Demanda e Oferta: entenda a diferença
Qual a diferença entre demanda e oferta
Veja só o exemplo de gráfico:
– Fonte da imagem: juros baixos.com.br
Isso acontece porque há poucas mercadorias para muitos consumidores e os vendedores podem “se dar ao luxo” de cobrarem mais, já que mesmo assim as suas mercadorias vão ser vendidas e os serviços prestados. A sua empresa deve fazer essa relação baseando-se em produtos e serviços similares ao seu e que possuem o mesmo público alvo.
Como a demanda e a oferta interferem no seu negócio
Mas você deve saber também como estão as vendas dos seus concorrentes, já que se você estiver comercializando menos produtos pode ser por outra razão e não só devido à baixa da demanda. De qualquer forma, saber como está a demanda e a oferta vai ajudar você a ter preços competitivos no mercado.
Ou seja, você pode estar vendendo a sua mercadoria por um preço muito abaixo do mercado, sem necessidade, já que os concorrentes estão vendendo por bem mais. E mesmo com um preço um pouco mais alto ainda assim o seu valor pode ser atrativo para o seu público alvo.
Por outro lado, você pode estar vendendo um item por um preço muito alto, inviabilizando a sua conversão de vendas. Ambas as situações podem levar a problemas financeiros. E também vai ajudar em muito na hora de definir a quantidade de cada item que deve produzir ou comprar para revender.
Afinal, se a demanda está baixa e você encher o seu estoque, é possível que os artigos fiquem parados por mais tempo do que o normal. A má decisão de ter adquirido ou produzido mais pode causar prejuízos.
Aqui listamos → Como conquistar mercado com estratégias simples
Qual a importância do estoque para a sua empresa?
O estoque também diz quais são as mercadorias com pouca saída e que podem só estarem pegando pó na prateleira. Os produtos sem saída podem causar apenas prejuízos e a melhor decisão pode ser a de não produzi-los mais ou não comprá-los para revender. Já os artigos com maior saída não podem faltar no seu estoque.
Essas informações todas ajudam você a entender como está o panorama da oferta e procura. Embora não sejam as únicas informações necessárias, são fundamentais para esse entendimento. E ao conhecer as oscilações do mercado é possível fazer previsões e, assim, tomar medidas preventivas.
Isto é, você pode concluir que em determinado período do ano um produto é menos procurado pelos consumidores, ou seja, a demanda cai. Então, nada melhor do que não investir nele, mas sim, no que é mais comprado pelos consumidores. Já quando a oferta de um artigo cai, essa é a hora certa de oferecê-lo ao seu público alvo.
Ainda nã sabe como acertar no controle de estoque do se negócio? Aprenda aqui → Como fazer controle de estoque da forma correta!
Como controlar o seu estoque com sucesso?
O controle de estoque é uma parte imprescindível na administração do seu negócio, mas para que as suas movimentações sejam controladas apropriadamente, é preciso registrar todas elas. Esse trabalho nem sempre pode ser feito manualmente, ainda mais em empresas com grande fluxo de entradas e saídas.
Para tanto, é preciso fazer uso das ferramentas certas, que ajudam a sua equipe a registrar as movimentações do estoque em tempo real. ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning e trata-se de um sistema integrado de gestão empresarial que reúne numa única solução as informações gerenciais dos setores de uma empresa.
Além disso, o ERP pode oferecer relatórios e inventários, para que você consiga visualizar melhor o que está acontecendo no estoque e, assim, tomar as melhores decisões para a saúde do seu negócio. O GestãoClick é um ERP que ajuda em todas essas tarefas e em muitas outras.
Com o seu sistema de gestão é possível ainda controlar as finanças da sua empresa, as vendas, emitir boleto, nota fiscal e demais atividades essenciais a empresas de qualquer porte e segmento de mercado que desejam estar em sintonia com o mercado e com o fisco.