Materiais ricos
Início » Blog » Empreendedorismo » E-commerce » 5 estratégias para acelerar suas vendas online e superar a concorrência

5 estratégias para acelerar suas vendas online e superar a concorrência

Em um mundo cada vez mais conectado e competitivo, o comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, tem se tornado uma das principais formas de realizar negócios. Esse fenômeno ficou ainda mais evidente no período de pandemia e pós-pandemia, impulsionando as vendas online a alcançar proporções exponenciais e a conquistar diversos segmentos de público. Atraídos pela […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
5 estratégias para acelerar suas vendas online e superar a concorrência

Em um mundo cada vez mais conectado e competitivo, o comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, tem se tornado uma das principais formas de realizar negócios. Esse fenômeno ficou ainda mais evidente no período de pandemia e pós-pandemia, impulsionando as vendas online a alcançar proporções exponenciais e a conquistar diversos segmentos de público.

Atraídos pela facilidade e pela comodidade de comprar produtos e serviços pela internet, os consumidores têm migrado crescentemente para o ambiente digital, tornando o e-commerce um mercado altamente lucrativo e competitivo.

Nesse cenário, empreendedores e empresas de diferentes segmentos e portes devem buscar atualizar-se constantemente, mapeando estratégias e adotando novas práticas para impulsionar as vendas online e destacar-se em meio à concorrência.

É exatamente por isso que preparamos este guia prático e eficaz com 5 estratégias para acelerar suas vendas online e superar a concorrência. Aqui, você encontrará táticas comprovadas que podem impulsionar suas vendas, aumentar a visibilidade da sua marca e fortalecer o relacionamento com os seus clientes.

Confira:

  • Quais as vantagens de vender online;
  • Como começar a vender na internet;
  • Acelere suas vendas online e supere a concorrência.

Aproveite a leitura!

Quais as vantagens de vender online?

As vendas online têm se mostrado uma ótima opção para micro, pequenas e médias empresas. Com o avanço da tecnologia e a facilidade de acesso à internet, vender online se tornou uma forma eficiente de alcançar um público maior e, consequentemente, aumentar as vendas

Além disso, as vantagens de vender online vão além da expansão do alcance geográfico, pois esse tipo de venda permite reduzir os custos com aluguel de espaço físico e equipe de vendas. 

Assim, com o comércio eletrônico, as micro, pequenas e médias empresas podem aproveitar diversas vantagens para impulsionar seus negócios. Veja algumas delas:

  • Redução de custos: como dito anteriormente, um dos principais benefícios das vendas online é a redução de custos com aluguel, equipamentos eletrônicos, time de vendas etc. Isso torna esse tipo de negócio bastante atrativo e rentável para empresas de diferentes portes e segmentos.
  • Funcionamento 24/7: uma loja virtual fica constantemente aberta, independentemente do horário e/ou dia da semana. Tudo isso sem a necessidade de manter uma equipe disponível para atender durante todos os períodos. O que permite que seus clientes possam realizar compras a qualquer momento, inclusive fora do horário comercial, aumentando suas chances de venda.
  • Maior alcance de clientes: se antes o seu público era limitado geograficamente, com as vendas online tudo pode mudar. Em outras palavras, você não precisa se restringir apenas a uma região específica, já que o seu e-commerce pode alcançar clientes em qualquer lugar do mundo. Ampliando, assim, a abrangência e o número de potenciais clientes.
  • Aumento da competitividade: no ambiente online, empresas menores podem competir com grandes empresas sem maiores problemas, desde que adotem preços tão competitivos quanto possível. Afinal, na internet, a visibilidade e o bom atendimento são elementos fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento.

Como começar a vender na internet?

Você já percebeu que vender na internet pode ser uma excelente oportunidade de negócio, principalmente nos dias de hoje, em que cada vez mais pessoas estão comprando online.

Portanto, se você quer aproveitar essa tendência e aumentar seus lucros, precisa dar os primeiros passos para colocar esse plano em prática.

  • Realize uma pesquisa de mercado;
  • Defina o produto e/ou serviço;
  • Escolha uma plataforma de vendas online;
  • Registre seu domínio;
  • Configure a sua loja virtual de acordo com os dados do seu negócio e com a disponibilidade e descrição dos seus produtos.

Pronto! Depois de seguir esses passos iniciais, você estará pronto para dar vida à sua loja virtual e começar a vender na internet.

Mas não se engane: para gerar valor, se destacar entre os concorrentes e alcançar o sucesso que deseja, você precisa adotar estratégias inteligentes e eficazes. De nada adianta ter uma loja online se não houver um planejamento sólido e organizado por trás dela. 

Por esse motivo, fique de olho no próximo tópico e entenda como acelerar suas vendas online e superar a concorrência de forma planejada e efetiva.

Acelere suas vendas online e supere a concorrência

Como em qualquer área do mercado, no e-commerce você também não pode se ater somente ao básico. O corriqueiro pode dar certo durante um tempo, mas para se destacar e se manter competitivo, é preciso ir além.

Em síntese, a regra no ambiente digital é não se acomodar! Estar sempre atento às tendências de mercado e às ações dos concorrentes é fundamental para o sucesso do seu negócio no ambiente digital. 

Pensando nisso, separamos cinco estratégias comprovadas para alavancar suas vendas online e garantir que você tenha vantagem em relação à concorrência.

1- Personalize e priorize o atendimento ao cliente

Imagine a experiência de um cliente ao entrar em uma loja física, onde o vendedor o recebe pelo nome, oferece ajuda individualizada e se mostra disposto a entender suas necessidades específicas. Esse tipo de abordagem personalizada cria uma conexão com o cliente, tornando-o mais propenso a comprar e, principalmente, a voltar a fazer negócio e indicar para outras pessoas.

Sendo assim, no e-commerce, o desafio é replicar essa mesma sensação de proximidade e atenção individual. É essencial conhecer o perfil do cliente, suas preferências e histórico de compras para oferecer uma experiência de atendimento sob medida. 

Isso pode ser alcançado por meio da coleta de dados e da utilização de ferramentas de análise, que permitem entender melhor o comportamento do cliente e suas interações com a loja.

A partir disso, é possível oferecer recomendações de produtos ou serviços que sejam mais relevantes para cada cliente em particular, aumentando as chances de conversão. Além disso, o atendimento personalizado também inclui suporte mais ágil e eficiente, respondendo às dúvidas e solucionando problemas de forma rápida e assertiva.

2- Invista em marketing digital

Ter um canal de vendas online é uma oportunidade única para alcançar um público vasto e diversificado. Contudo, para obter sucesso em meio à concorrência acirrada, é fundamental investir em marketing digital. 

O marketing digital engloba um conjunto de estratégias e ações realizadas na internet para promover e divulgar um negócio, com o objetivo de atrair clientes, gerar vendas online e construir uma presença forte no ambiente digital.

Você pode contratar um profissional especializado na área, uma agência de marketing e publicidade ou até mesmo investir em cursos online para aprender mais sobre o tema e alavancar sua presença eletrônica.

Alguns pontos são indispensáveis para garantir maior visibilidade à marca e estreitar relações com o público. São eles:

  • Ter um site bem-estruturado e de fácil acesso e navegação;
  • Criar conteúdo relevante e útil para o seu público-alvo (blog posts, vídeos, infográficos, e-mail marketing, posts nas redes sociais etc.);
  • Estar presente e se manter ativo nas mesmas redes sociais que os seus clientes;
  • Utilizar anúncios pagos em plataformas como o Google Ads e redes sociais no geral;
  • Firmar parcerias com marcas e influenciadores digitais que conversem com o seu público;
  • Monitorar e analisar dados para compreender melhor o que tem funcionado ou não para o seu e-commerce.

3- Use descontos, promoções e programas de fidelidade de forma inteligente e estratégica

Usar descontos, promoções e programas de fidelidade de forma inteligente e estratégica é uma das chaves para o sucesso nas vendas online. 

Essas estratégias podem atrair novos clientes, aumentar a taxa de conversão, incentivar a recompra e, ao mesmo tempo, fortalecer o relacionamento com os clientes já existentes.

Por isso, levando em consideração todos esses fatores, é imprescindível adotar táticas diferenciadas para cada parcela do seu público.

Sendo assim, uma boa ideia é demonstrar apreço pelos clientes fiéis oferecendo descontos especiais em datas importantes, como o aniversário do cliente ou o aniversário da primeira compra. Essa abordagem ajuda a fortalecer o relacionamento com o cliente e aumenta a probabilidade de que ele continue comprando com você.

Já com o público geral, você deve tomar cuidado para não exagerar e acabar prejudicando a lucratividade da sua empresa. Desse modo, concentre-se em oferecer promoções atraentes em momentos estratégicos, como datas comemorativas, feriados, Black Friday ou aniversário da loja

Criar um senso de urgência também é um bom plano para estimular o cliente a tomar a decisão de compra com mais rapidez. Assim sendo, em parceria com a equipe de marketing, utilize gatilhos mentais de escassez e urgência, por exemplo.

Por fim, um programa de fidelidade também pode ser uma alternativa atraente para os consumidores. Com esse tipo de programa, os clientes são recompensados ​​por suas compras frequentes, seja acumulando pontos que podem ser trocados por descontos ou brindes, ou recebendo ofertas exclusivas. Criando uma motivação para que eles voltem a comprar na sua loja.

4- Defina formas de pagamento flexíveis e confiáveis para suas vendas online

Nas vendas online, a experiência de compra dos clientes é fortemente influenciada pela facilidade e pela segurança no momento de efetuar o pagamento. 

Oferecendo opções diversas de pagamento, que além de atrativas também e garantam a proteção dos dados dos clientes, você torna o processo de compra mais conveniente e confiável, aumentando as chances de conversão e fidelização.

  1. Diversifique as opções de pagamento;
  2. Garanta a segurança e a proteção dos dados;
  3. Tenha uma boa e justa política de trocas e reembolso;
  4. Certifique-se de que as plataformas de pagamento escolhidas estejam em pleno funcionamento;
  5. Fique por dentro das novidades de sistemas e formas de pagamento.

Dessa forma, você cria uma experiência de compra positiva e confiável para seus clientes, impactando positiva e diretamente no volume de vendas online do seu comércio eletrônico.

5- Priorize plataformas de e-commerce integradas a um ERP

Gerir um e-commerce e garantir um bom número de vendas online é uma tarefa complexa e que merece a devida atenção para ser executada da melhor forma. 

Uma das estratégias fundamentais para alcançar esse objetivo é priorizar plataformas de e-commerce integradas a um ERP (Enterprise Resource Planning/Planejamento de Recursos Empresariais), um sistema que reúne e organiza informações essenciais para o bom gerenciamento do seu negócio.

A integração entre o e-commerce e o ERP oferece uma série de vantagens que podem otimizar a gestão do seu negócio e melhorar a experiência do cliente, tais como: centralização de informações, controle de estoque eficiente, automação de processos, análise de dados mais precisa, agilidade e precisão nas atualizações da sua loja digital, escalabilidade das vendas online, entre outros.

Assim, ao priorizar plataformas de e-commerce integradas a um ERP, você garante uma gestão mais eficiente, tomada de decisões baseadas em dados concretos e uma experiência do cliente mais satisfatória. 

Além disso, você poupa recursos e facilita a sua rotina, realizando integrações interessantes com plataformas de pagamento, bancos, sistemas de automação de e-mail, formas de cobrança automática e muito mais.

Abandone a monotonia e descubra novas formas de potencializar suas vendas online, com mais agilidade, facilidade e estratégia. Teste o ERP da GestãoClick gratuitamente durante dez dias, acesse todas as funcionalidades disponíveis no nosso sistema e descubra como gerir o seu comércio eletrônico pode se tornar uma tarefa mais simples e com resultados ainda melhores.

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
Deixe seu comentário
Deixe uma Comentário

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Converse com um de nossos especialistas e garanta condições especiais!

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!

GestãoClick
Logo