Dia do Cliente: ideias para comemorar o mês todo!
O Dia do Cliente é uma data para homenagear clientes e incentivar o consumo. Veja ideias imbatíveis para vender mais no Mês do Cliente em 2024!
Seja Dia do Consumidor ou Dia do Cliente, o certo é que a data está longe de ser apenas mais uma jogada de marketing temporária. Isso porque a maioria dos consumidores já se acostumou com ela e, desta forma, a aguarda ansiosamente.
E por que ter e esperar por uma data relacionada ao consumidor? Do ponto de vista do comércio, lojistas e empreendedores em geral, é uma ótima oportunidade de vender mais, desovar estoques, criar promoções e se tornar mais conhecido por seu público, entre outros tantos motivos favoráveis.
Do lado do consumidor, é a oportunidade de comprar produtos teoricamente com preços mais favoráveis, aproveitar grandes promoções e adquirir aquele item que tanto deseja. Neste post, vamos falar mais sobre o Dia do Cliente 2024, dar dicas e muitas sugestões para aproveitar a data. Acompanhe.
Dia do Cliente: o que é?
O Dia do Cliente é uma data que foi criada originalmente para homenagear e agradecer os clientes e, claro, incentivar o consumo.
E qual é a melhor maneira de homenagear clientes consumidores? Oferecendo brindes, promoções e descontos, realizando campanhas publicitárias de larga escala, inovadoras campanhas de venda, decorações especiais para chamar a atenção, anúncios de todos os tipos e até mesmo eventos.
O dia foi criado em 1962 pelo então presidente norte-americano John Kennedy. No Brasil, chegou timidamente a partir de 2014 e vem, ao longo dos anos, ganhando cada vez mais influência no consumo, tanto é que muitos consumidores já se acostumaram a aguardar o Dia do Cliente.
Mas, afinal, quando é o dia do Cliente?
O Dia do Cliente acontece oficialmente no dia 15 de setembro e representa a oportunidade ideal para que lojistas e comerciantes em geral possam vender mais e, do outro lado, clientes possam encontrar grandes promoções e descontos.
Este dia poderia ser comparado à uma Black Friday brasileira? Com certeza sim e a data já conta com a adesão de grandes varejistas de todo o país. Nem por isso, pequenos e médios comerciantes também podem e devem aproveitá-la, inovando, criando promoções, dando brindes, descontos e muitos outras estratégias para chamar o consumidor e ter mais lucro.
Dia do cliente 2024: ideias imbatíveis
Agora que você já sabe o que é e sua relevância, é hora de pôr a mão na massa e aproveitar a data para vender mais. Em 2023, já havíamos indicado várias dicas para inovar nesta hora. Confira as dicas em nosso blog post do Dia do Cliente 2023. Mas quais são as reais tendências para o ano de 2024?
Avise o seu cliente
É certo que uma grande parte dos consumidores brasileiros já se acostumaram com a data. No entanto, podem não se lembrar e muitos ainda não se acostumaram com o Dia do Cliente.
Assim, é fundamental avisá-los com antecedência. A chamada antecipada pode converter bons negócios, primeiro porque seu cliente vai ter a sensação de exclusividade, pois você se lembrou dele e segundo a “urgência”, pois ele só terá um dia ou semana para aproveitar as promoções.
Um dos meios para avisar seus clientes que seu negócio irá participar desta data e terá promoções é por meio do envio de e-mails em massa. Para isso você vai precisar da Integração SendGrid + GestãoClick!
Capriche nos descontos
Como na Black Friday, os descontos precisam ser reais. Claro, você não vai perder dinheiro ao vender seus produtos, mas também não pode perder negócio. Assim, vá além dos costumeiros 10%, ouse um pouco mais. Você pode vender mais rapidamente e ainda fidelizar novos clientes. Já pensou nisso?
Selecione primeiro os produtos mais vendáveis
A melhor maneira de se destacar frente aos concorrentes nesta data é oferecer descontos incríveis, promoções, etc., em produtos mais competitivos. Fique atento aos últimos lançamentos do mercado e do seu segmento e reforce seu estoque: você vai vender muito.
Aposte no delivery e nos canais online
Com a pandemia causada pelo Coronavírus, ter canais online para vender e ter também uma boa logística de entrega são fundamentais.
Mês do cliente
Falamos do Dia do Cliente, mas na verdade deveria ser o mês do cliente, afinal, os clientes já estão aguardando esta data. Deste modo, é uma chance a mais para você oferecer descontos, dar brindes, ofertas exclusivas, contatar seus clientes e fazer novos clientes também, por que não?
Ações de Marketing: Dia do Cliente
Se a ideia é vender mais e aproveitar bem essa data, você precisa de ações de marketing Dia do Cliente mais “agressivas”, com relação a divulgação em geral, que o considerado normal para outro período qualquer.
Confira algumas dicas úteis:
1) Aposte nos anúncios patrocinados: você pode vir a gastar um pouquinho mais neles, mas valerá a pena no final.
2) Não limite o seu orçamento; faça uma campanha de marketing pra valer, pelo menos uma semana antes. Use e abuse dos canais de comunicação que você já faz uso com seu público (redes sociais, blogs, etc.). Use e abuse também de palavras chaves com maior procura (SEO).
3) Aposte nos diferenciais. Exemplos:
- O Site inteiro com Descontos;
- Frete grátis no Dia do Cliente;
- Brindes exclusivos para determinas produtos.
Dica extra –> Saiba como usar Cupom de Desconto para fidelizar clientes!
Promoções Dia do Cliente
Você pode estar se perguntando: quais promoções Dia do Cliente são mais atraentes? Pensar em promoção é pensar além do desconto ou do preço, propriamente dito. Muitos clientes não compram porque acham o frete alto demais, por exemplo. Outros ainda gostam de ganhar um brinde ou uma embalagem diferenciada, um aditivo qualquer à sua compra que a enriqueça.
Dessa forma, quando for pensar em uma promoção, considere todas as alternativas possíveis, conforme o seu público consumidor, sua estratégia de marketing e o seu produto.
Mensagem: Feliz Dia do Cliente
É preciso lembrar que este dia/mês é uma data comemorativa onde você precisará agradecer ao seu cliente e expressar o quanto você é grato por tê-lo ali consumindo o seu produto. Sua mensagem de Feliz dia do Cliente precisa estar clara no seu discurso.
Pensando assim, é importante acompanhar todo o processo de compra do seu cliente, dar uma atenção diferenciada, fazer um pós-venda exclusivo e também diferenciado entre outras ações para que “ele” perceba que realmente é uma data especial, uma data “dele” consumidor.