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Como criar uma política de crédito para clientes e evitar a inadimplência

A criação de uma política de crédito é fundamental para que seja possível evitar a inadimplência. Além disso, com uma política bem definida e estruturada, é possível diminuir problemas financeiros futuros para a empresa, ao conceder o crédito ao seu cliente e, ao mesmo tempo, também permite a ampliação da carteira de clientes e aumento […]

Por GestãoClick
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Como criar uma política de crédito para clientes e evitar a inadimplência

A criação de uma política de crédito é fundamental para que seja possível evitar a inadimplência. Além disso, com uma política bem definida e estruturada, é possível diminuir problemas financeiros futuros para a empresa, ao conceder o crédito ao seu cliente e, ao mesmo tempo, também permite a ampliação da carteira de clientes e aumento do faturamento.

Neste conteúdo, abordaremos sobre como criar uma política de crédito e evitar a inadimplência da sua empresa. Ainda mais, traremos dicas para a elaboração das etapas necessárias de desenvolvimento de uma política de crédito sólida, além de estratégias utilizadas para a diminuição da inadimplência dos seus clientes.

Veja os tópicos abordados:

  • O que é uma política de crédito;
  • Como criá-la; 
  • Estratégias para evitar a inadimplência;
  • O GestãoClick e a política de crédito.

Boa leitura!

O que é uma política de crédito?

Primeiramente, a política de crédito é um regulamento que define como a empresa concederá um crédito de compra para os seus clientes. Ela é fundamental para a consolidação dessa política e foi desenvolvida como forma de garantir que, aqueles que receberem a concessão do crédito, tenham a capacidade financeira de realizar o pagamento das suas dívidas à empresa.

Além disso, através de uma política de crédito bem estruturada, encontra- se vários benefícios, como:

  • Redução do risco de inadimplência: Antes de conceder o crédito ao cliente, é importante realizar uma análise financeira do interessado. Dessa forma, a política de crédito ajuda a garantir que aqueles que recebem aquele crédito, sejam capazes de pagá-lo;
  • Aumento da carteira de clientes: a implementação da política de crédito auxilia a empresa a expandir sua base de clientes, visto que ela se torna um facilitador de compras;
  • Fidelização de clientes: Por último, ao disponibilizar o crédito de forma responsável, os clientes se tornarão fiéis à sua empresa

Como criar uma política de crédito?

Ao conceder o crédito ao seu cliente, algumas medidas são necessárias para que não ocorram prejuízos financeiros para a sua empresa. A seguir, definimos pontos relevantes e que devem ser considerados ao iniciar a implementação da política de crédito. 

Análise de crédito

Análise de crédito é a etapa principal para definir se o cliente interessado pelo crédito está apto, ou não, para o pagamento da sua dívida. Ela envolve informações pessoais e que serão utilizadas para averiguar a concessão do crédito.

As informações importantes são:

  • Dados pessoais: nome completo, data de nascimento, endereço, telefone, CPF, RG e e-mail;
  • Dados financeiros, renda mensal, dívidas não quitadas e histórico de crédito;
  • Informações empresariais: No caso de pessoa jurídica, é importante tomar conhecimento sobre o faturamento da empresa e o histórico de pagamento de dívidas. 

Dessa forma, a partir desses dados coletados, a empresa está apta a determinar se o cliente é capaz de pagar as suas dívidas e se há algum nível de risco.

Critérios importantes para a concessão de crédito

A partir dos dados fornecidos na etapa de análise de crédito, é importante definir quais critérios serão adotados para a concessão de crédito. É válido ressaltar que, os critérios devem ser claros e objetivos, para que não haja problemas de interpretação.

Definimos alguns critérios que podem ser utilizados pela sua empresa para facilitar essa avaliação, confira: 

  • Renda: Defina uma renda mínima que o cliente deve possuir para adquirir o crédito;
  • Histórico de crédito:confira o histórico de dívidas do seu cliente e confira se há algo em aberto;
  • Limite de crédito: Defina um valor máximo de crédito que cada cliente pode receber;
  • Determine garantias: exija garantias, como algum patrimônio do seu cliente, para a concessão de crédito. 

Dessa forma, com esses critérios, é possível se certificar de que todos os seus clientes, ao receber o crédito, consigam pagá-lo.

Defina o limite de crédito

Ao definir a concessão de crédito e como será feita a análise, a empresa deverá, em seguida, determinar os limites máximos que cada cliente poderá receber ao solicitar. A definição do limite deverá considerar a capacidade financeira do cliente e problemas que podem surgir.  

Para definir o limite, considera-se:

  • Risco: quanto maior o risco relacionado ao cliente, menor será o seu limite de crédito;
  • Capacidade financeira: o limite de crédito deve estar compatível com a renda financeira do cliente, considerando as outras dívidas que ele já possui;
  • Histórico de crédito: se esse cliente já teve algum tipo de problema devido ao não pagamento de suas dívidas, nesse sentido, o limite de crédito deverá ser reduzido. 

Formas de pagamento

Outra questão importante ao criar uma política de crédito, são as formas de pagamento aceitas pela sua empresa. Alguns pontos importantes sobre o pagamento, são: 

  • Prazo: estabelecer uma data limite para o pagamento da fatura;
  • Formas de pagamento: se o pagamento será à vista ou parcelado;
  • Juros: definição da porcentagem, em juros, caso ocorra o atraso do pagamento.

Assim, através dessas condições, o seu cliente estará ciente sobre todas as condições de pagamento, datas e as porcentagens de juros se houver atrasos. 

Crie um contrato

Por último, para validar judicialmente todas as informações sobre a política de crédito criada pela sua empresa, é importante formalizar todas as condições através de um contrato

As principais informações que devem estar no contrato são:

  • Valor do crédito concedido;
  • As taxas de juros;
  • Prazos para pagamento;
  • As condições de pagamento;
  • As penalidades em caso de atraso no pagamento;
  • Informações pessoais do cliente;
  • A data da formalização do contrato;
  • A assinatura do seu cliente e a do responsável pela empresa;
  • Entre outras.

Estratégias para evitar a inadimplência

Para evitar a inadimplência dos clientes após a concessão do crédito, algumas medidas e estratégias podem ser utilizadas, como:

  1. Acompanhe os pagamentos: Primeiramente, é extremamente importante que a empresa monitore o histórico de pagamento das dívidas dos seus clientes. Nesse sentido, poderão ser enviados avisos em forma de lembretes como forma de evitar a falta de pagamento. 
  2. Entre em contato com inadimplente: Caso um cliente se torne inadimplente, é necessário que a empresa entre em contato para trazer algum tipo de solução para o problema. Ainda mais, a empresa deve mostrar compreensão e disposição para ajudá-lo.
  3. Negociação das dívidas: Se porventura o cliente não conseguir pagar sua dívida, a empresa pode oferecer opções de negociação, como o parcelamento ou a redução de juros.
  4. Cobrança efetiva: Caso o cliente não pague sua dívida, é importante que a empresa estabeleça um prazo firme de cobrança, mas lembre-se que deve ser feito de forma respeitosa. Defina ações e prazos definidos para cada etapa de cobrança. 

O GestãoClick e o limite de crédito

Desde já, utilizar ferramentas de gestão empresarial que facilitem todos os processos necessários para manter um controle efetivo, é um ótimo investimento para a sua empresa. O GestãoClick é um software de gestão que conta com diversas funcionalidades para que você consiga controlar e acompanhar todo o gerenciamento do seu negócio. 

Além disso, o GestãoClick conta com uma ferramenta de limite de crédito, que permite restringir um valor de crédito concedido ao seu cliente. E, caso deseje, é possível liberar o limite para que o cliente possa excedê-lo. Dessa forma, você terá o controle sobre os clientes que possuem limite de crédito.  

Além da ferramenta de limite de crédito, existem outras funcionalidades como: o controle financeiro, controle de estoque, cadastro de clientes, módulo de contratos e orçamentos, ordem de serviço, emissão de notas fiscais e muito mais!

Assim, o GestãoClick oferece soluções relevantes que permitem a gestão eficaz de todas as áreas importantes da sua empresa. 

Conclusão

Dessa forma, a criação de uma política de crédito é extremamente significativa para garantir a saúde financeira do seu negócio. Por fim, a política deve considerar os riscos associados à concessão de crédito, desde seus limites às condições de pagamento. 

Ainda mais, o seu negócio deverá adotar estratégias que evitem a inadimplência dos seus clientes, como o acompanhamento da carteira de clientes, acompanhamento dos clientes com atrasos de pagamento, negociação das dívidas e a cobrança efetiva. Assim, com uma política de crédito adequada, a empresa garantirá uma gestão financeira saudável e um relacionamento positivo com os seus clientes. 

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