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Demanda e Oferta: entenda a diferença

Demanda e oferta são dois conceitos simples, no entanto, fundamentais para você que é empresário. Saiba mais e melhore a sua produção e precificação.

Por Carolina Durval
Atualizado em
Demanda e Oferta: entenda a diferença

No ambiente dos negócios e da economia, compreender os conceitos de demanda e oferta é essencial para tomar decisões estratégicas e alcançar o sucesso. A demanda refere-se à quantidade de produtos ou serviços que os consumidores estão dispostos a adquirir a um determinado preço, enquanto a oferta representa a quantidade desses produtos ou serviços que os produtores estão dispostos a fornecer no mercado.

Esses conceitos são fundamentais para entender a dinâmica do mercado e como os preços são determinados. Por exemplo, quando a demanda por um produto é maior do que a oferta, os preços tendem a subir. Por outro lado, quando a oferta supera a demanda, os preços geralmente caem.

Nesse sentido, entender a relação entre demanda e oferta pode ajudar empresários a ajustar suas estratégias de produção e precificação, garantindo competitividade e sustentabilidade no mercado.

Neste post, vamos explorar mais a fundo as diferenças entre demanda e oferta, como elas afetam o seu negócio e como você pode aproveitar essas informações para tomar decisões mais informadas e eficazes.

Qual a diferença entre demanda e oferta

A demanda representa o grau de interesse dos consumidores em adquirir um produto ou serviço, enquanto a oferta refere-se à quantidade desses bens disponíveis no mercado. Esses conceitos são fundamentais para compreender a dinâmica da lei da oferta e da demanda, que é amplamente recorrente e essencial no mercado.

Em síntese, quando há uma grande oferta de um produto, seu valor tende a diminuir, já que diversas empresas competem para vender o mesmo item, e uma das formas de atrair consumidores é por meio de preços mais baixos. Por outro lado, quando a demanda supera a oferta, os preços tendem a aumentar.

Isso ocorre porque há poucas mercadorias disponíveis para muitos consumidores, permitindo que os vendedores “se deem ao luxo” de cobrar mais, já que, mesmo assim, suas mercadorias serão vendidas e os serviços serão prestados. Sua empresa deve sempre fazer essa análise com base em produtos e serviços semelhantes aos seus, que atendem ao mesmo público-alvo.

Além disso, é justamente por causa da relação entre oferta e demanda que, em certos momentos, o preço de um produto fica elevado, enquanto, em outros, os preços despencam.

Por isso, entender o cenário de oferta e demanda no seu segmento de mercado é essencial para determinar o quanto produzir (ou comprar para revenda) e como precificar adequadamente o seu estoque.

Como a demanda e a oferta interferem no seu negócio

Se você não acompanhar as oscilações do mercado, tanto nacional quanto internacional (dependendo do setor da sua empresa), corre o risco de ficar para trás e não tomar as melhores decisões. O que significa que é fundamental estar por dentro da demanda e da oferta do mercado. Uma maneira eficiente de fazer isso é monitorando suas próprias vendas.

No entanto, também é essencial observar como estão as vendas dos seus concorrentes. Se suas vendas estiverem abaixo do esperado, o problema pode não estar apenas na baixa demanda, mas em outros fatores que precisam ser considerados. De qualquer forma, entender a relação entre oferta e demanda ajudará você a estabelecer preços competitivos.

Por exemplo, você pode estar vendendo sua mercadoria por um preço muito abaixo do mercado, desnecessariamente, enquanto os concorrentes estão cobrando mais. Mesmo com um valor um pouco mais alto, seu produto ainda pode ser atrativo para o público-alvo.

Por outro lado, você pode estar cobrando um preço muito elevado, o que pode prejudicar suas vendas. Ambas as situações podem afetar suas finanças negativamente. Além disso, conhecer bem a demanda e a oferta do mercado será crucial para definir a quantidade certa de itens a produzir ou adquirir para revenda.

Afinal, se a demanda estiver em queda e você acumular um grande estoque, corre o risco de ter mercadorias encalhadas por mais tempo do que o previsto, o que pode gerar prejuízos pela decisão equivocada de produzir ou comprar em excesso.

💡Leia também: Como conquistar mercado com estratégias simples 

Qual a importância do estoque para a sua empresa?

Ao monitorar a oferta e demanda no setor da sua empresa, o estoque se torna um aliado estratégico e valioso. As movimentações de estoque fornecem sinais importantes, como quais produtos estão sendo mais procurados pelos seus clientes.

Além disso, o estoque revela quais mercadorias têm pouca saída e podem estar apenas ocupando espaço nas prateleiras. Esses produtos encalhados podem gerar prejuízos, e a melhor decisão pode ser parar de produzi-los ou não adquiri-los mais para revenda. Por outro lado, os itens com alta demanda não podem faltar no seu estoque.

Essas informações são essenciais para compreender o panorama da oferta e demanda. Embora não sejam as únicas variáveis a serem consideradas, são fundamentais para obter uma visão clara do mercado. Compreendendo as oscilações do mercado, você pode fazer previsões e tomar medidas preventivas de forma mais assertiva.

Por exemplo, você pode identificar que, em determinado período do ano, a demanda por um produto específico diminui. Nesse caso, a melhor estratégia é evitar investir em grandes quantidades dele e focar nos itens mais procurados pelos consumidores. Da mesma forma, quando a oferta de um produto diminui no mercado, essa pode ser a oportunidade ideal para oferecê-lo ao seu público-alvo, maximizando suas vendas.

💡Leia também: Como fazer controle de estoque da forma correta                                             

Como controlar o seu estoque com sucesso?

O controle de estoque é uma parte imprescindível da administração do seu negócio. No entanto, para que as movimentações sejam devidamente controladas, é essencial registrar todas elas de forma precisa. Esse processo pode ser complicado quando feito manualmente, especialmente em empresas com um grande volume de entradas e saídas.

Por esse motivo, é fundamental contar com as ferramentas adequadas, que permitem à sua equipe registrar as movimentações do estoque em tempo real. Um exemplo dessas ferramentas é o ERP, sigla para Enterprise Resource Planning, um sistema integrado de gestão empresarial que reúne em uma única plataforma todas as informações gerenciais dos diferentes setores da empresa.

Além disso, o ERP oferece relatórios e inventários detalhados, permitindo que você visualize o desempenho do estoque e tome as melhores decisões para a saúde do seu negócio. O GestãoClick é um ERP que facilita todas essas tarefas, entre muitas outras.

Com seu sistema de gestão, você também pode controlar as finanças da sua empresa, gerenciar vendas, emitir boletos, notas fiscais, e realizar outras atividades essenciais. Essa funcionalidade é essencial para empresas de qualquer porte e segmento que desejam se manter em sintonia com o mercado e as exigências fiscais.

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Carolina Durval

Carol da GestãoClick

Carol é jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto, especialista em revisão e preparação de textos pela PUC Minas.

2 comentários

  1. Avatar
    Luis Davi 2 de janeiro de 2024 as 14:54

    Muito bem destrinchado! Parabéns Gestão.click

    • GestãoClick
      GestãoClick 4 de janeiro de 2024 as 15:37

      Oi, Luis. Tudo bem?

      Que feedback maravilhoso! 🥰
      Estamos sempre em busca de conteúdos úteis para atender e ajudar vocês. Ficamos muito felizes em saber que você compreendeu a diferença entre demanda e oferta.

      Conta com a gente e fique de olho nos posts do Blog da GestãoClick! 🤝
      Um abraço!

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