Dia do Cliente 2024: 20 dicas de como vender mais na data
O Dia do Cliente 2024 está chegando e está na hora de pensar em como aproveitar a data para impulsionar ainda mais as vendas e melhorar os resultados do mês de setembro. De acordo com levantamentos da Nuvemshop, pequenas e médias empresas movimentaram, ao todo, 59 milhões de reais realizando promoções e vendas impulsionadas durante […]
O Dia do Cliente 2024 está chegando e está na hora de pensar em como aproveitar a data para impulsionar ainda mais as vendas e melhorar os resultados do mês de setembro.
De acordo com levantamentos da Nuvemshop, pequenas e médias empresas movimentaram, ao todo, 59 milhões de reais realizando promoções e vendas impulsionadas durante a Semana do Cliente de 2022.
Além disso, de acordo com o estudo da empresa de comércios online, os principais setores movimentados nesse período foram de Moda, com 21 milhões de reais; Acessórios, com 4,5 milhões de reais; e Saúde e Beleza, que movimentou sozinho 4,3 milhões de reais.
Nesse cenário, é perceptível como é importante dar atenção para essa data e pensar em estratégias que movimentem as vendas, atraiam novos clientes e permitam que seu negócio se desenvolva ainda mais.
Por isso, separamos 20 dicas que podem ajudar a sua empresa a alavancar vendas e garantir ainda mais qualidade de vendas, retenção de clientes e movimentação importante nesse período que é conhecido como um mês de pouco movimento no mercado.
Acompanhe com a gente!
O que é o Dia do Cliente?
O Dia do Cliente é comemorado todos os anos em 15 de setembro e foi criado para celebrar a relação entre o consumidor e as empresas, trazendo um para perto do outro por meio de soluções e vendas que agregam valor no dia a dia das pessoas.
Acompanhe com a gente mais sobre essa data!
Origem do Dia do Cliente
O dia, que é reservado para celebrar a relação entre empresas e cliente, como falamos anteriormente, foi criado em 2003 por João Carlos Rego, empresário do Rio Grande do Sul que é especialista em Marketing e Recursos Humanos.
A data foi oficialmente alocada em setembro para ajudar as vendas nesse período do ano, que são consideradas fracas com relação ao restante do ano.
Dessa forma, ele uniu a celebração que precisava acontecer a um momento que necessitava de estratégias para alavancar as vendas no estado.
Atualmente, 14 estados brasileiros oficializaram a data como comemorativa, além de outros 165 municípios.
Qual a diferença entre Dia do Consumidor e Dia do Cliente?
Mesmo com o nome muito semelhante e, às vezes, comemorado ambas as vezes pelas empresas, há uma diferença entre o Dia do Consumidor e o Dia do Cliente que vai além da data.
Enquanto o Dia do Consumidor é comemorado em 15 de março, o Dia do Cliente é celebrado em 15 de setembro. Para além disso, o Dia do Consumidor foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1985 para homenagear a defesa dos direitos do consumidor.
Contudo, isso não impediu que o mercado se apropriasse dessa data. Sendo assim, o ano acabou recebendo duas datas celebrativas ao consumidor.
Qual a importância do cliente para a sua empresa?
A pergunta parece ser boba, mas na verdade há muito o que se falar sobre essa relação. Os clientes são vistos, muitas vezes, apenas como a pessoa que entra e compra uma coisa ou contrata um serviço e vai embora. Porém, não.
Os clientes são os primeiros e principais influenciadores da sua loja. É a partir da experiência deles que o seu negócio contrói um bom nome, uma boa reputação, chega em outras pessoas e conquistam outros clientes.
A boa experiência de um cliente é algo que só traz retorno positivo para uma empresa, como por exemplo:
- Retenção de clientes;
- Conquista de novos clientes;
- Boa reputação;
- Avaliações positivas;
- Aumento de vendas.
Por isso, um cliente não é apenas um cliente. É importante oferecer uma experiência positiva para cada pessoa que confia em nossos negócios.
Quer conhecer um pouco mais sobre experiência do cliente? No Blog da GestãoClick tem um conteúdo exclusivo sobre esse assunto!
Como vender mais no Dia do Cliente 2024?
Com a aproximação do Dia do Cliente 2024, é necessário preparar o negócio para oferecer condições especiais e alavancar as vendas nesse período. Para isso, várias estratégias podem ser colocadas em prática, em diferentes setores do seu negócio.
Por isso, separamos diversas dicas para que você possa aumentar as vendas e as oportunidades de desenvolvimento da sua empresa.
Acompanhe com a gente!
Mesmo fora de datas comemorativas, as promoções são ótimos atrativos para os clientes e para as vendas.
Confira com a gente cinco formas de inovar nessa data por meio de promoções!
1. Ofereça descontos especiais
Os descontos especiais são uma estratégia poderosa para o Dia do Cliente, pois aumentam a atração e fidelização do público, gerando mais vendas e engajamento.
Oferecer promoções exclusivas nessa data mostra ao cliente o quanto ele é valorizado, além de estimular compras imediatas.
Combos promocionais, descontos progressivos, “Leva 2 e Pague 1” e parcelamento no cartão sem juros são estratégias conhecidas pela sua eficiência.
2. Disponibilize Cupons de Desconto
Para além dos descontos em si, os cupons são uma excelente ferramenta para atrair clientes no Dia do Cliente, incentivando compras e recompensando a fidelidade.
Oferecer cupons exclusivos cria um senso de urgência, aumentando as chances de conversão e atraindo mais clientes nessa data.
Os combos especiais no Dia do Cliente são uma ótima forma de aumentar o ticket médio e oferecer mais valor ao consumidor. Essa dica funciona para a maioria dos clientes de varejo e atacado, aumentando ainda mais as possibilidades.
Nesse sentido, Agrupar produtos complementares com desconto não só incentiva a compra de múltiplos itens, mas também melhora a experiência do cliente, que aproveita uma economia maior ao adquirir o combo.
Nesse momento, você une o senso de urgência com a possibilidade de pagar mais barato.
Oferecer produtos limitados no Dia do Cliente cria uma sensação de exclusividade e estimula compras rápidas. Afinal, a ideia de que o produto pode acabar logo motiva os clientes a agir imediatamente;
Nesse momento, a fidelidade deve ser valorizada. Afinal, o Dia do Cliente é um dia para celebrar quem sempre confia nos nossos produtos ou serviços.
Por isso, disponibilizar promoções relâmpago e descontos extras para clientes fiéis no Dia do Cliente é uma estratégia eficaz.
Ofertas rápidas e exclusivas criam um senso de urgência, incentivando compras imediatas, enquanto os descontos extras recompensam quem já confia na sua marca, aumentando a satisfação e o engajamento.
Comunicação e Marketing: 5 dicas para melhorar o contato no Dia do Cliente 2024
Todo negócio precisa investir em comunicação e marketing para conseguir levar seus propósitos e objetivos até o público certo. E em datas comemorativas, como Dia do Cliente 2024, isso não é diferente.
Por isso, separamos 5 dicas para ajudar você a elaborar uma boa estratégia e ações eficazes para melhorar o contato e relacionamento com seus clientes e aumentar as vendas durante esse período.
Acompanhe com a gente!
1. Faça campanhas de Email Marketing
As campanhas de email marketing no Dia do Cliente são essenciais. Afinal, elas levam as informações de todas as ações de forma oficial e definitiva para o seu público.
Ao enviar ofertas exclusivas e cupons personalizados, você aumenta as chances de conversão e fortalece o relacionamento com os clientes, aproveitando a data para impulsionar as vendas.
A campanha de remarketing no Dia do Cliente é crucial para recapturar o interesse de visitantes que não completaram uma compra.
Existem diferentes formas de fazer uma campanha de remarketing. Porém, é necessário ter as infromações de contato desses potenciais clientes.
Dessa forma, se houveram visitantes em um site de uma empresa que tentaram realizar compras, é possível enviar e-mails, mensagens por WhatsApp e anúncios pagos que levam descontos exclusivos para eles. Isso ajuda a criar interesse nessas pessoas, fazendo-as retornar à empresa.
Além disso, se há a possibilidade de enviar mensagens por WhatsApp para pessoas que já entraram em contato com a empresa, essa é a hora. Permita que elas conheçam todas as promoções, descontos e ações promocionais de Dia do Cliente por meio de canais pessoais.
Contudo, tenha atenção: a comunicação precisa ser direta e simples. Afinal, ninguém gosta de receber milhares de mensagens sobre o mesmo assunto. Isso pode acabar tendo o efeito contrário. Faça poucos contatos, desde que todos sejam realmente efetivos.
3. Dispare SMS Marketing para seus clientes
O SMS marketing no Dia do Cliente é uma estratégia que consiste, basicamente, em enviar ofertas e cupons exclusivos por SMS garante que sua mensagem seja vista rapidamente, estimulando compras urgentes e aumentando a taxa de conversão.
Nesse contexto, é necessário criar pequenas frases (poucos caracteres) que sejam ao mesmo tempo atrativas e convincentes.
4. Crie campanhas pagas no Google e nas Redes Sociais
Campanhas pagas no Dia do Cliente são essenciais para ampliar seu alcance e atrair novos clientes. Com elas, você consegue levar o
Investir em anúncios direcionados nas redes sociais e Google Ads aumenta a visibilidade das suas ofertas e promoções, garantindo que você chegue ao público certo e maximize as vendas durante essa data especial.
5. Faça ativações de marca online e offline
A ativação de marca no Dia do Cliente é uma excelente maneira de criar um impacto duradouro nas pessoas, além
Realizar eventos online ou offline, como webinars, workshops ou experiências exclusivas, fortalece a conexão com seu público e aumenta o reconhecimento da marca.
Essas ações geram engajamento e fidelidade, além de levar o nome da sua marca para mais pessoas além do seu público fiel.
Vendas diretas: 5 dicas para melhorar facilitar as vendas no Dia do Cliente 2024
A ação de vender, em qualquer data, envolve muitas questões. Contudo, tornar a ação de venda mais fácil, tanto para a empresa quanto para o cliente, é um dos fatores que mais ajuda no aumento da lucratividade.
Afinal, quando um cliente consegue entrar em contato com uma empresa e entender tudo sobre produtos e serviços de maneira fácil, a venda é quase certa.
Por isso, separamos cinco dicas que ajudam a melhorar as vendas diretas. Confira com a gente!
1. Utilize as redes sociais ao seu favor
Hoje as redes sociais são um dos principais meios de comunicação e ponte entre pessoas e empresas. Isso porque a maioria das pessoas possuem fácil acesso às redes por meio de telefone celular e internet.
De acordo com o DataReportal 2024, 74% dos usuários de internet gastam seu tempo fazendo compras. Dessa forma, entendemos como é importante fazer das redes sociais um canal de venda.
Por isso, esteja aberto a responder seus clientes via Instagram, Facebook e WhatsApp. Esse último, inclusive, esteja preparado para realizar vendas diretamente por ele. Afinal, essas se tornaram formas fáceis de acesso das pessoas às empresas e, consequentemente, de fazer compras.
2. Ofereça Atendimento Personalizado
Ninguém melhor do que a equipe de atendimento de uma empresa para entender as vontades do seu público e como solucionar o problema deles.
Sendo assim, é necessário se dedicar a entender sobre o que o seu cliente está buscando para oferecer um atendimento personalizado e que entregue para ele a resposta do que ele precisa.
3. Crie senso de urgência durante o contato direto
O senso de urgência no momento de contato direto com o cliente é uma forma muito importante de grantir que as pessoas realmente efetuem a compra no momento do contato.
Por isso, evidencie nos contatos a disponibilidade limitada dos produtos e das promoções. Dessa forma, os clientes se motivam a fechar com a empresa a compra.
Utilize dados de clientes para oferecer recomendações personalizadas e promoções adaptadas ao perfil de cada cliente, tornando a experiência de compra mais relevante e atraente.
5. Facilite o pagamento tanto online quanto presencialmente
A facilidade na hora de realizar um pagamento também é um atratativo importante para que as pessoas realmente desejem realizar uma compra.
Tanto online quanto em lojas físicas, é importante oferecer diferentes modelos de pagamento, que contemplem diferentes pessoas, facilitando para que todos consigam realmente realizar a compra.
Dessa forma, fazer parcelamentos sem juros no cartão ou no carnê e aceitar pix parcelado ou mesmo à vista são boas opções nesses casos.
Campanhas de Dia do Cliente: inove nessa data para vender mais
A elaboração de uma boa campanha é o que faz com que o período alavanque nas vendas e também fique marcado na cabeça dos seus clientes. Afinal, campanhas marcantes também conquistam a fidelidade do público de uma empresa.
Acompanhe com a gente cinco formas de inovar no Dia do Cliente 2024!
1. Semana do Cliente: dedique vários dias ao seu público
O Dia do Cliente pode virar uma semana toda de comemorações. Com essa estratégia, sua empresa aumenta o período de contato com os clientes com as promoções e aumenta as chances de convencê-los de realizar uma compra.
Além disso, por meio de diferentes contatos, é possível criar diferentes promoções ao longo dos dias, aumentando o senso de urgência com diferentes produtos.
2. Aposte em uma comunicação atrativa
Muitas vezes, um texto convincente é mais importante do que uma arte bonita. Por isso, é importante que sua empresa entenda o público-alvo a fundo para compreender como eles gostam de ser abordados. Após, é preciso elaborar chamadas criativas.
Separamos algumas ideias de frases que podem chamar a atenção do seu público no Dia do Cliente. Confira com a gente!
- Você é nossa estrela! Aproveite as promoções especiais que preparamos para o Dia do Cliente!
- Celebrando quem faz parte da nossa história: ofertas incríveis para você, cliente!
- Para você que transforma nossos dias em sucesso, hoje é dia de economizar muito!
- Quem é cliente VIP merece ser tratado como tal! Descontos imperdíveis só hoje!
- Seu dia, sua escolha, seu desconto! Aproveite essa oportunidade única!
3. Faça contagem regressiva
A contagem regressiva é uma estratégia que gera o senso de urgência e pode ser aplicado tanto em empresas que atuam apenas online quanto em empresas que também possuem lojas físicas.
Nesse sentido, se a empresa está presente apenas no ambiente digital, a contagem regressiva pode ser colocada na entrada do site, mostrando um pouco das promoções que virão por aí e destacando quantos dias e horas faltam.
Já para os negócios que existem fisicamente, a contagem regressiva pode acontecer tanto na vitrine das lojas quanto nas comunicações oficiais com os clientes que antecedem o Dia do Cliente.
Dessa forma, o cliente consegue ter uma noção do que haverá de promoções e ações nessa data comemorativa e se preparar para realizar compras.
4. Invista em um cenário chamativo
Se o seu ambiente é digital ou físico, o cenário precisa ser atrativo. Chamadas, cores, letras e imagens chamativas e atrativas chamam a atenção do público em qualquer ocasião.
Por isso, em caso de sites, contrua uma página inicial com bastante detalhes, cores e informações importantes chamando o cliente para conferir promoções. Já em lojas físicas, invista em decorações, música, brindes e luzes.
Tudo isso atrai a atenção por meio do olhar dos clientes.
5. Faça um pós-venda bem elaborado
A venda não acaba no ato da entrega de um produto. Como falamos anteriormente, os seus clientes são os seus principais influenciadores.
Nesse sentido, busque entrar em contato com o cliente após a oficialização da venda, peça avaliações do produto, serviço ou atendimento. Além disso, ofereça cupons de descontos para estimular a volta do cliente para a sua empresa.
A atenção que um cliente recebe muda a experiência que ele possui da loja.
Conclusão
O Dia do Cliente 2024 está chegando e ainda há tempo de elaborar uma campanha bem estruturada que permitirá alavancar de vez as vendas no mês de setembro. Por isso, você conferiu 20 dicas, dividas em quatro assuntos importantes, que ajudarão a sua empresa a garantir o sucesso nessa data.
Esperamos que você tenha aprendido um pouco mais sobre como fazer uma campanha atrativa, pensando em todos os detalhes que facilitam a experiência do seu cliente. Além disso, é importante lembrar que muitas das dicas não servem apenas para datas comemorativas, mas também ao longo de todo o ano.
Invista em uma boa experiência do cliente e veja o sucesso do seu negócio chegar cada vez mais perto.
Para conhecer mais sobre o mundo do empreendedorismo e dos negócios, acesse o Blog da GestãoClick e confira todas as nossas matérias.
Até mais!