaptar, principalmente voltando-se para os canais online.

Foram as lojas virtuais que, representativamente, sustentaram o varejo de um modo geral onde muitas lojas até então apenas físicas precisaram se adequar rapidamente aos canais online, para sobreviverem inclusive.

Enfim, todos sabemos que por aqui não faz muito sentido comemorar o dia da Ação de Graças, já que esta data em específico simboliza a colonização britânica da América do Norte.

Por outro lado, a Black Friday definitivamente caiu no gosto brasileiro, iniciou-se pelos e-commerces e hoje já se expandiu facilmente para as lojas físicas também.

Veja mais –> Black Friday de verdade: quando o barato pode sair caro?

black friday 2021

Black Friday Brasil

Por aqui, a Black Friday Brasil iniciou-se, como já dito, pela internet por volta de 2010. Só que o sucesso foi tanto que mais lojas passaram a oferecer promoções e descontos especiais para seus clientes. A data se espalhou e virou febre, tanto para quem vende como para quem compra.

Hoje podemos dizer, sem medo de errar, que a Black Friday é uma data consagrada no Brasil e muito aguardada por consumidores e lojistas, que aproveitam o momento para desovar estoques ou mesmo para aquecer suas vendas e os consumidores para aproveitar descontos diferenciados.

Leia mais sobre –> Vendas Black Friday: você está se preparando para vender mais?

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Black Friday 2021: é que dia?

Neste ano, em especial, parece mesmo que lojistas e consumidores ficaram em plena expectativa se haveria uma Black Friday 2021 ou não. Claro, esta expectativa foi gerada por conta da crise da pandemia pela qual ainda estamos passando.

Neste ano, a Black Friday será no dia 27 de novembro, uma 4ª sexta-feira de novembro, a praticamente um mês do Natal, o que, por si só, já representa uma ótima oportunidade para consumidores comprarem mais (pensando no Natal) e comerciantes venderem muito mais também.

Havia uma certa polêmica sobre a mudança de data, que se daria em setembro, mas esta alteração efetivamente não vingou, principalmente porque se distanciaria e muito do Natal, que é um momento do ano em que as vendas se aquecem.

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Como aproveitar a Black Friday 2021?

Para conseguir aproveitar a Black Friday deste ano é preciso antecipar-se. Como o ano, teoricamente, não foi o mais fervoroso no que diz respeito às vendas do varejo, por conta da crise da pandemia, muitos comerciantes não possuem referência anterior.

Mas mesmo assim apostam na data. É indiscutível que os canais online irão levar certa vantagem neste momento e é preciso investir nisso, em todos os sentidos. Ter uma boa organização empresarial também é importante, principalmente para o controle adequado de estoque versus vendas.

Desta forma, o gestor não correrá o risco de deixar de vender, porque não provisionou corretamente seus estoques e também não correrá o risco de empatar estoques excedentes, gerando custos desnecessários.

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Por que apostar na Black Friday 2021?

A Black Friday no Brasil é relativamente recente, mas tem se estabelecido como uma das mais fortes datas comerciais para o comércio no país. Neste ano, ela acontece no dia 26 de novembro.

Com as vendas pelo mercado digital sendo um modelo cada vez mais adotado pelos brasileiros, as expectativas para essa edição continuam altas.

Dado todo o cenário de crise que o mundo atravessa, é até normal se questionar sobre a criação de tantas promoções, e se isso não deve prejudicar a empresa.

Mas a realidade é que, com o planejamento certo e o negócio preparado, a Black Friday 2021 será o momento ideal para:

• aumentar o faturamento;
• atrair novos consumidores;
• fidelizar seu público.

Por isso é importante marcar a data no calendário e iniciar a estratégia o mais cedo possível.

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Dica para sair na frente

Antecipar-se é a palavra da vez, mas como fazer isto adequadamente? Primeiro prepare o seu orçamento, tanto para gastos antecipados como emergenciais, para repor um estoque, por exemplo.

Segundo, não seja pego de surpresa. Combine antes com fornecedores reposição e adequação de estoques e serviços, reforce sua equipe de trabalho, faça os ajustes necessários com antecedência e aproveite a Black Friday 2021 em sua totalidade. Veja as dicas para lojistas:

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Como preparar o seu negócio?

Neste momento você deve estar pensando: “Tá, já sei que é importante. Mas como eu me planejo?”.

É justamente por isso que estamos aqui hoje. Agora, vamos apresentar quatro dicas sobre como preparar seu negócio para a Black Friday 2021.

Fique por dentro delas agora:

Aqueça bem o seu público

É muito importante que você crie uma expectativa no público em relação às promoções da Black Friday.

De pouco vai adiantar criar ofertas irresistíveis se a audiência não ficar sabendo. É por isso que o investimento em marketing será fundamental.

Isso não significa que você deve anunciar promoções com alguns dias de antecedência. Esse processo já deve começar cedo, semanas antes da data chegar.

Aqui vale abusar da criatividade e de seus canais digitais. Crie estratégias de redes sociais, anúncios na internet ou nos veículos locais de mídia, newsletters com promoções.

Desta forma, quando a Black Friday chegar, o cliente já vai saber que quer comprar com você.

É interessante, também, analisar a possibilidade de criar descontos para o público que demonstrar interesse antecipado em seus produtos.

Essa estratégia de aquecimento vai servir tanto para lojas físicas quanto digitais.

Invista bastante na loja virtual

A crise que o Brasil enfrenta, tanto financeira quanto sanitária, serviu para impactar bastante o perfil de compra do público. Isso significa que cada vez mais brasileiros têm optado por compras online.

Com essa realidade, o investimento em um e-commerce não é mais um diferencial, é uma obrigação.

Por isso, caso você só faça venda por lojas físicas, chegou o momento de criar um canal online e aproveitar o dinheiro que o comércio pela internet tem movimentado.

Caso você já tenha sua loja virtual, no entanto, ainda há trabalho para fazer.

Assim, é primordial que você deixe seu site preparado para oferecer a melhor experiência ao usuário.

Ele vai precisar ser de fácil uso, rápido, responsivo e, principalmente, capaz de suportar um alto tráfego de clientes.

Integre seus canais de venda

O fato do comércio online estar crescendo não significa que as lojas físicas devem ser colocadas em segundo plano, muito pelo contrário.

Hoje, uma das estratégias mais assertivas é o omnichannel, que é a integração entre seus canais online e offline.

Simplificando, o cliente deve encontrar no site a mesma experiência que encontraria na loja física, e vice-versa.

Ou seja, caso ele encontre um produto no site com um preço X, não será interessante encontrá-lo na loja custando Y. Em casos como esse, a saída será vender pelo preço do site.

Isso significa que você deve enxergar os canais físicos e digitais como parceiros e não como setores diferentes.

A experiência para o consumidor, então, precisa ser a mais fluida e integrada possível. Assim, as chances de fidelizá-lo serão bem maiores.

Seu negócio ainda não está integrado? Veja mais sobre integrar negócio físico e virtual !

Se organize

A organização vai englobar todos os aspectos da sua estratégia para a Black Friday 2021. Ela será fundamental para entregar a melhor experiência ao cliente.

Cuide bem do seu estoque e, principalmente, das finanças. Com uma visão ampla da sua realidade, ficará mais fácil traçar metas e analisar os resultados.

Os processos que puderem ser automatizados, devem ser. A dica aqui é ter um sistema de gestão empresarial que possa suprir toda esta parte organizacional.

Apresente ofertas reais

Tenho certeza que você não quer ser mal avaliado pelos seus consumidores, não é mesmo?

Em tempos de Black Friday, por exemplo, é muito comum ver pessoas criticando as falsas promoções. Termos como “Black Fraude” ou “metade do dobro” são bem repetidos.

Por isso, foque em apresentar ofertas de verdade, que sejam realmente vantajosas para o consumidor.

Quando a transparência e os benefícios de comprar com você são evidentes, a quantidade de clientes pode aumentar consideravelmente.

Além disso, é uma grande oportunidade para fidelizar, criando uma relação de longo prazo.

Mesmo com a crise, a Black Friday 2021 é uma grande oportunidade que não pode ser ignorada. Com o planejamento e uma boa estratégia, será possível aproveitar todos os benefícios de uma das principais datas comerciais do ano.

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