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Utilizando cursos EAD na sua estratégia de vendas

A sua estratégia de vendas pode ficar muito mais rica e eficaz com um curso online. A tática é um caminho para posicionar o seu negócio como autoridade em um determinado assunto, além de ajudar a atrair pessoas que possam se interessar pelo seu produto.  Suponha que você tenha uma loja de roupas. Oferecer aulas que […]

Por GestãoClick
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Utilizando cursos EAD na sua estratégia de vendas

A sua estratégia de vendas pode ficar muito mais rica e eficaz com um curso online. A tática é um caminho para posicionar o seu negócio como autoridade em um determinado assunto, além de ajudar a atrair pessoas que possam se interessar pelo seu produto. 

Suponha que você tenha uma loja de roupas. Oferecer aulas que ensinem como se vestir melhor, sejam gratuitas ou pagas, pode ser uma ótima forma de agregar valor à marca e, por consequência, gerar gatilhos de confiança e reciprocidade. A escolha do tema, depende, em essência, do tipo de personaque deseja alcançar. 

Outra vantagem é que um curso online é que, se for gravado, ainda pode ser aproveitado por muito tempo. Mesmo que, periodicamente, tenha que passar por algumas atualizações, boa parte do material é reutilizável. 

Confira, a seguir, mais informações e dicas para incluir a educação virtual na sua estratégia de vendas. 

O curso online na estratégia de vendas

Conteúdo é rei. Vários especialistas em Marketing Digital, como Rafael Rez e Rejane Toigo, propagam a máxima de Bill Gates. A frase foi publicada em 1996, no artigo “Content is King”. Mas faz sentido até hoje. 

Todos os meios de comunicação, do online ao offline, se aproveitam do conteúdo para manter a audiência envolvida. Mas, se prestar atenção, você perceberá que cada um também tem um propósito relacionado à jornada de compras. 

Um curso online, à primeira vista, tem a mera intenção de transmitir um conhecimento. Muitas empresas, de fato, o utilizam apenas como produto final. Mas nada impede que seja também uma ferramenta dentro de uma estratégia de vendas

O mais interessante é que, dentro do funil de vendas, as aulas podem fazer parte de qualquer etapa. Vamos novamente ao exemplo da loja de roupas: 

•   Topo de funil – As aulas podem ser utilizadas para atrair pessoas interessadas em moda e que ainda não conheçam a marca. 

•   Meio de funil – O curso pode ser direcionado a pessoas que já conhecem a empresa, se engajam com outros canais de comunicação, mas nunca fizeram uma compra. 

•   Fundo de funil – O material pode ser disponibilizado, como brinde ou com um desconto exclusivo, para quem finalizar uma compra. Ou seja, funciona como uma espécie de motivo extra para escolher a marca. 

Não é necessário incluir o curso online em todas as etapas do funil de vendas. Em uma só pode já ser o suficiente. Mas o conteúdo, evidentemente, deve estar de acordo com a etapa da jornada de compras das pessoas que você quer atrair e/ou direcionar a alguma ação. 

Portanto, nas aulas de topo de funil, por exemplo, você deve ter em mente que o aluno provavelmente ainda não conhece a sua marca. Ou, acabou de descobri-la. Aproveitar o momento para apresentá-la, mesmo que de forma sutil, é fundamental. 

Já no meio do funil, valorizar os atributos da loja é importante. No fundo do funil, talvez seja válido o conteúdo ser mais enfático e oferecer descontos para a compra/recompra. Tudo vai depender do objetivo que você deseja alcançar com o curso. 

Vantagens do curso online na estratégia de vendas

Além de incentivar que o seu lead avance no Funil de Vendas, o uso curso online na estratégia tem outras vantagens que se destacam. Confira algumas: 

1. Humanização da marca

O contato com outros seres humanos é uma experiência única – e necessária. Antes mesmo do início da Era Cristã, Aristóteles já afirmava que “o homem é um ser social porque é um animal que precisa dos outros membros da espécie”. 

Apesar de acontecer num ambiente virtual, um curso online conecta pessoas e aproxima a imagem da marca a de um ser humano. Mesmo que alguém de fora da empresa, como um influenciador, ministre as aulas, a presença de já é o suficiente para gerar vínculos com a audiência. 

Com isso, o trabalho de transmitir confiança e desenvolver autoridade entre o público-alvo torna-se muito mais fácil.


2. Coleta de dados

Geralmente, um curso online é disponibilizado em uma plataforma de LMS ou área de membros. Nessas ferramentas, é possível extrair uma série de dados que podem ser muito relevantes para a sua empresa. 

Informações como tempo de permanência nas aulas, taxa de abandono do curso, horários de pico e fóruns internos, por exemplo, dizem muito sobre como a audiência pensa, age e consome. 

Até mesmo dados básicos para a inscrição, como e-mail, ano do nascimento e cidade de moradia, podem ser úteis – tanto para a compreensão quanto para estratégias de Inbound Marketing e remarketing.

3. Custo baixo

É fato que a produção de um curso online é mais barata que a presencial. Mas muitos não imaginam o quanto o trabalho com as aulas virtuais pode ser mais acessível.

Claro, tudo vai depender das escolhas dos produtores. Mas, hoje em dia, os vídeos podem ser gravados com a câmera do celular, a edição pode ser feita com softwares gratuitos, o cenário pode ser uma parede bem iluminada dentro de casa, há plataformas gratuitas que permitem a venda e a distribuição das aulas, os anúncios virtuais são mais em conta. Vários fatores conspiram a favor da realização da estratégia.

Dicas para incluir um curso online na estratégia de vendas

Agora ficaram mais claros os principais benefícios que um curso online pode trazer para a estratégia de vendas, vamos para algumas dicas essenciais para o sucesso da ação. 

Foco na persona e no Funil de Vendas

A ideia de um curso online (ou qualquer outra estratégia) pode ser atraente. Mas, lembre-se que a ação nunca deve ser para  você e, sim, para as pessoas que deseja atingir. Por isso, é fundamental conhecer bem as personas do seu negócio. 

Entenda quais são os principais desafios enfrentados pelo seu público, levante as principais dúvidas. A partir de então, pense em formas como a sua empresa pode ajudar e levante pautas para as aulas. 

Leve em consideração também os momentos mais relevantes do Funil de Vendas para incluir a estratégia. Às vezes, vale a pena incluir um curso diferente para cada etapa. Ou, apenas em uma. Tudo vai depender do seu público, dos seus objetivos e da disponibilidade que a empresa tem para realizar a produção. 

Busque referências

Depois de definir o tema das aulas, explore as opções disponíveis no mercado. Para produzir um bom conteúdo, também é preciso consumi-lo. Se algum concorrente já oferece um curso online, também é válido analisar o que foi feito. Assim, é possível otimizar estratégias e enriquecer o leque de ideias que você pode colocar em prática. 

Disponibilize uma área de membros

A área de membros é um espaço no qual as pessoas podem ter acesso a um conteúdo exclusivo. No mercado, há várias opções gratuitas e pagas disponíveis. Uma dica para escolher a melhor opção é estudar as vantagens e desvantagens de cada uma em relação à realidade da sua marca. 

Faça a divulgação do curso

A divulgação do curso é fundamental para atrair alunos. Por isso, crie uma landing page com informações essenciais, como os temas das aulas, dados sobre os instrutores e a sua empresa, além de um espaço para inscrição. Faça também posts em mídias sociais, anúncios online, posts em blogs e e-mails para convidar o público a participar. 

Atualize o conteúdo

Periodicamente, revise o conteúdo, para ver o que pode ser melhorado no curso. Estude a forma como os estudantes se engajam com as aulas, faça pesquisas de opinião entre os participantes, acrescente novas informações que sejam relevantes para o aprendizado. 

Selecione também as métricas que considerar mais relevantes para mensurar o sucesso da ação. Desse modo, fica muito mais fácil otimizar o material e as estratégias para garantir resultados cada vez melhores. 

Conclusão

Um curso online pode ser muito positivo para a estratégia de vendas de qualquer negócio. Basta estudar bem o público, avaliar qual é o melhor momento do funil de vendas para impactar as pessoas, levantar temas interessantes, produzir, divulgar e manter o conteúdo atualizado.

Dependendo da forma como é produzido, o custo pode ser muito acessível. E, mesmo que a ideia parece ser um tanto trabalhosa, os resultados são promissores. Afinal, permite que a marca se aproxime do público de forma criativa e humanizada, além de possibilitar acesso a informações ricas a respeito dos leads.

Portanto, considere implementá-la em seu negócio para cativar seus potenciais clientes

Este post foi escrito pela equipe da HeroSpark.

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