Materiais gratuitos
Início » Blog » Marketing e Vendas » Como vender pelo WhatsApp? 15 dicas para lucrar na plataforma

Como vender pelo WhatsApp? 15 dicas para lucrar na plataforma

O WhatsApp é um canal amplamente utilizado e acessível, que permite que empresas alcancem clientes onde quer que estejam. A facilidade de uso e a familiaridade dos usuários com a plataforma tornam a comunicação mais fluida e eficiente. Mas como vender pelo WhatsApp? Bom, a capacidade de enviar mensagens de maneira instantânea permite que as […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Como vender pelo WhatsApp? 15 dicas para lucrar na plataforma

O WhatsApp é um canal amplamente utilizado e acessível, que permite que empresas alcancem clientes onde quer que estejam. A facilidade de uso e a familiaridade dos usuários com a plataforma tornam a comunicação mais fluida e eficiente. Mas como vender pelo WhatsApp?

Bom, a capacidade de enviar mensagens de maneira instantânea permite que as empresas respondam rapidamente às consultas dos clientes, aumentando a satisfação e a confiança. Esse ponto é especialmente útil para resolver dúvidas, fornecer suporte e fechar vendas rapidamente.

Outro ponto é que o WhatsApp pode ser integrado com outras plataformas de marketing digital, como Facebook e Instagram, permitindo uma estratégia de marketing mais coesa, integrada e abrangente. 

Em outras palavras, além de ser um excelente meio para manter um diálogo contínuo com os clientes, o WhatsApp também oferece ferramentas que facilitam a automatização e organização do atendimento, como as mensagens automáticas, etiquetas para categorizar conversas e a possibilidade de criar catálogos de produtos.

Por fim, a simplicidade de uso do WhatsApp permite que empresas de todos os tamanhos, desde pequenas lojas até grandes corporações, possam implementar e tirar proveito desse canal sem a necessidade de grandes investimentos em tecnologia.

Democratizando, assim, o acesso a uma comunicação direta e eficaz com os clientes, proporcionando uma oportunidade significativa para aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento com o público.

Como vender pelo WhatsApp?

Utilizar o WhatsApp como um canal de vendas pode transformar a maneira como as empresas interagem com seus clientes, oferecendo uma experiência mais personalizada, eficiente e segura. 

Por esse motivo, ao entender e aproveitar todas as funcionalidades da plataforma, as empresas podem aumentar suas vendas e fortalecer seu relacionamento com os clientes.

Em síntese, vender pelo WhatsApp pode ser uma estratégia poderosa para expandir suas vendas e alcançar mais clientes. Aqui estão algumas dicas práticas para começar:

1- Use o WhatsApp Business

2- Segmente sua lista de contatos

3- Crie catálogos dentro da plataforma

4- Responda com agilidade

5- Utilize mensagens automáticas

6- Personalize sua comunicação

7- Diversifique o tipo de mídia compartilhado

8- Divulgue o seu número em outros canais

9- Construa um calendário consistente

10- Compartilhe conteúdo relevante

11- Aposte em ofertas exclusivas

12- Faça follow-up de carrinhos abandonados

13- Integre o WhatsApp Web

14- Treine sua equipe

15- Configure pagamentos via WhatsApp

A seguir, confira dicas especiais sobre cada uma das dicas de como vender pelo WhatsApp:

1- Use o WhatsApp Business

Ter um número específico e exclusivo para a sua empresa, ou seja, separar seu telefone pessoal do profissional, é o primeiro passo para começar a vender pelo WhatsApp da melhor forma.

Com esse número, seja ele fixo ou móvel, você deve criar um perfil comercial para o seu negócio. Para isso, é necessário instalar o aplicativo de WhatsApp próprio para negócios, o WhatsApp Business (disponível para dispositivos Android e iOS).

Esse aplicativo oferece funcionalidades específicas para empreendedores que desejam estabelecer uma relação com clientes, prestadores de serviço, colaboradores, fornecedores etc. 

Nesse sentido, algumas das principais funcionalidades oferecidas pelo WhatsApp Business são:

  • Perfil comercial (nome da empresa, e-mail, website, horário de funcionamento, endereço etc.);
  • Catálogo de produtos ou serviços;
  • Etiquetas para organizar conversas;
  • Mensagens automáticas;
  • Acompanhamento de métricas.

Ter um perfil comercial bem configurado transmite profissionalismo e confiança aos clientes. 

Além disso, as funcionalidades de automação e organização ajudam a gerenciar melhor o tempo e a comunicação com os clientes.

Por essa razão, utilizar o WhatsApp Business pode transformar a maneira como você interage com seus clientes, tornando o processo de vendas mais rápido e eficaz. 

2- Segmente sua lista de contatos

Em segundo lugar, você deve segmentar sua lista de contatos para garantir que cada contato receba comunicações pertinentes para eles.

Por exemplo, é essencial que você separe clientes de fornecedores. E, também, que separe potenciais clientes de clientes ativos. Tudo isso auxilia no processo de venda e de organização da sua empresa.

Nesse sentido, para fazer uma segmentação mais detalhada, é necessário que você defina quais categorias são mais relevantes para o seu negócio. 

Um bom ponto de partida para essa divisão é mapear colaboradores, fornecedores, potenciais clientes e clientes ativos.

Porém, você também pode adicionar outras categorias, como antigos clientes ou clientes VIP. Tudo isso depende da comunicação que você estabelecerá via WhatsApp e, também, da organização do seu negócio.

Para que essa divisão seja efetiva, crie etiquetas personalizadas para cada categoria, como “Cliente Ativo”, “Potencial Cliente”, “Fornecedor”, entre outros. Em seguida, aplique essas etiquetas aos contatos conforme necessário para facilitar a visualização e a busca.

Utilize listas de transmissão para enviar mensagens específicas para cada grupo. Por exemplo, promoções especiais para clientes ativos ou novidades para potenciais clientes. Mas lembre-se de que as listas de transmissão só funcionam se os contatos tiverem seu número salvo na agenda deles.

Para além, envie mensagens que sejam relevantes para cada segmento. Como ofertas exclusivas para clientes ativos ou informações sobre novos produtos para potenciais clientes. Use o nome do contato e referências a interações anteriores para tornar a comunicação mais pessoal.

Segmentar sua lista de contatos pode transformar a maneira como você se comunica com seus clientes e parceiros, tornando suas campanhas de marketing mais eficazes e sua gestão de contatos mais organizada.

3- Crie catálogos dentro da plataforma

Uma das principais dicas de como vender no WhatsApp é a criação de um catálogo de produtos ou serviços dentro da plataforma.

Como já citamos anteriormente, essa criação é possibilitada pelo WhatsApp Business e deve ser uma das ferramentas mais utilizadas por você que deseja transformar o WhatsApp em um canal de vendas efetivo para o seu negócio.

Confira o passo a passo para criar um catálogo dentro da plataforma:

  • Primeiramente, abra o WhatsApp Business e vá para Configurações > Configurações da Empresa > Catálogo.
  • Em seguida, clique no botão de adicionar item (ícone de “+”);
  • Adicione fotos do seu produto ou serviço: você pode selecionar imagens da galeria do seu dispositivo ou tirar novas fotos;
  • Insira o nome do produto ou serviço;
  • Adicione o preço;
  • Inclua uma descrição detalhada do produto ou serviço;
  • Adicione um link para compra, se houver, e um código do produto, caso seja necessário;
  • Após preencher todas as informações, clique em Salvar. O WhatsApp Business irá revisar e aprovar seu produto conforme suas políticas comerciais.

Depois de aprovado, é hora de compartilhar seu catálogo com os seus clientes! Para isso, abra a conversa, clique no ícone de clipe e selecione Catálogo. Por fim, escolha o produto que deseja enviar e clique em Enviar. Pronto!

4- Responda com agilidade

Pode parecer uma dica óbvia, mas a agilidade na resposta faz uma diferença significativa na experiência do cliente e no sucesso das vendas via WhatsApp.

Afinal, em uma época em que a instantaneidade é supervalorizada, os clientes esperam respostas rápidas às suas dúvidas e necessidades.

Além de aumentarem a satisfação dos clientes, as respostas rápidas também mostram profissionalismo e comprometimento. Quando você responde rapidamente, demonstra que valoriza o tempo do cliente e está pronto para atender às suas necessidades.

Para garantir agilidade nas respostas, é necessário que você:

  • Crie respostas pré-definidas para perguntas frequentes;
  • Mantenha as notificações do WhatsApp Business sempre ativadas;
  • Configure um som de alerta diferente para clientes;
  • Defina horários de atendimento e deixe-os claros para o público;
  • Ative mensagens automáticas em alguns casos.

Assim, você garante um diferencial competitivo para a sua empresa e mantém os clientes sempre satisfeitos.

5- Utilize mensagens automáticas

Nesse sentido, configurar mensagens automáticas no WhatsApp Business é uma ótima maneira de melhorar a eficiência do atendimento ao cliente. 

Contudo, é válido ressaltar que essas mensagens automáticas não substituem o atendimento humano. Elas apenas servem para deixar seus clientes informados sobre o seu negócio e para melhorar a experiência de atendimento como um todo.

Aqui está um guia rápido para te ajudar a configurar essas mensagens:

  1. Abra o WhatsApp Business: toque nos três pontinhos no canto superior direito para acessar as configurações;
  2. Ferramentas Comerciais: selecione Ferramentas Comerciais;
  3. Mensagem de Saudação:
  1. Toque em Mensagem de Saudação;
  2. Ative a opção Enviar mensagem de saudação;
  3. Edite a mensagem conforme necessário. Por exemplo: “Olá! Obrigado por entrar em contato. Em breve responderemos sua mensagem.”
  4. Mensagem de Ausência:
  1. Toque em Mensagem de Ausência;
  2. Ative a opção Enviar mensagem de ausência;
  3. Edite a mensagem de ausência. Por exemplo: “Olá! No momento, estamos fora do horário de atendimento. Retornaremos assim que possível.”
  4. Respostas Rápidas:
  1. Vá em Respostas Rápidas;
  2. Adicione atalhos para respostas frequentes. Por exemplo, para perguntas sobre preços ou disponibilidade de produtos.

6- Personalize sua comunicação

Assim como em comunicações via e-mail, a comunicação pelo WhatsApp também deve ser personalizada.

Isso significa que você deve adaptar as mensagens conforme o perfil e as necessidades de cada cliente. Essa personalização demonstra que você valoriza o cliente como indivíduo, o que aumenta a probabilidade de engajamento e conversão.

Para isso é necessário que você:

Use o nome do cliente

Em primeiro lugar, sempre que possível, utilize o nome do cliente nas mensagens para criar uma conexão mais pessoal.

Conheça o histórico de cada um

Referencie compras anteriores, preferências ou interações passadas para tornar a comunicação mais relevante e útil.

Envie ofertas segmentadas

Baseie suas promoções e ofertas no histórico de preferências e no comportamento de compra do cliente. Por exemplo, se um cliente sempre compra produtos de uma determinada categoria, envie ofertas relacionadas a essa categoria.

Crie mensagens personalizadas

Além disso, evite mensagens genéricas. Adapte o conteúdo para atender às necessidades e interesses específicos de cada cliente.

Utilize conteúdo visual

Use imagens, vídeos e GIFs que reflitam a identidade da sua marca e sejam atraentes para os clientes.

Peça feedback

Para finalizar, se você quer aprender como vender pelo WhatsApp é necessário ter em mente que o feedback será um grande aliado nesse processo. Por isso, pergunte aos clientes sobre as preferências e opiniões deles. Assim, você ajuda a melhorar seus serviços e também mostra que você valoriza a opinião deles.

7- Diversifique o tipo de mídia compartilhado

No tópico anterior, citamos a utilização de conteúdo visual em mensagens específicas via WhatsApp Business. 

Diversificar o tipo de mídia ajuda você a vender pelo WhatsApp, pois torna as mensagens menos monótonas e mais memoráveis. Por isso, sempre que possível, envie fotos dos produtos, artes gráficas, GIFs divertidos, figurinhas e vídeos explicativos, por exemplo.

Também é uma boa ideia utilizar PDFs explicativos, catálogos, links diretos para o seu website ou para artigos do blog da sua empresa, infográficos, enquetes e formulários.

Dessa forma, ao diversificar o tipo de mídia, você mantém suas comunicações interessantes e aumenta as chances de engajamento dos clientes. 

8- Divulgue o seu número em outros canais

Divulgar o número do seu WhatsApp Business em outros canais é uma ótima estratégia para aumentar a visibilidade e facilitar o contato com seus clientes. 

Dessa maneira, divulgue seu contato empresarial dentro do seu website/blog, nas redes sociais (Instagram, Facebook, X/Twitter, TikTok etc.), no conteúdo do e-mail marketing do seu negócio, em cartões de visita e outros materiais impressos, nas embalagens de produtos, em anúncios on e offline, via QR Code e em assinaturas de e-mail.

Assim, você aumenta o alcance da sua marca e ajuda a diversificar os canais de vendas.

9- Construa um calendário consistente

Ter consistência no envio de mensagens é algo crucial para vender pelo WhatsApp. Contudo, é importante lembrar que você não deve perturbar seus leads e clientes com muitas mensagens.

Por isso, escolha momentos estratégicos (datas comerciais e comemorativas, por exemplo) e temas interessantes para compartilhar com o seu público do WhatsApp. 

Coloque em uma planilha a frequência que o seu cliente deve ser contactado e garanta que sua equipe esteja ciente disso, para não haver falhas de comunicação.

10- Compartilhe conteúdo relevante

Uma comunicação consistente via WhatsApp também deve contar com o envio de conteúdo relevante para o público.

São ideias de conteúdos relevantes a serem compartilhados com leads e clientes:

  • Dicas e truques de como utilizar seus produtos e serviços da melhor maneira;
  • Sugestões práticas relacionadas ao seu setor;
  • Informações sobre lançamentos e novidades;
  • Mudanças ou melhorias nos serviços oferecidos;
  • Ofertas especiais para quem está na sua lista de contatos;
  • Cupons de desconto ou códigos promocionais para incentivar compras;
  • Tutoriais sobre seus produtos;
  • Convites para webinars e workshops;
  • Curiosidades e fatos interessantes sobre o seu setor;
  • Notícias e tendências relevantes do mercado;
  • Guias práticos e e-books;
  • Solicitação de feedback e pesquisa de satisfação;
  • Mensagens de agradecimento e reconhecimento.

11- Aposte em ofertas exclusivas

Quer saber como vender pelo WhatsApp? Oferecer promoções exclusivas para os contatos via WhatsApp Business é uma excelente estratégia para aumentar o engajamento e a fidelidade dos clientes. 

Ofereça descontos exclusivos para os contatos do WhatsApp. Por exemplo, “Aproveite 20% de desconto em sua próxima compra usando o código WHATSAPP20. Válido até [data].”

Outro exemplo é o acesso antecipado a novos produtos ou coleções: “Seja o primeiro a conferir nossa nova coleção! Acesse aqui: [link]” 

Implementar ofertas exclusivas pode ajudar a criar um senso de exclusividade e urgência, incentivando os clientes a interagir mais com sua empresa via WhatsApp Business. 

12- Faça follow-up de carrinhos abandonados

Fazer follow-up de carrinhos abandonados é uma estratégia eficaz para recuperar vendas perdidas e aumentar sua taxa de conversão.

Pelo WhatsApp, isso funciona da seguinte forma:

  1. Acesse o painel administrativo da sua plataforma de e-commerce e vá até a seção de carrinhos abandonados;
  2. Certifique-se de que você tem os dados de contato dos clientes, especialmente o número de telefone associado ao WhatsApp;
  3. Crie mensagens personalizadas para enviar aos clientes (exemplo: Olá [Nome do Cliente], percebemos que você deixou alguns itens no seu carrinho. Ainda está interessado? Clique aqui para finalizar sua compra: [Link do Carrinho].);
  4. Ofereça descontos ou frete grátis para incentivar a finalização da compra. Por exemplo: “Finalize sua compra nas próximas 24 horas e ganhe frete grátis!”

13- Integre o WhatsApp Web

Ficar o dia todo no celular pode fazer com que você perca informações importantes e, também, tornar o trabalho mais incômodo e pouco dinâmico.

Por isso, conecte sua conta do WhatsApp Business pelo WhatsApp Web e organize-se melhor e de maneira mais eficiente.

Com o WhatsApp Web, você pode digitar mensagens mais rapidamente usando o teclado do computador, o que facilita a comunicação, especialmente se você precisa enviar várias mensagens ao longo do dia.

Você pode facilmente copiar e colar informações entre o WhatsApp Web e outros aplicativos ou documentos no seu computador, como planilhas de Excel, e-mails ou sistemas de gestão, agilizando processos e melhorando a integração de dados.

Além disso, o WhatsApp Web permite que você continue usando seu celular para outras tarefas enquanto gerencia as comunicações do WhatsApp no computador. Ponto que ajuda a manter a produtividade e eficiência.

14- Treine sua equipe

Se a sua empresa conta com uma equipe de atendimento, não se esqueça de treiná-la da maneira mais completa possível.

Afinal, o atendimento via WhatsApp é uma parte crucial da experiência do cliente e pode influenciar diretamente a satisfação e a fidelidade do público. Por isso, um bom treinamento garante que todos os membros da equipe estejam preparados para lidar com diferentes situações e oferecer um serviço de alta qualidade. 

Dessa maneira, ensine a equipe a utilizar todas as funcionalidades do WhatsApp Business, como etiquetas, respostas rápidas, catálogos de produtos e mensagens automáticas, para melhorar a eficiência e a organização.

Prepare a equipe para lidar com reclamações e resolver problemas de forma rápida e eficaz. O time deve ser capaz de oferecer soluções rápidas e satisfatórias para os clientes.

15- Configure pagamentos via WhatsApp

Por último, oferecer a opção de pagamentos via WhatsApp pode facilitar muito a experiência de compra para seus clientes e acelerar o processo de finalização de vendas. 

Siga o passo a passo:

  1. Abra o WhatsApp Business;
  2. Acesse as Configurações;
  3. Selecione Pagamentos;
  4. Configure o Facebook Pay;
  5. Aceite os Termos de Serviço;
  6. Crie ou Conecte uma Conta;
  7. Verifique sua conta;
  8. Receba pagamentos diretamente no WhatsApp.

E se você não quiser utilizar a ferramenta de pagamento nativa do WhatsApp, é possível enviar links de pagamento externos para seus clientes diretamente pelo WhatsApp.

Além disso, você pode enviar QR Codes de pagamento via Pix.

Conclusão

Curtiu aprender a como vender pelo WhatsApp? Esse tipo de venda permite que você diversifique ainda mais seus canais de venda e amplie o impacto do seu negócio.

No Blog da GestãoClick você encontra diferentes dicas de marketing e empreendedorismo que te ajudarão a colocar a sua empresa no mapa dos negócios bem-sucedidos.

Fique de olho, também, nos conteúdos sobre finanças, controle de estoque, tecnologia e muito mais. Aproveite!

Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Carol é jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em revisão e preparação de textos pela PUC Minas. Apaixonada por comunicação e tecnologia, ela traz uma visão única e detalhada ao abordar temas complexos com clareza e precisão.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro também

Confira outros conteúdos que podem te ajudar a alcançar uma gestão eficiente, otimizar o seu tempo.

Venda mais com o GestãoClick

Explore todas as vantagens por 10 dias sem compromisso – Experimente agora!