Estratégias de venda: a importância do ciclo de vida do produto

Existem muitos conceitos administrativos que são essenciais para gerenciar a sua empresa com qualidade. E entre eles, destaca-se o ciclo de vida do produto, sendo que ao entender como funciona esse conceito é possível aliá-lo com sucesso ao plano de vendas do seu negócio.

Para conhecer melhor esse conceito e entender a sua relação com o setor comercial, confira nos tópicos a seguir deste artigo informações sobre a importância do ciclo de vida do produto para estratégias de venda.
 

  • Como funciona o ciclo de vida do produto;
  • Ciclo de vida do produto para estratégias de venda;
  • Como a tecnologia pode aliar o ciclo de vida do produto à estratégia de venda.

                                                       Estratégias de venda: a importância do ciclo de vida do produto

Como funciona o ciclo de vida do produto

 

Para entender a importância do ciclo de vida do produto para as estratégias de venda é preciso antes saber como funciona o ciclo de vida de um produto. É um conceito que, possivelmente, você, que administra uma empresa, já tenha usado, mesmo sem saber. Afinal, em muitos segmentos de mercado existem produtos que são vendidos apenas por um tempo.

Isso acontece porque se tornam desnecessários com o passar dos anos, como os artigos de moda, por exemplo, ou porque aparecem novos modelos mais modernos que os substituem. De qualquer forma, as fases do ciclo de vida de um produto, mesmo que seja uma realidade em muitos setores da economia, não é usado da mesma forma por todas as empresas.

Além disso, o ciclo de vida de um produto compreende as fases da sua história, ou seja, do seu surgimento e início de vendas até atingir o auge e seguir rumo ao declínio. São quatro as etapas, as quais você vai entender cada uma melhor a seguir:

                                                       ciclo de vida do produto

Introdução

Essa é a primeira fase do ciclo de vida do produto, quando ele é lançado no mercado. Por isso, em geral, nessa etapa, o artigo tem um volume baixo de produção e também de vendas. Isso acontece porque aos poucos ele se torna conhecido do seu público alvo.

Também é nesse período que a empresa obtém as primeiras impressões da inserção do produto no mercado. Caso seja uma mercadoria inovadora, serve de fase teste, quando é possível avaliar se vale a pena investir nele, se tem uma boa aceitação dos consumidores. A concorrência também pode ser menor nesse estágio.

Crescimento

Nessa etapa, é quando o produto, que já é amplamente conhecido pelos consumidores em potencial, se torna mais vendido, passou pela validação e conta com uma clientela em crescimento. Pode ser considerado o seu melhor momento, embora a concorrência também possa ser maior. E para atender a demanda, a sua produção aumenta.

Maturidade

A tendência é que na terceira fase do ciclo de vida do produto, a maturidade, se caracterize pelo baixo crescimento nas vendas. Por outro lado, as suas vendas se estabilizam, o que pode ser favorável se manter uma clientela fiel, com vendas constantes.

Mas para que isso seja possível pode ser necessário investir mais na sua promoção, afinal, a concorrência está aí, buscando o mesmo que você. Também costuma ser a etapa mais longa do produto.

Declínio

Nessa etapa, as vendas do produto começam a cair e isso pode ocorrer por uma série de razões. De acordo com o ramo da sua empresa, a razão pode ser a mudança de comportamento do público alvo, que prefere outras soluções, ou mesmo por conta do avanço da tecnologia, que oferece artigos mais eficientes.

Mesmo que alguns produtos possam parecer que nunca vão atingir o declínio, é importante que você esteja preparado para esse momento, que é praticamente inevitável em muitas áreas.

 

Ciclo de vida do produto para estratégias de venda

Agora que você já sabe quais são as fases do ciclo de vida de um produto, pode inserir o seu mix de produtos nesse contexto. Além de estar mais consciente de como funciona a dinâmica de um bem ao longo dos anos e, assim, preparado para as mudanças que possivelmente terá que enfrentar, esse entendimento é essencial para as estratégias de venda.

Isso acontece porque ao identificar a etapa do seu produto é possível atrair e conquistar com mais eficiência os seus consumidores em potencial. Você consegue ainda prolongar algumas fases, como o crescimento e a maturidade, a fim de fazer com que o produto fique mais tempo no mercado, garantindo vendas e lucros por um maior período.

Ao saber em que momento está o ciclo de vida de um produto, você também consegue se antecipar aos seus concorrentes, obtendo maiores chances de liderar o seu segmento de mercado. Afinal, você vai prever quando está chegando o fim do ciclo de um produto e poderá investir no seu próximo substituto.

Além disso, você não corre o risco de promover produtos quando ele já está na sua fase de declínio, pois isso pode trazer apenas prejuízos para o seu negócio.

Como a tecnologia pode aliar o ciclo de vida do produto à estratégia de venda

Para usar as informações que se pode obter acompanhando o ciclo de vida de um produto, é necessário que a sua empresa tenha um sistema de gestão empresarial eficiente, pois ele deve armazenar dados completos de forma correta para que sejam usados posteriormente. Conforme o seu ramo de negócio, as etapas de cada produto podem ser maiores ou menores.

Com um histórico das suas vendas, é possível prever quando as novas etapas iniciam e, dessa forma, se antecipar junto à concorrência. Um software ERP é uma ferramenta tecnológica muito útil para trabalhar com o conceito de ciclo de vida dos produtos, pois informatiza todos dos dados do seu negócio.

Também serve para conectar os setores e automatizar os procedimentos, de modo que a rotina da sua empresa se torne mais dinâmica. O GestãoClick é um software ERP ideal para o sistema de gestão da sua empresa, sendo que além das vantagens citadas, permite o acesso às informações de modo remota, pois é online, e garante total segurança para a sua empresa. Teste grátis agora mesmo!

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