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Instagram Shopping: como criar loja no Instagram

O Instagram é uma rede social que, nos últimos anos, tornou-se uma importante ferramenta de vendas para empreendedores de diferentes nichos. Com o recurso chamado Instagram Shopping, a plataforma oferece uma excelente oportunidade para marcas e empreendedores estabelecerem uma sólida presença online. Mas, você sabe como criar loja no Instagram? Bom, se a resposta for […]

Por Carolina Durval
Atualizado em
Instagram Shopping: como criar loja no Instagram

O Instagram é uma rede social que, nos últimos anos, tornou-se uma importante ferramenta de vendas para empreendedores de diferentes nichos. Com o recurso chamado Instagram Shopping, a plataforma oferece uma excelente oportunidade para marcas e empreendedores estabelecerem uma sólida presença online. Mas, você sabe como criar loja no Instagram?

Bom, se a resposta for não e você estiver buscando tirar proveito total do potencial de vendas do Instagram, aprender a criar uma loja na plataforma é um passo fundamental. Por esse motivo, reunimos neste artigo um passo a passo completo de como montar loja no Instagram, além de dicas para que você consiga aproveitar ao máximo essa funcionalidade.

Aproveite a leitura e descubra como transformar seu perfil no Instagram em um verdadeiro ponto de vendas virtual. 

O que é Instagram Shopping?

O primeiro passo antes de aprender como criar loja no Instagram é entender o que é o Instagram Shopping e como esse recurso tem revolucionado a experiência de compra online.

Afinal, o Instagram Shopping é uma funcionalidade que permite que marcas e empreendedores transformem suas contas na rede social em verdadeiras vitrines virtuais. Em outras palavras, ele é basicamente uma loja online dentro de um perfil comercial no Instagram.

Nesse sentido, ao incorporar elementos de e-commerce diretamente na plataforma, o Instagram Shopping oferece uma experiência de compra integrada, eliminando a necessidade de os usuários saírem do aplicativo para finalizar suas compras.

Em síntese, as marcas podem aproveitar essa ferramenta para criar campanhas mais envolventes, aumentar a visibilidade de seus produtos e, em última análise, impulsionar as vendas. Além de ser uma maneira de vender produtos de forma mais direta e conveniente aos seguidores.

Leia também: Como ser verificado no Instagram: passos simples para obter o selo azul

Conheça alguns dos principais recursos do Instagram Shopping:

Integração com o Facebook

O Instagram Shopping é integrado ao Facebook, o que facilita a sincronização de informações entre as duas plataformas. Esse recurso é especialmente útil para marcas que gerenciam suas operações de comércio eletrônico via Facebook.

Portanto, as marcas podem garantir consistência e organização em suas abordagens de marketing, gerenciamento de estoque e interações com clientes em ambas as plataformas. 

Marcação de produtos nas postagens

Outro recurso importante é a marcação de produtos nas postagens. Abaixo, no tópico com o passo a passo de como criar loja no Instagram, falaremos disso com mais detalhes. 

Contudo, mesmo antes de aprender como montar loja no Instagram, é importante compreender que, com o Instagram Shopping, as marcas podem marcar produtos específicos em suas postagens, adicionando etiquetas diretamente às imagens. Essas etiquetas contêm informações detalhadas sobre o produto, como nome, preço e link direto para a página de compra.

Acesso a métricas analíticas

Além disso, as marcas que utilizam essa ferramenta têm acesso a métricas analíticas específicas para avaliar o desempenho de seus produtos. Isso inclui dados sobre impressões, cliques e engajamento, permitindo ajustes estratégicos com base nas métricas.

Catálogo de produtos simplificado

As marcas podem criar catálogos completos de produtos diretamente no Instagram, organizando-os por categorias e coleções. Essa função simplifica a navegação para os usuários interessados em explorar diferentes linhas de produtos e garante que o empreendedor tenha mais sucesso nas vendas.

Por que criar uma loja no Instagram?

Antes de ensinar como criar loja no Instagram, é importante entender as razões pelas quais criar uma loja no Instagram pode ser uma estratégia bastante valiosa para marcas e empreendedores. 

Primeiramente, é válido ressaltar que o Instagram, como uma das plataformas de mídia social mais populares atualmente, oferece uma base de usuários extensa e ativa, proporcionando, assim, uma oportunidade única de expandir o alcance da sua marca.

Nesse sentido, ao montar uma loja no Instagram Shopping, você oferece aos consumidores uma experiência de compra integrada, além de destacar visualmente seus produtos de maneira atrativa. 

Além disso, com uma loja no Instagram, os seguidores podem interagir diretamente com seus produtos, marcá-los, fazer perguntas nos comentários e participar de enquetes, o que facilita o diálogo e cria uma conexão entre marca e cliente.

Em síntese, os maiores benefícios do Instagram Shopping são:

  • Maior alcance de público;
  • Experiência de compra e venda integrada;
  • Grande destaque visual de produtos;
  • Interatividade com os seguidores;
  • Fácil configuração.

Leia também: Marketing para pequenas e médias empresas

Como criar loja no Instagram: passo a passo

Montar uma loja no Instagram é um processo relativamente simples, mas que requer atenção aos detalhes para garantir uma integração eficiente e bons resultados. Pensando nisso, listamos a seguir um passo a passo detalhado de como criar loja no Instagram.

Acompanhe:

1- Confirme se a sua conta é elegível

Para começar, é necessário certificar-se de que você atende aos requisitos necessários para criar uma loja no Instagram. Sua conta deve ser comercial, e você precisa ter uma página no Facebook associada à sua conta do Instagram.

2- Atualize seu perfil para conta comercial

Caso sua conta não atenda aos requisitos, altere seu perfil para uma conta comercial. Vá até o seu perfil, selecione “Editar” e clique na opção “Mudar para conta profissional”. Logo após, siga as instruções abaixo para conectar sua conta do Instagram ao Facebook.

3- Vincule sua conta ao Facebook

Procure novamente pela opção “Editar perfil” > “Página” e conecte sua conta ao Facebook ou crie uma nova caso ainda não possua. Em seguida, preencha as informações solicitadas de acordo com os dados do seu negócio. Esse é um passo essencial para habilitar as vendas pelo Instagram Shopping.

4- Configure seu catálogo de produtos 

A funcionalidade de compras do Instagram é integrada ao seu catálogo de produtos. Essa pode ser a etapa mais demorada para você. Já que você precisará deixar o aplicativo para realizar essa configuração.

Afinal, existem duas formas de vincular um conjunto de produtos à sua conta comercial do Instagram: pelo gerenciador de catálogos e por plataformas de e-commerce parceiras do Meta.

Gerenciador de catálogos

Se você optar por configurar um catálogo pelo próprio gerenciador da plataforma, não se preocupe: o Facebook Business Manager oferece um guia simples para ajudar na criação do seu catálogo de produtos.

Para isso, comece acessando as “Configurações do negócio”, vá para “Origens de dados” e escolha “Catálogos”.

Caso ainda não tenha um catálogo, basta clicar em “Adicionar” e criar um novo. A seguir, nomeie-o e siga as instruções para configuração, ativando a opção de “Gerenciar catálogo” para personalizar seus itens conforme necessário.

Feito isso, chegou o momento de adicionar itens utilizando o “Gerenciador de Catálogos”, que oferece opções para inserção manual, upload de arquivos de dados ou utilização de códigos.

Plataformas parceiras

A segunda opção é utilizar a integração da plataforma com lojas virtuais, como Nuvemshop e Loja Integrada.

É possível efetuar essa ação de maneira direta, pelo site da sua loja virtual, aproveitando as opções de plugins de redes sociais fornecidas por cada parceiro. Afinal, cada plataforma terá uma maneira diferente de configurar o catálogo do Instagram Shopping.

Uma outra alternativa é construir o catálogo utilizando o Gerenciador de Negócios e incorporar os itens a partir da plataforma de e-commerce escolhida, clicando em  “Conectar à plataforma de comércio eletrônico” ao adicionar produtos ao catálogo.

5- Ative a função de compras

Agora, chegou o momento de ativar a função de compras na conta do seu negócio no Instagram.

Para isso, comece acessando o perfil da sua empresa e clique no ícone de três barras. Em seguida, vá para “Configurações”, cadastre-se para o recurso “Compras” e siga as instruções para submeter sua conta para análise. 

O procedimento de análise deve levar alguns dias, e é possível verificar o andamento da análise a qualquer momento acessando a funcionalidade de “Compras”.

Porém, não se preocupe: o Instagram enviará uma notificação assim que a sua conta for aprovada e estiver liberada para vender pela plataforma. Logo após, você deve adicionar seu catálogo de mercadorias, ativar o recurso “Compras” e começar a vender.

6- Marque os produtos nas postagens

Uma vez recebida a aprovação, é hora de começar a marcar seus produtos nas postagens dessa rede social. Essa ação permitirá que os usuários identifiquem e obtenham mais informações sobre os itens diretamente a partir das suas publicações.

  • Feed: ao fazer um post no feed, você localizará o botão imediatamente abaixo do conteúdo, próximo à opção de marcação de pessoas;
  • Stories: já para post nos stories, a função de marcação de produtos está disponível na aba de stickers.

Lembre-se: para que a sua loja no Instagram apareça como uma aba no perfil da sua empresa, é necessário que você cadastrar, no mínimo, nove produtos.

7- Explore outros recursos

Além de marcar produtos, aproveite as diversas ferramentas disponíveis para interagir com seu público. Experimente utilizar enquetes, perguntas e outros recursos interativos nos stories do Instagram. 

O Instagram Shopping também permite que você venda em transmissões ao vivo, as famosas lives. Ações como essa criam oportunidades únicas para promover produtos de maneiras criativas e envolventes.

Outro recurso interessante é que os usuários do Instagram Shopping têm acesso a métricas analíticas específicas para avaliar o desempenho de seus produtos.

Ter controle dos seus resultados online é muito importante. Por isso, além de explorar recursos nas redes sociais e investir em plataformas de e-commerce, você deve optar, também, por utilizar um sistema de gestão empresarial completo, como o GestãoClick.

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Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Carol é jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em revisão e preparação de textos pela PUC Minas. Apaixonada por comunicação e tecnologia, ela traz uma visão única e detalhada ao abordar temas complexos com clareza e precisão.
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