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Tudo o que você precisa saber sobre Pix para empresas

Implementado no Brasil em novembro de 2020, o Pix para empresas, ou Pix para PJ, rapidamente se estabeleceu como uma das formas de pagamento mais viáveis e práticas disponíveis no ramo financeiro.  Em pouco tempo, o Pix se tornou a alternativa preferida de gestores de empresas de todos os portes. Isso porque, com agilidade e […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Tudo o que você precisa saber sobre Pix para empresas

Implementado no Brasil em novembro de 2020, o Pix para empresas, ou Pix para PJ, rapidamente se estabeleceu como uma das formas de pagamento mais viáveis e práticas disponíveis no ramo financeiro. 

Em pouco tempo, o Pix se tornou a alternativa preferida de gestores de empresas de todos os portes. Isso porque, com agilidade e eficiência, essa ferramenta permite que as organizações recebam pagamentos e realizem diferentes tipos de transações de maneira simplificada e segura.

Além disso, o baixo custo por transação faz do Pix uma solução financeira ainda mais atrativa para o ambiente corporativo

Neste artigo, fizemos um compilado com tudo aquilo que você precisa saber sobre o Pix para empresas antes de implementá-lo no seu negócio. 

  • O que é o Pix e como funciona;
  • Como implementar o Pix no seu negócio;
  • Benefícios do Pix para empresas;
  • O Pix como facilitador do comércio.

Boa leitura!

O que é o Pix e como funciona

O Pix é uma forma de pagamento instantânea criada pelo Banco Central (BC) como uma maneira de agilizar e modernizar as movimentações financeiras tanto de pessoas físicas quanto de pessoas jurídicas (empresas). 

Ou seja, essa modalidade de pagamento permite que transações bancárias sejam realizadas em poucos segundos. Tudo isso independentemente da instituição financeira, do dia da semana ou do horário em que for realizada. 

É válido ressaltar que o Pix não é um benefício exclusivo para grandes empresas. Na realidade, ele pode ser aplicado em organizações de qualquer porte, desde gigantes empresariais até Microempreendedores Individuais (MEI)

Também é válido ressaltar que, no geral, o Pix para empresas não é muito distinto do Pix para pessoas físicas. Porém, uma diferença significativa entre eles está no limite de transações. Já que, por vezes, o limite de transferência para pessoas jurídicas é maior, o que pode ser facilmente explicado pela necessidade das organizações em realizar operações de maior valor.

Como implementar o Pix no seu negócio

Para implementar o Pix no seu negócio é fundamental possuir um CNPJ ativo e uma conta bancária empresarial em qualquer instituição financeira do país. Essa etapa é o ponto inicial para começar a realizar transações facilitadas dentro da sua corporação. 

Sendo assim, certifique-se de que o seu CNPJ está regularizado e que a sua conta bancária está ativa. A partir daí, você deve atentar-se a outros pontos e seguir as etapas de implementação do Pix para empresas.

Análise de bancos e taxas 

Em seguida, você deve analisar as propostas de cada entidade bancária. Afinal, cada uma possui condições e taxas específicas para empresas. Dessa forma, destaca-se outra diferença do Pix para PJ: enquanto o serviço para pessoa física é 100% gratuito, para empresas existe a possibilidade de cobrança de determinadas taxas.

Essa arrecadação não é obrigatória, mas sim uma escolha de cada banco. Apesar de existirem diretrizes gerais sobre o tema, previamente estabelecidas pelo BC, não há uma definição mínima ou máxima de taxas a serem cobradas. Assim sendo, as próprias instituições definem o valor estipulado por transação. 

Cadastro empresarial 

Após escolher a melhor instituição para a realidade do seu empreendimento, o terceiro passo é o cadastro. É importante ter em mãos os principais dados da empresa, como o número do CNPJ, razão social, dados do responsável legal e outras informações bancárias.

Escolha das chaves de acesso

Depois de concluir a etapa anterior, chegou o momento de cadastrar suas chaves de acesso, ou chaves Pix. É a partir dessa chave que os seus clientes, parceiros e fornecedores poderão realizar transferências para a conta cadastrada do seu empreendimento.

Você pode vincular o Pix da sua empresa ao próprio número de CNPJ, a um endereço de e-mail corporativo ou a um número de celular. Além dessas opções, você também pode cadastrar um EVP (Endereço Virtual de Pagamento), também conhecido como chave aleatória. 

Benefícios do Pix para empresas

Ao longo da leitura deste conteúdo, você já pôde perceber algumas das principais vantagens da implantação do Pix na sua empresa. 

Mesmo assim, para ajudar a facilitar a sua decisão, listamos a seguir todos os benefícios que você pode usufruir a partir da aplicação dessa funcionalidade empresarial. Confira:

1. Pagamentos diretos

O pagamento ocorre de maneira direta entre pagador e recebedor, sem a necessidade de mediadores, como acontece com transferências/depósitos tradicionais ou pagamentos via boleto bancário

2. Agilidade nas transações

Já falamos disso, mas é sempre válido ressaltar que o Pix possibilita que as transações sejam realizadas quase de forma instantânea, ou seja, em poucos segundos.

3. Taxas mais baixas

Apesar das taxas do Pix para PJ incomodarem muitos empreendedores, ainda assim elas são bem menores do que as tarifas de outras formas de pagamento.

4. Disponibilidade

Você não precisa esperar até o próximo dia útil para receber o pagamento de uma compra ou para realizar uma transferência a um fornecedor, afinal, o Pix está disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

5. Facilidade de uso

O Pix é uma alternativa prática e nada burocrática, fator que permite que usuários de diferentes idades e graus de instrução consigam utilizá-lo sem maiores dificuldades. Assim, você não precisa se preocupar em treinar funcionários, por exemplo.

6. Ampla abrangência

O público que utiliza o Pix é gigante. Assim, com maior abrangência, você amplia, também, o número de possíveis clientes.

7. Diferentes funcionalidades

Além das tradicionais transferências, pagamentos e recebimentos instantâneos, o pix também possui outras funcionalidades como pagamentos recorrentes, divisão de pagamentos, integração com QR Code, Pix cobrança e Pix troco.

8. Segurança

No início, o Pix gerou certa desconfiança por conta das suas facilidades, porém esse tipo de transação é bastante seguro. O Pix possui criptografia, autenticação em duas etapas, proteção das chaves de acesso, auditorias e monitoramento de fraudes.

9. Menos burocracia

Nada de se preocupar com número da conta e da agência, muito menos com a necessidade de preencher boletos ou cheques, para realizar uma transação, você só vai precisar da chave Pix e nada mais.

10. Maior controle de finanças

É fundamental que o empreendedor possua total comando das finanças do seu negócio, por isso o Pix fornece registro detalhado das operações realizadas e permite acesso total ao histórico de movimentações.

O Pix para empresas como facilitador do comércio

Como você pôde perceber ao longo da leitura deste artigo, o uso do Pix para empresas traz inúmeros benefícios para o gestor e para a organização como um todo. 

Por essa razão, é importante compreender que o Pix tem se destacado como uma ferramenta relevante para facilitar o comércio, aumentando significativamente o número de vendas. Isso acontece pois ele simplifica e agiliza o processo de compra (em lojas físicas e/ou virtuais).

Outro artefato interessante é a associação do Pix e do seu sistema de gestão empresarial. No ERP da GestãoClick, por exemplo, é possível cadastrar o Pix como uma das formas de pagamento e realizar as transações normalmente. Tudo isso de maneira fluida, rápida e confiável.

Essa facilidade acelera o número de negócios efetuados e registra de maneira segura todas transações realizadas no seu comércio. Além de ampliar a quantidade de transações com essa funcionalidade, o GestãoClick também oferece um programa completo, eficiente e prático para controle de vendas.

Isso sem falar nas outras operacionalidades do nosso ERP, que envolvem gerenciamento de estoque, emissão de notas fiscais e boletos, certificados digitais, contratos, relatórios e muito mais. 

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Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Graduada em Jornalismo pela UFOP e pós-graduada em Revisão e Preparação de Textos pela PUC Minas, a Carol é Analista de Conteúdo da GestãoClick e apaixonada por comunicação, tecnologia e pela arte de transmitir conhecimento por meio da escrita.
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