Dia 1° de Maio é o Dia do Trabalhador. A data pode ser simbólica, mas deve servir principalmente para refletirmos sobre a qualidade de vida no trabalho, como este se desenha nos tempos atuais e o que trabalhador e principalmente o empregador podem fazer para melhorar esta qualidade.
Quando falamos em qualidade de vida do trabalhador estamos falando também em produtividade e bons resultados, ou seja, interessa e muito aos pequenos e microempresários principalmente que seus colaboradores tenham melhores condições de trabalho e, por consequência, de vida também.
Neste post vamos falar mais sobre a qualidade de vida no trabalho para que entendamos o que esta significa, como medir esta e como melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, como forma de ter também um ganho produtivo significativo, através de ações simples e fáceis de serem adotadas. Confira.
O que é qualidade de vida no trabalho?
O que é qualidade de vida no trabalho? Seriam cadeiras mais confortáveis, ar condicionado ou máquinas de café? É bem verdade que tudo isto também vem a colaborar com a qualidade de vida do trabalhador, uma vez que ele tem acessórios que irão lhe atribuir mais conforto ao seu dia de trabalho.
Mas qualidade de vida no trabalho (QVT) não é só isso e vai depender de uma série de fatores que precisam ser elencados e analisados. O empregador, acima de tudo, deve lembrar que ao garantir melhores condições de trabalho aos seus colaboradores, estará garantindo também o aumento da produtividade, menos ausências, etc.
Este empregador deve entender também que um profissional mais satisfeito, entusiasmado e motivado, vai se comprometer ainda mais com as metas e perspectivas da empresa. Há quem pense que bons salários e/ou muitos benefícios já garantem esta motivação, mas é um erro pensar assim.
A QVT consiste em um conjunto de ações que tem objetivo garantir um comportamento mais construtivo e entusiástico deste trabalhador. Estas ações devem ser aplicadas todas em conjunto, para garantirem o “todo”.
Isto significa que ações isoladas como cadeiras confortáveis ou muitos benefícios ou ainda ar condicionado, por exemplo, não vão, isoladamente, promover melhor qualidade de vida do trabalhador. No entanto, o conjunto destas ações terão por missão tornar a rotina profissional deste colaborador mais agradável e saudável.
Conceito de qualidade de vida no trabalho
Resumidamente, o conceito de qualidade de vida no trabalho se baseia em ações que visem a melhoria contínua de todos os processos estratégicos, tecnológicos, operacionais e humanos de uma organização conseguindo proporcionar com isto melhores condições de trabalho, com um ambiente mais condizente, garantindo o desenvolvimento e satisfação contínuos do profissional, enquanto realiza o seu trabalho no dia a dia.
Por este conceito, é possível perceber que quando falamos em qualidade de vida no trabalho estamos falando de ações em diversas esferas do ambiente organizacional:
• Recursos tecnológicos e ferramentas adequadas que garantam melhor desempenho, segurança e conforto ao trabalhador.
• Sistemas de gestão empresarial, por exemplo, automatizam processos e, com isto, melhoram o ambiente de trabalho.
• Estratégias e metas que condigam com a capacidade produtiva dos trabalhadores.
• Garantir que o ambiente de trabalho tenha infraestrutura suficiente para garantir também maior conforto e segurança para os colaboradores.
Qualidade de Vida no Trabalho nas Empresas
O que mais se pergunta é: o que esta qualidade de vida no trabalho vai favorecer, efetivamente, a minha empresa? Independentemente do porte de sua empresa, mas, referindo-se principalmente às pequenas e médias empresas, podemos afirmar que uma empresa que investe na QVT será bem mais competitiva.
E qual a relação entre “ser mais competitivo no mercado” e “melhor qualidade de vida do trabalho”? Para responder à esta pergunta, você precisa entender alguns pontos relacionados quando se aplica a qualidade de vida no trabalho nas empresa:
• Aumento da Produtividade: profissionais com melhor qualidade de vida são mais produtivos, liberam seus talentos e soluções para os problemas surgem mais rapidamente e mais precisamente. Reduz-se erros e, consequentemente, os custos também.
• Ambiente com um Clima Melhor: podemos afirmar também que o clima organizacional é a atmosfera psicológica desta empresa. Quando este clima é favorável, é leve e menos tenso, o trabalho flui melhor, a comunicação melhora e o comprometimento também.
• Talentos Sendo Revelados: a melhoria da qualidade de vida no trabalho faz com que novos talentos surjam e também sejam atraídos.
• Redução Custos e Aumento de Produtividade: a resposta chega rápido. Colaboradores melhor empenhados para garantir o cumprimento de metas, apresentação de soluções e implementação de melhorias para redução de custos.
Mais Qualidade no Ambiente de trabalho
E quais ações são necessárias para melhorar o QVT? Isto vai depender muito do tipo de empresa, do ambiente de trabalho, do produto e/ou serviço que está sendo realizado. No entanto, algumas práticas são comuns e aplicáveis na maioria das organizações. Confira:
• A melhor relação vida pessoal e profissional: Metas precisam ser cumpridas e visam garantir estratégias do próprio negócio. No entanto, o cumprimento destas não deve privar o trabalhador do seu convívio familiar e/ou social, pois irá desequilibrar a sua vida social.
• Melhor ambiente de trabalho: salas de descanso, máquinas de café, sala de jogos, etc., contribuem positivamente para um ambiente de trabalho mais harmonioso e alegre. Esta questão envolve o quanto a empresa tem disponível em caixa para este tipo de investimento.
• Incentivar melhores práticas e diálogos entre funcionários: incentivar exercícios físicos, disponibilizar um período do dia para alongamento e melhorar a comunicação entre equipes. É imprescindível que gestores estejam alinhados com este princípio, para colaborar com este ambiente mais comunicativo e leve.
• Incentivar lideranças e desafios: uma boa forma de colaborar com o QVT e também com a produção é incentivar lideranças, propor desafios e garantir premiações coerentes para os que se destaquem mais. Este ambiente desafiador colabora para uma melhoria significativa na qualidade de vida destes trabalhadores.
Como Medir para melhorar a qualidade de vida no trabalho?
O RH e alguns de seus indicadores a respeito de seus colaboradores é um bom começo para medir a qualidade de vida no trabalho no trabalho indicando, por exemplo, o percentual de profissionais que deixaram o quadro corporativo.
Observar atentamente o clima organizacional também é um ótimo indicativo: suas equipes estão se relacionando bem ou há muito atrito? As discussões são comuns, ou são efetivas e produtivas? Seus colaboradores estão se ausentando muito do trabalho ou produzindo menos que o ideal aceitável?
Estes e outros pontos pertinentes são indicadores perfeitos para revelar como anda a qualidade de vida do trabalhador em sua organização.