Como iniciar um negócio do zero: 15 ideias + 10 dicas que funcionam


Como iniciar um negócio do zero sem investimento
Deseja iniciar um negócio do zero, sem investimento? Milhares de ofertas aparecem no mercado todos os dias e fica mais difícil surpreender os consumidores. Qual é a base do empreendedorismo de sucesso? Por que é necessário um plano de negócios? Por que errar é bom? Daremos as respostas para essas perguntas no artigo.

Dez dicas de empresários famosos serão uma motivação para você!


O que você precisa saber antes de iniciar seu negócio?


A preparação adequada é uma etapa obrigatória antes de iniciar seu próprio negócio.Tanto a atitude psicológica quanto a coleta cuidadosa de informações são importantes. Não se preocupe se esse processo demorar vários meses. Veja como fazer.

Se prepare psicologicamente. Se você já trabalhou como contratado antes e foi responsável por uma área específica de trabalho, agora você será responsável por todo a empresa: finanças, publicidade, produtos e equipe.

Defina metas. O que você deseja alcançar em um mês? Que tal daqui a um ano? Qualquer empresa começa com o estabelecimento de metas. Através delas, você determinará se está se movendo na direção certa.

Explore o mercado. Você tem muitos concorrentes? Qual é o limite para entrar nos negócios? Existe uma demanda pelo produto que você vai vender? Responda a estas perguntas antes de iniciar seu próprio negócio.


Como iniciar seu negócio do zero: 6 etapas fáceis


Qual é a melhor maneira de começar um negócio do zero? Agir passo a passo: identifique a ideia, elabore um plano de negócios e faça-o. Você pode ver como fazer isso nas etapas abaixo.


1. Define a ideia

Uma ideia original sobre o que está em demanda é a base dos negócios. Analise o que você é bom em fazer e qual produto está faltando no mercado. O principal neste estágio é uma pesquisa e análise ativas de informações. Faça uma lista de várias opções e selecione gradualmente as mais promissoras: entreviste amigos, assinantes nas redes sociais e analise consultas populares nos mecanismos de busca.


2. Elabore o plano de negócios

O plano de negócios especifica todas as informações que você coletou na etapa anterior. Na verdade, este é um guia para o seu negócio, necessário para uma compreensão clara das ações. Inclui as seguintes informações:

• que produto você traz para o mercado;
• quem é seu público alvo;
• quais são os mercados de vendas;
• qual capital inicial é necessário;
• quem são seus concorrentes?
• qual é o valor de uma proposta de venda exclusiva;
• que lucro você espera receber e quando;
• quais ferramentas de marketing você usará.


3. Comece.

Após elaborar o plano, prossiga para as ações reais:

• comece com o marketing: fale sobre você na Internet, participe de eventos temáticos;
• se necessário, alugue um escritório para o trabalho e equipe-o;
• compre tudo o que você precisa: matérias-primas, ferramentas, suprimentos.


4. Contrate pessoal

Pense se você precisa de uma equipe ou, no primeiro estágio, será capaz de gerenciar tudo sozinho. Se você começar a contratar funcionários, defina claramente quais qualidades profissionais e pessoais você espera.


5. Inicie o negócio

Procure clientes e comece suas primeiras vendas. Idealmente, os primeiros clientes são pessoas próximas, que fornecem feedback honesto e informam o que precisa ser aprimorado. Não tenha medo de mudar de tática nesta fase.

Mantenha-se ativo: conheça pessoas para uma colaboração lucrativa. Podem ser clientes, fornecedores, organizadores de eventos temáticos. Crie um banco de dados de clientes fiéis: peça que eles o recomendem se eles gostarem de tudo.


6. Faça lucro

Pense em distribuir racionalmente as receitas: lançar publicidade, comprar novos equipamentos ou expandir a equipe. Verifique o plano de negócios, pense se você pode dimensionar os negócios.


Como iniciar seu próprio negócio do zero: 10 dicas úteis


Aprenda melhor com a experiência de outra pessoa. Reunimos dez dicas de empresários de destaque de nossa época que falam sobre seus erros, construindo relacionamentos com clientes e distribuindo finanças.

1. Use o dinheiro de outra pessoa com cautela. Se você atrair finanças de terceiros, faça como aconselha o fundador da Oracle Corporation, Larry Ellison: “Trate o dinheiro recebido de um investidor como ganho e gaste-o com o mesmo cuidado que o seu”.

2 . Construa uma marca forte. Determine qual filosofia e valores você espalhará e quais sentimentos e associações você deseja evocar para vincular emocionalmente os consumidores. "Uma marca é o que as pessoas dizem sobre você quando você não está na sala", disse Jeff Bezos, fundador da Amazon.

Elementos de identidade corporativa, como slogan e logotipo, ajudarão a expressar a essência da marca. Você pode criá-los, contatar o designer ou usar o serviço Logaster.

Saiba mais --> Logo para E-Commerce: dicas e Maneiras para Criar


3. Ganhe a lealdade do cliente. Dê feedback, organize programas de fidelidade e demonstre que você ama sinceramente o que faz. "Se você não ganhar a simpatia das pessoas, não poderá vender nada a elas", disse Ingvar Kamprad, fundador da IKEA.

4. Esteja preparado para o fracasso. Nenhum negócio é completo sem falhas. Aprenda, não desista, como aconselha o fundador da Sumall, Dane Atkinson: "O fracasso é um grande espelho, você obterá uma versão melhorada de si mesmo com ele".

5. Não perca a oportunidade. "Pare de agir como se você tivesse 500 anos de vida", diz Bill Gates, CEO da Microsoft. Acompanhe tendências, tente coisas novas, defina metas e lute por conquistas máximas.

6. Faça o que você ama. Então você terá mais motivação e menos chance de se esgotar. O co-fundador do Google, Larry Page, diz: "O trabalho deve ser um teste, mas o processo deve ser divertido".

7. Seja paciente. Prepare-se para um longo processo e não entre em pânico se algo não ocorrer imediatamente de acordo com o plano."Não importa o quão talentoso e trabalhador você seja, algumas coisas levam tempo", diz o investidor Warren Buffett.

8. Desenvolva constantemente. Acompanhe o que há de novo em seu nicho à medida que os concorrentes crescem. Isso é confirmado por um dos fundadores do Airbnb, Brian Chesky: “Você precisa viver e pensar como uma criança, com curiosidade e surpresa. Embora eu ainda seja jovem, sempre tento ver o que as pessoas muito mais jovens do que eu estão fazendo ".

9. Cerque-se de profissionais. Sinta-se livre para delegar tarefas, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, aconselha: “Você precisa de uma equipe. Não importa o quão talentoso você seja, há áreas em que você não será especialista.”

10. Não seja preguiçoso. “Se outras pessoas tiverem uma semana de trabalho de 40 horas e você tiver uma de 100 horas, mesmo que você faça a mesma coisa, em quatro meses você conseguirá o que levará um ano inteiro para os outros”, confirma Tesla, PayPal e o fundador da SpaceX, Elon Musk.


15 melhores ideias para começar um negócio do zero


Como iniciar um negócio do zero, sem investimentos? Existem tais oportunidades, mas elas dependem do seu conhecimento e do tipo de negócio que você fará. O menor de todos os investimentos exigirá a prestação de serviços e o negócio da informação. Esta seção contém 15 idéias para iniciar negócios.

Serviços. Nesse tipo de negócio, você terá custos mínimos se já tiver o conhecimento ou o equipamento necessário:

• designer;
• Internet marketer;
• "marido por uma hora";
• fotógrafa;
• organizador de evento;
• esteticista, cabeleireiro ou maquiador;
• empresário de criptografia.

Vendas. Os investimentos dependem se você pretende realizar negócios online ou offline:

• abrir uma loja de roupas, sapatos ou utensílios domésticos;
• dropshipping (mediação em compras online).

Infobusiness. É adequado para profissionais com vasta experiência prática em seu campo:

• criação e venda de cursos de treinamento on-line, realização de treinamentos ou webinars pagos;
• abrir sua própria escola de dança, yoga, culinária e assim por diante;
• monitoria.

Produção. O que você pode fazer bem com as mãos pode ser vendido online ou offline:

• artesanal: feltragem, tricô, costura;
• sabão artesanal;
• doces para venda.


Como evitar erros típicos de empreendedores iniciantes


É impossível se proteger completamente dos erros, mas você pode se preparar para os mais comuns. Aqui estão alguns dos erros mais comuns que os novos empreendedores cometem e como evitá-los:

Começar sem preparação. A análise de mercado e a preparação do plano de negócios são sua base para fazer negócios em qualquer campo.

Recuse-se a assumir a responsabilidade pela qualidade. Você quer abrir uma empresa de informática? Verifique se você possui conhecimento e experiência suficientes para compartilhar com outras pessoas.Você faz bolos para venda? Primeiro aprimore suas habilidades com familiares e amigos. A má qualidade prejudicará a reputação.

Não espere resultados instantâneos. Você não terá milhões em lucros e reconhecimento mundial no primeiro mês. Esteja preparado para crescer gradualmente e superar obstáculos.

Aprofunde seu conhecimento → 6 erros comuns que você não pode cometer na hora de empreender!


Conclusão


No artigo, mostramos como iniciar um negócio do zero, sem investimentos e que ideias podem ser usadas. É bastante possível iniciar um negócio sem um grande capital inicial. O principal é a escolha certa de um nicho, uma preparação preliminar completa, uma ideia original e a vontade de trabalhar duro para alcançar resultados.


Agora que você já iniciou o seu negócio do zero, você vai precisar de um Sistema de Gestão eficiente! Teste grátis o ERP GestãoClick!