Demanda e Oferta: entenda a diferença

Demanda e oferta são dois conceitos simples, no entanto, fundamentais para você que é empresário e deve entender como esses termos interferem na sua produção e precificação. E para ajudar nessa hora, veja neste artigo os tópicos a seguir que falam sobre Demanda e Oferta: entenda a diferença.
 

Qual a diferença entre demanda e oferta

A demanda consiste no quanto os consumidores estão propensos a adquirir um produto ou serviço. Já a oferta é o quanto esses produtos e serviços estão disponíveis no mercado. Esses conceitos servem para entender uma lógica bastante recorrente e importante no mercado: a lei da procura e da oferta.
Dessa maneira, quanto mais existe a oferta de um produto, menor é o seu valor. Afinal, são várias as empresas comercializando o mesmo artigo e, para conseguir vender mais, a forma de atrair mais consumidores é com o preço baixo. Por outro lado, quando a demanda é maior do que a oferta, os preços tendem a crescer.

Veja só o exemplo de gráfico:

demanda-e-oferta
Ao cruzar as curvas de oferta e demanda, encontramos um preço e uma quantidade de “equilíbrio”
– Fonte da imagem: juros baixos.com.br
 

Isso acontece porque há poucas mercadorias para muitos consumidores e os vendedores podem “se dar ao luxo” de cobrarem mais, já que mesmo assim as suas mercadorias vão ser vendidas e os serviços prestados. A sua empresa deve fazer essa relação baseando-se em produtos e serviços similares ao seu e que possuem o mesmo público alvo.

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E é por conta da demanda e da oferta que acontece do preço de um produto ficar muito alto e, outras vezes, os preços das mercadorias despencam. Conhecer o cenário da demanda e a oferta do seu segmento de mercado, portanto, é de fundamental importância para você saber o quanto produzir (ou comprar para revender) e como deve precificar o seu estoque.

Como a demanda e a oferta interferem no seu negócio

Se você não estiver por dentro das oscilações do mercado nacional e mesmo internacional, de acordo com o setor da sua empresa, pode ficar para trás e não fazer as melhores escolhas. E isso quer dizer que você deve saber como está a demanda e a oferta no mercado, sendo que acompanhar as suas vendas é uma forma de fazer isso.

Mas você deve saber também como estão as vendas dos seus concorrentes, já que se você estiver comercializando menos produtos pode ser por outra razão e não só devido à baixa da demanda. De qualquer forma, saber como está a demanda e a oferta vai ajudar você a ter preços competitivos no mercado.

Ou seja, você pode estar vendendo a sua mercadoria por um preço muito abaixo do mercado, sem necessidade, já que os concorrentes estão vendendo por bem mais. E mesmo com um preço um pouco mais alto ainda assim o seu valor pode ser atrativo para o seu público alvo.

Por outro lado, você pode estar vendendo um item por um preço muito alto, inviabilizando a sua conversão de vendas. Ambas as situações podem levar a problemas financeiros. E também vai ajudar em muito na hora de definir a quantidade de cada item que deve produzir ou comprar para revender.

Afinal, se a demanda está baixa e você encher o seu estoque, é possível que os artigos fiquem parados por mais tempo do que o normal. A má decisão de ter adquirido ou produzido mais pode causar prejuízos.

Aqui listamos → Como conquistar mercado com estratégias simples
 

Qual a importância do estoque para a sua empresa?

Quando você acompanha a oferta e a demanda do setor da sua empresa, o estoque se torna um aliado precioso. As movimentações do estoque fornecem avisos valiosos, como quais são os produtos mais procurados pelos seus clientes.

O estoque também diz quais são as mercadorias com pouca saída e que podem só estarem pegando pó na prateleira. Os produtos sem saída podem causar apenas prejuízos e a melhor decisão pode ser a de não produzi-los mais ou não comprá-los para revender. Já os artigos com maior saída não podem faltar no seu estoque.

Essas informações todas ajudam você a entender como está o panorama da oferta e procura. Embora não sejam as únicas informações necessárias, são fundamentais para esse entendimento. E ao conhecer as oscilações do mercado é possível fazer previsões e, assim, tomar medidas preventivas.

Isto é, você pode concluir que em determinado período do ano um produto é menos procurado pelos consumidores, ou seja, a demanda cai. Então, nada melhor do que não investir nele, mas sim, no que é mais comprado pelos consumidores. Já quando a oferta de um artigo cai, essa é a hora certa de oferecê-lo ao seu público alvo.

Ainda nã sabe como acertar no controle de estoque do se negócio? Aprenda aqui → Como fazer controle de estoque da forma correta!
                                               

Como controlar o seu estoque com sucesso?

 
O controle de estoque é uma parte imprescindível na administração do seu negócio, mas para que as suas movimentações sejam controladas apropriadamente, é preciso registrar todas elas. Esse trabalho nem sempre pode ser feito manualmente, ainda mais em empresas com grande fluxo de entradas e saídas.

Para tanto, é preciso fazer uso das ferramentas certas, que ajudam a sua equipe a registrar as movimentações do estoque em tempo real. ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning e trata-se de um sistema integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa.

Além disso, o ERP pode oferecer relatórios e inventários, para que você consiga visualizar melhor o que está acontecendo no estoque e, assim, tomar as melhores decisões para a saúde do seu negócio. O GestãoClick é um ERP que ajuda em todas essas tarefas e em muitas outras.
 

Com o seu sistema de gestão é possível ainda controlar as finanças da sua empresa, as vendas, emitir boleto, nota fiscal e demais atividades essenciais a empresas de qualquer porte e segmento de mercado que desejam estar em sintonia com o mercado e com o fisco. 
 

 
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