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Como montar uma loja de cosméticos? 5 dicas para começar do zero

Começar a empreender não é uma tarefa fácil. Por isso, é muito importante que você escolha um ramo de atuação com o qual se identifique, pelo menos, minimamente. Se os seus interesses variam entre moda, saúde, cuidados com a pele e beleza, o ramo dos cosméticos pode ser uma boa ideia para você. Mas, afinal, […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Como montar uma loja de cosméticos? 5 dicas para começar do zero

Começar a empreender não é uma tarefa fácil. Por isso, é muito importante que você escolha um ramo de atuação com o qual se identifique, pelo menos, minimamente. Se os seus interesses variam entre moda, saúde, cuidados com a pele e beleza, o ramo dos cosméticos pode ser uma boa ideia para você. Mas, afinal, como montar uma loja de cosméticos do zero?

Bom, seja uma loja de cosméticos pequena ou grande, alguns pontos são imprescindíveis na hora de iniciar esse empreendimento. Pensando nisso, reunimos as 5 principais dicas sobre como montar uma loja de cosméticos para ajudar você que pensa em dar os primeiros passos nessa área do varejo.

Além disso, traremos um comparativo entre loja de cosméticos física e virtual, ressaltando alguns detalhes importantes que você deve se atentar na hora de escolher qual caminho seguir. 

Aproveite a leitura!

5 dicas de como montar uma loja de cosméticos

Ingressar no universo empreendedor e criar uma loja de cosméticos é uma jornada empolgante, com muitas possibilidades e desafios

No entanto, é comum surgirem dúvidas sobre como montar uma loja de cosméticos e construir uma marca forte, conquistar clientes e diferenciar-se em um mercado tão dinâmico.

Nesse contexto, separamos dicas 5 práticas e específicas para ajudar você a ter sucesso com a sua loja de cosméticos:

1- Realize uma pesquisa de mercado completa e eficiente

Está se perguntando como montar uma loja de cosméticos do zero, certo? Comece pelo básico que funciona: pesquise o mercado e entenda as especificidades desse segmento. Afinal, é vital entender o mercado no qual você está entrando.

Por isso, realize uma pesquisa detalhada para identificar tendências, preferências e comportamentos de compra dos consumidores. Analise a concorrência, descubra lacunas no mercado e obtenha insights valiosos para orientar suas decisões estratégicas.

Assim, você ajudará a posicionar sua loja de forma relevante, além de atender às expectativas do seu público-alvo.

2- Conheça a legislação

Agora que você já pesquisou o mercado, compreendeu melhor sobre as preferências do seu público e estudou a concorrência, é hora de familiarizar-se com as regulamentações e exigências legais relacionadas à abertura e operação de uma loja de cosméticos. 

Em síntese, é necessário estar ciente sobre as licenças comerciais, autorizações sanitárias, normas de segurança e regulamentações específicas tanto para o funcionamento da loja de cosméticos quanto para armazenamento e venda dos próprios cosméticos. 

Dessa forma, você evita problemas legais no futuro e garante a segurança do seu negócio e dos seus clientes.

3- Planeje-se financeiramente

Com todas as informações reunidas, chegou o momento de planejar o financeiro da sua loja de cosméticos para evitar surpresas indesejadas e problemas no futuro. Assim sendo, elabore um plano financeiro detalhado e que abranja todos os custos associados à abertura e manutenção da sua loja. 

Para isso, considere despesas iniciais, como aluguel, decoração e estoque, bem como custos operacionais contínuos, como salários, tributos, contas recorrentes (energia elétrica, água, internet etc.) e marketing. Detalhe todos os gastos fixos e variáveis para compreender melhor a viabilidade da abertura da sua empresa.

4- Selecione produtos e fornecedores

Com os orçamentos e planejamentos em mão, vá em busca de bons fornecedores e dos itens ideais para a sua loja de cosméticos. Escolha cuidadosamente os produtos que você deseja oferecer em sua loja. Considere a qualidade, a variedade e as tendências do mercado. 

Além disso, faça orçamentos e não se esqueça de considerar mais de uma opção antes de fechar negócio. Busque referências de fornecedores confiáveis e de boas marcas de cosméticos para garantir que tudo sairá conforme o planejado. Caso seja possível, estabeleça parcerias a longo prazo com esses revendedores.

Dessa maneira, você garante uma seleção de produtos atrativa e de alta qualidade, conquista o público e fideliza clientes.

5- Escolha um nome e invista na criação da marca

O nome da sua empresa e a identidade da marca são elementos cruciais de como montar uma loja de cosméticos, seja ela uma loja de cosméticos pequena ou não. 

Portanto, escolha um nome que seja memorável, único e relacionado ao seu segmento. Invista na criação de uma identidade visual atraente, incluindo um logotipo e materiais de marketing consistentes. Uma marca sólida diferencia sua loja no mercado e cria uma conexão emocional com os clientes.

Loja de cosméticos física x virtual

Existem algumas diferenças marcantes entre uma loja de cosméticos física e uma loja de cosméticos virtual, observe na tabela abaixo:

como montar uma loja de cosméticos

Viu só? Contudo, além das diferenças práticas entre a loja física e uma virtual, também existem diferenças marcantes em como montar uma loja de cosméticos física e virtual. Afinal, a escolha entre esses dois modelos exige uma abordagem estratégica única, considerando variáveis como localização, logística, presença online, marketing e interação com os clientes. 

Por esse motivo, vamos explorar essas nuances para que você possa tomar decisões informadas e construir um negócio de sucesso no mundo dos cosméticos.

Escolha da modalidade

Loja física: seleção do local físico, considerando valor do aluguel, tamanho do espaço, localização, tráfego de pedestres e concorrência.

Loja virtual: escolha da plataforma online para hospedar sua loja de cosméticos, levando em conta facilidade de uso, valores, recursos, integrações e escalabilidade.

Design e layout

Loja física: decoração física do espaço, escolha dos móveis, disposição de prateleiras, expositores etc.

Loja virtual: design do site, com um layout intuitivo e boa experiência do usuário online.

Apresentação de produtos

Loja física: exposição física dos produtos nas prateleiras.

Loja virtual: fotografia profissional ou amadora de boa qualidade dos produtos para exibição online.

Meios de pagamento

Loja física: sistema de pagamento presencial, com opções de pagamento via cartão de crédito ou débito nas maquininhas de cartão, Pix e dinheiro físico.

Loja virtual: configuração de gateways de pagamento online, como cartões de crédito, boletos e outras opções.

Treinamento da equipe

Loja física: treinamento presencial para atendimento cara a cara.

Loja virtual: treinamento online para a equipe sobre a operação do site, processos de compra e atendimento/suporte virtual.

Soluções ideais para uma loja de cosméticos

Agora que você já sabe como montar uma loja de cosméticos, que tal explorar as soluções ideais para potencializar suas vendas e garantir uma gestão eficiente do seu negócio? A gente te ajuda!

O GestãoClick é um sistema de gerenciamento empresarial que oferece uma variedade de ferramentas especialmente projetadas para atender às demandas de uma loja de cosméticos pequena, média ou grande. 

Com ele, você tem maior praticidade para cuidar do seu negócio, evitando erros manuais e retrabalhos. Confira algumas das soluções mais indicadas para o seu negócio:

Controle de estoque preciso

Gerencie seu inventário de cosméticos com eficiência, evitando excessos e faltas. Integre-o ao módulo de vendas e receba notificações automáticas para reabastecimento de produtos essenciais.

Cadastro detalhado de produtos

Registre informações abrangentes sobre cada item, incluindo componentes, cor, tamanho e peso. Separe por kits, conforme o tipo de produto, marca, material etc.

Venda online integrada

Integre sua loja física em poucos cliques a uma loja virtual, proporcionando uma experiência de compra omnicanal. Aceite pagamentos online de forma segura, oferecendo conveniência aos seus clientes. E a melhor parte: venda em menos de 1 minuto com o PDV balcão.

Emissão de Nota Fiscal eletrônica

Cumpra com as obrigações fiscais de forma automatizada e eficiente. Emita notas fiscais eletrônicas em menos de 2 minutos direto no sistema e conforme a legislação.

Gestão financeira automatizada

Mantenha o controle total das finanças da sua loja, acompanhando receitas, despesas e lucros. Acesse relatórios financeiros detalhados para uma análise estratégica de acordo com os dados da sua loja.

Com o GestãoClick, sua loja de cosméticos estará equipada com ferramentas essenciais para prosperar no mercado, oferecendo uma experiência excepcional aos clientes e garantindo uma gestão eficaz do seu negócio. 

Experimente grátis por dez dias e descubra como impulsionar a sua loja de cosméticos!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
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