Como criar uma política de crédito para clientes e evitar a inadimplência
A criação de uma política de crédito é fundamental para que seja possível evitar a inadimplência. Além disso, com uma política bem definida e estruturada, é possível diminuir problemas financeiros futuros para a empresa, ao conceder o crédito ao seu cliente e, ao mesmo tempo, também permite a ampliação da carteira de clientes e aumento […]
A criação de uma política de crédito é fundamental para que seja possível evitar a inadimplência. Além disso, com uma política bem definida e estruturada, é possível diminuir problemas financeiros futuros para a empresa, ao conceder o crédito ao seu cliente e, ao mesmo tempo, também permite a ampliação da carteira de clientes e aumento do faturamento.
Neste conteúdo, abordaremos sobre como criar uma política de crédito e evitar a inadimplência da sua empresa. Ainda mais, traremos dicas para a elaboração das etapas necessárias de desenvolvimento de uma política de crédito sólida, além de estratégias utilizadas para a diminuição da inadimplência dos seus clientes.
Veja os tópicos abordados:
- O que é uma política de crédito;
- Como criá-la;
- Estratégias para evitar a inadimplência;
- O GestãoClick e a política de crédito.
Boa leitura!
O que é uma política de crédito?
Primeiramente, a política de crédito é um regulamento que define como a empresa concederá um crédito de compra para os seus clientes. Ela é fundamental para a consolidação dessa política e foi desenvolvida como forma de garantir que, aqueles que receberem a concessão do crédito, tenham a capacidade financeira de realizar o pagamento das suas dívidas à empresa.
Além disso, através de uma política de crédito bem estruturada, encontra- se vários benefícios, como:
- Redução do risco de inadimplência: Antes de conceder o crédito ao cliente, é importante realizar uma análise financeira do interessado. Dessa forma, a política de crédito ajuda a garantir que aqueles que recebem aquele crédito, sejam capazes de pagá-lo;
- Aumento da carteira de clientes: a implementação da política de crédito auxilia a empresa a expandir sua base de clientes, visto que ela se torna um facilitador de compras;
- Fidelização de clientes: Por último, ao disponibilizar o crédito de forma responsável, os clientes se tornarão fiéis à sua empresa.
Como criar uma política de crédito?
Ao conceder o crédito ao seu cliente, algumas medidas são necessárias para que não ocorram prejuízos financeiros para a sua empresa. A seguir, definimos pontos relevantes e que devem ser considerados ao iniciar a implementação da política de crédito.
Análise de crédito
Análise de crédito é a etapa principal para definir se o cliente interessado pelo crédito está apto, ou não, para o pagamento da sua dívida. Ela envolve informações pessoais e que serão utilizadas para averiguar a concessão do crédito.
As informações importantes são:
- Dados pessoais: nome completo, data de nascimento, endereço, telefone, CPF, RG e e-mail;
- Dados financeiros, renda mensal, dívidas não quitadas e histórico de crédito;
- Informações empresariais: No caso de pessoa jurídica, é importante tomar conhecimento sobre o faturamento da empresa e o histórico de pagamento de dívidas.
Dessa forma, a partir desses dados coletados, a empresa está apta a determinar se o cliente é capaz de pagar as suas dívidas e se há algum nível de risco.
Critérios importantes para a concessão de crédito
A partir dos dados fornecidos na etapa de análise de crédito, é importante definir quais critérios serão adotados para a concessão de crédito. É válido ressaltar que, os critérios devem ser claros e objetivos, para que não haja problemas de interpretação.
Definimos alguns critérios que podem ser utilizados pela sua empresa para facilitar essa avaliação, confira:
- Renda: Defina uma renda mínima que o cliente deve possuir para adquirir o crédito;
- Histórico de crédito:confira o histórico de dívidas do seu cliente e confira se há algo em aberto;
- Limite de crédito: Defina um valor máximo de crédito que cada cliente pode receber;
- Determine garantias: exija garantias, como algum patrimônio do seu cliente, para a concessão de crédito.
Dessa forma, com esses critérios, é possível se certificar de que todos os seus clientes, ao receber o crédito, consigam pagá-lo.
Defina o limite de crédito
Ao definir a concessão de crédito e como será feita a análise, a empresa deverá, em seguida, determinar os limites máximos que cada cliente poderá receber ao solicitar. A definição do limite deverá considerar a capacidade financeira do cliente e problemas que podem surgir.
Para definir o limite, considera-se:
- Risco: quanto maior o risco relacionado ao cliente, menor será o seu limite de crédito;
- Capacidade financeira: o limite de crédito deve estar compatível com a renda financeira do cliente, considerando as outras dívidas que ele já possui;
- Histórico de crédito: se esse cliente já teve algum tipo de problema devido ao não pagamento de suas dívidas, nesse sentido, o limite de crédito deverá ser reduzido.
Outra questão importante ao criar uma política de crédito, são as formas de pagamento aceitas pela sua empresa. Alguns pontos importantes sobre o pagamento, são:
- Prazo: estabelecer uma data limite para o pagamento da fatura;
- Formas de pagamento: se o pagamento será à vista ou parcelado;
- Juros: definição da porcentagem, em juros, caso ocorra o atraso do pagamento.
Assim, através dessas condições, o seu cliente estará ciente sobre todas as condições de pagamento, datas e as porcentagens de juros se houver atrasos.
Crie um contrato
Por último, para validar judicialmente todas as informações sobre a política de crédito criada pela sua empresa, é importante formalizar todas as condições através de um contrato.
As principais informações que devem estar no contrato são:
- Valor do crédito concedido;
- As taxas de juros;
- Prazos para pagamento;
- As condições de pagamento;
- As penalidades em caso de atraso no pagamento;
- Informações pessoais do cliente;
- A data da formalização do contrato;
- A assinatura do seu cliente e a do responsável pela empresa;
- Entre outras.
Estratégias para evitar a inadimplência
Para evitar a inadimplência dos clientes após a concessão do crédito, algumas medidas e estratégias podem ser utilizadas, como:
- Acompanhe os pagamentos: Primeiramente, é extremamente importante que a empresa monitore o histórico de pagamento das dívidas dos seus clientes. Nesse sentido, poderão ser enviados avisos em forma de lembretes como forma de evitar a falta de pagamento.
- Entre em contato com inadimplente: Caso um cliente se torne inadimplente, é necessário que a empresa entre em contato para trazer algum tipo de solução para o problema. Ainda mais, a empresa deve mostrar compreensão e disposição para ajudá-lo.
- Negociação das dívidas: Se porventura o cliente não conseguir pagar sua dívida, a empresa pode oferecer opções de negociação, como o parcelamento ou a redução de juros.
- Cobrança efetiva: Caso o cliente não pague sua dívida, é importante que a empresa estabeleça um prazo firme de cobrança, mas lembre-se que deve ser feito de forma respeitosa. Defina ações e prazos definidos para cada etapa de cobrança.
O GestãoClick e o limite de crédito
Desde já, utilizar ferramentas de gestão empresarial que facilitem todos os processos necessários para manter um controle efetivo, é um ótimo investimento para a sua empresa. O GestãoClick é um software de gestão que conta com diversas funcionalidades para que você consiga controlar e acompanhar todo o gerenciamento do seu negócio.
Além disso, o GestãoClick conta com uma ferramenta de limite de crédito, que permite restringir um valor de crédito concedido ao seu cliente. E, caso deseje, é possível liberar o limite para que o cliente possa excedê-lo. Dessa forma, você terá o controle sobre os clientes que possuem limite de crédito.
Além da ferramenta de limite de crédito, existem outras funcionalidades como: o controle financeiro, controle de estoque, cadastro de clientes, módulo de contratos e orçamentos, ordem de serviço, emissão de notas fiscais e muito mais!
Assim, o GestãoClick oferece soluções relevantes que permitem a gestão eficaz de todas as áreas importantes da sua empresa.
Conclusão
Dessa forma, a criação de uma política de crédito é extremamente significativa para garantir a saúde financeira do seu negócio. Por fim, a política deve considerar os riscos associados à concessão de crédito, desde seus limites às condições de pagamento.
Ainda mais, o seu negócio deverá adotar estratégias que evitem a inadimplência dos seus clientes, como o acompanhamento da carteira de clientes, acompanhamento dos clientes com atrasos de pagamento, negociação das dívidas e a cobrança efetiva. Assim, com uma política de crédito adequada, a empresa garantirá uma gestão financeira saudável e um relacionamento positivo com os seus clientes.
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